Os espaços Instagramáveis

Tornar o ambiente atrativo para fotos nas Redes Sociais pode ser uma grande alavanca para a sua marca

Uma foto do prato que você pediu em um restaurante, da paisagem do por do sol ou da embalagem colorida de uma cerveja artesanal. Os “instagrammers”, aqueles que compartilham cliques de coisas do seu cotidiano na rede social, hoje escolhem onde querem ir e o que consumir impulsionados pelos likes. Por isso, em uma sociedade cada vez mais online, empresas apostam em peso na visibilidade em redes sociais como ferramenta de marketing. E foi a partir dessa necessidade que surgiram os “Espaços Instagramáveis”.

Um espaço instagramável é uma loja física com potencial para chamar a atenção e ser promovida no Instagram de seus visitantes, por meio de belos cenários, decorações e até mesmo embalagens feitas especialmente para facilitar o compartilhamento no tamanho ideal e quadrado da rede, que possui já 1 bilhão de usuários.

Um exemplo de marca que se adaptou para ser fotografada pelos seus consumidores é a dos cereais Kellogs’s. Ela criou uma loja na Union Square com espaço para degustação de produtos, espaço de coworking e minis cenários com objetos para turbinar as fotos para os posts nas redes sociais, através de porções e produtos vendidos em embalagens pequenas, coloridas e adaptadas para a fotografia.

Aqui no Brasil o High Line Bar, localizado na Vila Madalena, foi além e adicionou contas famosas do instagram em seu próprio cardápio, fazendo com que seus drinques sejam divertidos e tenham uma apresentação diferente e interessante para as pessoas fotografarem e colocarem na rede. Encontra-se desde bebidas vermelhas com seringas até bebidas servidas sobre uma boia de unicórnio.

O segredo é não se acomodar! Museus que antes eram considerados lugares monótonos e pouco interativos, hoje se preocupam em criar uma experiência divertida e interativa com seu público através de cenários coloridos e chamativos para serem fotografados e compartilhados no mundo virtual. Podemos citar o Museu do Sorvete, nos Estados Unidos, que conta com instalações gigantes, inspiradas em sobremesas, criadas por artistas de diferentes países, que ficam bem nas fotografias, fazendo com que seus ingressos esgotassem na inauguração.

Saber o que o que o consumidor quer, antes mesmo dele perceber isso é fundamental para um empreendimento de sucesso, principalmente em uma sociedade como a atual, onde tudo acontece em uma velocidade acelerada e sempre conectada a rede.

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Marketing Digital não é só Facebook

Há muitas estratégias digitais que podem ser exploradas, com excelentes taxas de retorno, além das Redes Sociais!

Quando você está iniciando um novo negócio ou apostando na divulgação de um já existente, há diversas maneiras de otimizar seu crescimento e o universo digital proporciona, atualmente diversas plataformas e ferramentas para você falar diretamente com o público da sua marca ou promoção.

Entretanto, muitas pessoas tendem a achar (erroneamente) que o investimento em Marketing Digital limita-se apenas ao uso e gerenciamento da sua página no Facebook. Há muitos caminhos digitais a serem explorado que ultrapassam as fronteiras das Redes Sociais e proporcionam resultados tão eficazes quanto e até superiores, dependendo do seu target.

Em primeiro lugar, é de extrema importância que sua empresa tenha um suporte para planejar as estratégias e canais que serão usados para que seu negócio se destaque entre os demais. Para isso, faz-se necessário a contratação de uma agência que preste serviços de Marketing Digital, que será também a grande responsável por acompanhar e monitorar o desenvolvimento que ela propôs e promover alterações quando necessário.

O segundo passo a ser tomado é a criação de um site, para que todas suas informações estejam disponíveis, de modo que seja um meio para incentivar os novos clientes a conhecerem seu produto ou serviço, gerando também credibilidade e idoneidade. Mas, precisa ser um site de qualidade tanto estética como tecnicamente falando: recomenda-se a presença de um SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que um conjunto de técnicas que irão atuar na otimização dos elementos de seu site, aumentando sua relevância e performance nos sites de busca, visando posicionar seu site nos primeiros resultados em uma busca na internet por seu conteúdo atrativo.

E para ajudar sua empresa a ficar no topo dos sites de busca, além de um conteúdo atrativo, o site da sua empresa precisará da assistência do Google Adwords. Essa ferramenta patrocina links em forma de anúncios, fazendo com que sua empresa tenha destaque nos resultados de pesquisa, exibindo o anúncio quando o usuário pesquisar por palavras chaves que estejam de acordo com seus serviços ou negócios. Entre suas vantagens podemos citar:

• O posicionamento da sua marca, pois ao se destacar no Google ela automaticamente está se engajando com o público e se destacando frente a seus concorrentes;

• A redução de custos, já que ela dá a você o controle total dos valores investidos na plataforma, de forma que você possa determinar quanto será gasto por mês e com qual frequência;

• Acompanhamento do desempenho através de relatórios com diversas informações, como número de impressões e taxas de cliques, oferecendo insights para ajustes nas campanhas e investimentos no que mais te gera resultados.

É claro que manter perfis em redes sociais atualizados, como Facebook, Instagram e Linkedin, não só podem como devem estar presentes em sua estratégia de marketing digital, pois além de disponibilizarem relatórios de acesso, permitem a interação com seu público, mas não se esqueça que são plataformas que estão em constante atualização por isso procure a melhor agência de publicidade para contratar.

Nós da Kameleon Comunicação estamos prontos para criar a melhor estratégia de Marketing Digital em São Carlos, ou no Brasil para você, que irá muito além da monitoração da sua página no Facebook! Vem tomar com café com a gente! Contratação de Google Ads em São Carlos é com a Kameleon.

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Tradução de Conteúdo para Sites

Ter mais de um idioma em seu site pode ser um divisor de água para os seus negócios.

No último artigo do blog da Kameleon Comunicação, falamos sobre a importância do Marketing de Conteúdo e seus benefícios. Porém, a disputa por tráfego está cada vez mais acirrada e muitas empresas entenderam a relevância das estratégias de Comunicação e as aplicam em seus negócios. Desta maneira, como se destacar da concorrência?

Você já parou para pensar que pode estar perdendo visitantes em seu site por não oferecer conteúdo em outros idiomas?

Ao traduzir o conteúdo do seu site você cria mais oportunidades para que pessoas de outras nacionalidades explorem o seu site, gerando maior tráfego, favorecendo os seus negócios.

Você pode ter muito potencial mas se não traduzir o seu conteúdo, deixará de atingir prospects por uma questão simples de ser resolvida.

Analise o tráfego do seu site e verifique a procedência dos acessos e torne o seu site atrativo para qualquer visitante. Esta visibilidade pode ser um verdadeiro divisor de águas para os seus negócios. De acordo com pesquisas recentes, estima-se que China, Estados Unidos e Índia representam o maior número de usuários de internet ativos no mundo. Fortalecer os seus negócios, usufruindo de comodidades entre países latinos também pode ser lucrativo.

A Kameleon Comunicação trabalha com uma equipe de tradutores em espanhol, inglês ou francês que tonará seu site e conteúdo muito mais atrativos, podendo gerar resultados muito positivos para o seu empreendimento. Diversas empresas já contrataram conosco este serviço, o feedback é 100% positivo.

Seja mais atrativo globalmente, vem para a Kameleon Comunicação!

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A Importância do Marketing de Conteúdo para seu negócio

Nos tempos atuais, gerar conteúdo para o seu público é premissa básica de sobrevivência

O investimento em conteúdo de qualidade tem sido uma estratégia de marketing que ganhou relevância nos últimos tempos. Enquanto algumas organizações ainda não acreditam nos benefícios do marketing de conteúdo, inúmeras outras vêm percebendo que não dá para continuar sem. Mas você sabe, de fato, o que é Marketing de Conteúdo? Em poucas palavras, é a criação e compartilhamento de conteúdo valioso para atrair e converter prospects em clientes. E isso é feito por meio de publicações estratégicas e regulares em sites, blogs, redes sociais e também em newletters ou email marketing, por exemplo, de modo que ajude no reconhecimento e fortalecimento da sua marca e/ou produto no mercado em que atua.

Agora que você já sabe melhor o que é marketing de conteúdo, vamos mostrar a importância que ele pode agregar em seu negócio:

Ajuda seus clientes a encontrarem seu negócio

Um conteúdo relevante e útil permite que sua marca seja melhor posicionada nas buscas no Google ou em outras ferramentas de busca, de modo com que seu cliente possa te encontrar com mais facilidade, principalmente nas redes sociais;

Estreita seu relacionamento com seus clientes

Ao contrário das ações de marketing tradicionais que interrompem o cliente para oferecer seus produtos e serviços, o marketing de conteúdo está preparado para quando os consumidores buscarem sua marca, seja para solucionar um problema ou efetuar uma compra, fazendo com que o usuário passe mais tempo em contato com sua marca.

Facilita o compartilhamento de mensagens, reduzindo o custo para divulgação

Enquanto no marketing tradicional faz-se necessário altos investimentos para alcançar o máximo de pessoas, no marketing de conteúdo você encontra a possibilidade de compartilhar seu conteúdo livremente pelo seu público alvo, principalmente pelas redes sociais, onde as pessoas compartilham aquilo que acham interessante, fazendo com que você alcance um grande número de pessoas sem grandes investimentos.

Aumenta a visibilidade da marca

Caso você não invista na manutenção da imagem de sua marca, são grandes as chances de seu concorrente roubar os clientes que poderiam ser seus, mas produzindo um conteúdo relevante sua marca criará uma visibilidade perante seus clientes.

Ajuda a criar defensores da sua marca

Investir em Marketing de Conteúdo pode ajudar seu negócio a gerar defensores para sua marca, justamente por ajudá-lo em seus problemas e orientá-los em direção a conquista de seus objetivos.

Auxilia no pós-venda da sua empresa

O Marketing de Conteúdo ajuda a tirar dúvidas comuns do seu consumidor que podem surgir após a compra ou até mesmo ajudar seus clientes em caso de problemas, independente da sua origem.

Esses são só alguns dos inúmeros benefícios que o Marketing de Conteúdo pode trazer para seu negócio, portanto não abra mão de produzir conteúdo com regularidade seguindo as melhores práticas do mercado!

Ficou interessado em contratar agência que desenvolva Marketing de Conteúdo e praticar essa estratégia na sua empresa? Conte com os profissionais da Kameleon Comunicação. Iremos traçar os melhores planos para você sair na frente da concorrência!

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Eventos: importante ferramenta de comunicação para fortalecimento da imagem da marca

Fortalecer e manter a imagem institucional das marcas é premissa básica de Marketing e as empresas mais conscientes sobre a importância deste cuidado constantemente investem em um conjunto de ações de Comunicação em São Carlos com esse intuito.

Um dos itens que se destacam dentro deste conjunto de ações, são os Eventos. Conceitualmente, o Evento é uma reunião de um ou mais públicos, em atividades de interesse em comum, que podem ser explorados com propósitos comerciais.

Antes de se lançar ao mundo dos Eventos, a empresa precisa analisar seu mercado, concorrentes e público, para tomar decisões estratégicas e desenhar um planejamento criterioso para que seus objetivos com esta ferramenta sejam alcançados.

Estrategicamente falando, os Eventos em São Carlos são recomendados quando se pretende:

• Aproximar o público da marca/produto/serviços;

• Criar lembranças afetivas de associação da marca ao evento ou atividade;

• Formar imagem positiva perante a opinião pública;

• Diminuir barreiras ocasionadas por situações negativas;

• Aumentar o grau de conhecimento da marca.

É importantíssimo lembrar que o Evento deve ser adequado ao perfil do público alvo e estar alinhado com o posicionamento e valores da empresa. Ressaltamos também que a presença, o perfil correto e o grau de envolvimento do público são essenciais para atingir os objetivos propostos pela ação. A dica é, além de contar com uma empresa de comunicação, dispor de uma Assessoria de Imprensa especializada, com o intuito de gerar mídia espontânea sobre o evento.

Os efeitos positivos gerados por um evento bem planejado criam novas razões de compra e estimulam o público à decisão.

Os profissionais da Kameleon Comunicação possuem vasta experiência em Eventos, tanto B2B como B2C. Nós podemos te auxiliar no estudo mercadológico e inserir sua empresa no mundo dos Eventos. Entre em contato com a Kameleon Comunicação.

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Fonte: Marketing Promocional para Mercados Competitivos - Antonio R. Costa e Edson Crescitelli

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Saia para Jantar 2018

Temos orgulho em ser pareceiros deste Projeto!

Gastronomia é Cultura! Este é o lema do Festival Gastronômico Saia para Jantar, realizado pelo Festival CONTATO e seus parceiros na cidade de São Carlos e região.

A iniciativa tem por objetivo incentivar a população sãocarlense a sair de suas casas para apreciar os espaços gastronômicos da cidade e região. Durante o mês de sua realização, os restaurantes participantes oferecem pratos inéditos: o Prato CONTATO, que disponíveis a preços especiais, garantem a presença de degustadores e curiosos na rede gastronômica do festival.

Em 2018 o evento chega a sua 9ª edição, dos dias 05 de novembro à 09 de dezembro, com 29 restaurantes participantes e mais de 80 opções no cardápio!

Realização: Instituto CONTATO

Criação visual: Kameleon Comunicação

Fotografias: Noite D+

Apoio: Prefeitura Municipal de São Carlos

Confira aqui o Cardápio completo!

Sete é o nosso número

Sete é o nosso número!

Sete dias da semana, sete cores do arco-íris, sete colinas sobre as quais ergueram Roma, sete vidas (quem não queria?!).

Sete é também o nosso número. Sete anos de Kameleon Comunicação. Tão intensos, abundantes, ritmados e cheios de aprendizados, que parecem mesmo sete dias.

Abrimos as portas da Kameleon sete anos atrás. Tímidos, mas assertivos desde os sete primeiros segundos, sobre o nosso objetivo - de transformar o ambiente de comunicação de São Carlos como um camaleão transforma a si mesmo.

Com ânimo, cor, emoção, ação.

Saímos às ruas, Camaleões, mostrando aos sete cantos o nosso jeito de trabalhar. Com eficiência, objetividade, inovação e, acima de tudo, com total desejo e aptidão para ouvir e compreender as necessidades de nossos clientes, promovendo projetos de comunicação eficazes e de resultado.

E, despretensão à parte, amigos, nós conseguimos sim!! E hoje, entre o nosso super- time-de-prestadores-bem, clientes, parceiros e fornecedores, somos uma legião de Camaleões caminhando e transformando-se JUNTOS.

Para vocês, que fazem parte dessa história, sete vezes obrigado. Por cada proposta acreditada, cada projeto realizado, cada cafezinho degustado com a gente aqui na nossa casa, na sua casa. Queremos ver você sempre aqui. Por mais sete anos, por mais sete vidas.

Parabéns para Kameleon! São7 anos de muita arte para contar! Parabéns para todos nós, camaleões!

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Black Friday: prepare-se!

No próximo dia 23 de novembro acontece mais uma edição da tradicional liquidação e é importante você se preparar para que a ação seja realmente um sucesso!

A Black Friday desembarcou no Brasil no ano de 2010, replicando a tradicional ação do varejo dos Estados Unidos, que acontece após o feriado de Ação de Graças, acarretando filas quilométricas.

Desde então, o Brasil se esforça para gerar grandes expectativas nos clientes e consequentemente filas e resultados em vendas. O grande problema relatado pelos consumidores brasileiros ao longo destes anos é que a nossa Black Friday não é tão vantajosa assim como é no seu país de origem e a data acaba perdendo credibilidade.

O importante para quem quer aproveitar a data para alavancar vendas e conquistar novos clientes é se programar e aderir à proposta como manda o figurino para evitar frustrações dos clientes e perda de esforços da equipe. Atente-se à algumas dicas imprescindíveis e aproveite a data!

1. Planeje

Antes de tudo, planeje as ações com antecedência. Faça um levantamento do estoque e aproveite a data para liquidar os produtos com menos saída. Remarque os preços e coloque na Promoção. Alinhe-se com fornecedores para a entrega dos produtos e tente negociar preços e quantidades, mas não deixe para fazer isso para a última hora. Monte Kits e coloque ao lado de produtos com boa procura.

2. Estude resultados anteriores

Caso você tenha um histórico das ações na sua loja ou e-commerce, avalie as vendas dos anos anteriores, produtos mais vendidos, quais grades esgotadas, produtos mais procurados, ticket médio das vendas. Repita os resultados positivos (com uma nova roupagem, é claro, para oferecer novidade) e reestruture as promoções que falharam.

3. Mude o layout e a rotina da loja

Identifique a promoção no ponto de venda, caracterize-a de uma maneira diferente do que normalmente é. Assim o consumidor se sentirá num ambiente realmente preparado para a data e se empolgará mais com as compras. Se possível, ofereça horários de atendimento mais estendidos, abrindo mais cedo e fechando mais tarde e ofereça atividades para crianças e degustações de produtos.

4. Crie promoções verdadeiras

Ao criar uma promoção, questione se o consumidor terá a percepção de que você está oferecendo uma promoção de verdade.Quem precisa ter vantagem na promoção é o cliente e não o varejista. O consumidor está cada vez mais atento. Não adianta dobrar o preço do produto uma semana antes para na Black Friday oferecer 50% de desconto.

5. Prepare a sua equipe

Além dos uniformes especiais para a data, ofereça um treinamento dedicado à ação, repasse todos os produtos e preços em promoção, destacando os pontos positivos e negativos dos itens em liquidação, para ajudar a contornar possíveis dificuldades na hora da venda. Reforce a importância do atendimento cordial e do cadastro, mesmo em dia de Liquidação, e que é necessário oferecer e apresentar produtos que não estejam em liquidação também. Assim essa visita de liquidação pode ser convertida numa venda de ticket médio maior e até um novo cliente.

6. Invista em Comunicação

De nada adianta se planejar, conseguir oferecer promoções realmente vantajosas se você não investir em uma boa Campanha de Comunicação. Defina um bom layout junto à profissionais da Comunicação e confie em espaços de Mídia com bom retorno, para que o público saiba que você tem boas ofertas para a data. Se você não comunicar, os consumidores jamais te buscarão. Para isso, é crucial ter uma agência de Propaganda, para te apoiar e desenhar os melhores planos e campanhas.

Prepare-se mais e melhor para as Campanhas Sazonais. Conte com expertise do time da Kameleon Comunicação.

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Script de Vendas

Escolher as primeiras palavras e a forma de como abordar o cliente é fundamental para avançar no processo de vendas. Seguir o script é importante, mas mais importante ainda é se atentar para o atendimento não ficar robotizado.

Quem está no mercado e precisa estruturar uma equipe de vendas geralmente aplica Scripts de vendas, para melhor direcionar o quadro e ter um atendimento mais eficaz e padronizado. Mas um erro comum que os vendedores cometem é achar que o script é um modelo rígido que deve ser seguido ao pé da letra. Você deve se atentar a isso para contornar esta situação e impedir que o atendimento torne-se robotizado, com um vendedor que não consegue sair da sequência pré-implantada.

Para superar isso é importante entender que o script é um modelo a ser seguido, mas que a equipe pode improvisar na maneira como aplica o que está escrito ali.

Afinal de contas, seria impossível, descrever todas as interações possíveis e imagináveis entre um vendedor e um potencial cliente. Mas para ajudar, você pode descrever as principais situações para aprender a agir e atingir os objetivos dentro delas.

A única forma de agir de forma natural usando um script de vendas é com treino, prática e tempo.

Os melhores vendedores escolhem muito bem suas primeiras palavras para abordar o cliente. Sabem que dependem delas para poder avançar na conversa. Se falham aqui, não terão mais nenhuma chance de vender!

Anote as dicas a seguir e repasse o Script com a equipe sempre que possível.

São importantes para um bom atendimento:

- Se apresentar pelo primeiro nome, perguntar (e gravar) o nome do cliente e tentar gerar confiança;

- No caso de ser o primeiro contato, apresentar de forma breve a empresa, os produtos e serviços disponíveis, dessa forma o cliente além de saber sobre o que a empresa trabalha terá um bom cartão de visitas;

- Ter empatia. Saber ouvir. Procurar compreender as necessidades e interesses do cliente.

- Ter segurança e mostrar que está apto para solucionar a questão apresentada pelo cliente.

- Anotar todos os dados que possam ser necessários para um futuro contato, independente dele concluir a compra ou não. Embora uma das preocupações do atendimento seja um breve tempo médio de atendimento, um rápido aprofundamento na conversa melhorará o relacionamento entre o atendente e o consumidor e gerará pontos para a satisfação com o atendimento;

- Solicitar dados para preenchimento de cadastro da loja - Nome completo, data de nascimento, Bairro, como ficou sabendo da loja/ promoção;

- Indicar as Redes Sociais da loja.

- Após finalizar a venda no caixa, - levar o cliente até a porta você mesmo, ou arranje alguém que conduza o cliente até a saída, carregando a sacola. É preciso ser cordial.

Alguns vilões que comprometem um bom atendimento:

- Distorções de percepção;

- Preconceitos;

- Desprezo;

- Discriminação;

- Indiferença, entre outros.

As seguintes atitudes não devem ser tomadas, sob hipótese alguma:

- Voltar seu olhar para outras "coisas" que não o cliente;

- Ser interrompido por quem quer que seja;

- Atender telefonemas;

- Comunicar-se por grunhidos, sons guturais, interjeições;

- Demonstrar irritação;

- Manifestar inquietude;

- Rir do cliente;

- Cruzar os braços;

- Mascar chicletes;

- Fumar;

- Coçar-se;

- Falar mal da empresa, de um departamento ou de quaisquer empregados.

Esteja sempre atento ao seu consumidor. Elabore pesquisas, implante o “Cliente Oculto”.

Utilize as ferramentas de Marketing a seu favor e conte com a Kameleon Comunicação!

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Cuidado com os falsos Influenciadores Digitais

Escolher um Porta-Voz para a sua marca é uma tarefa que requer dedicação e “desconfiômetro” ligado 100% do tempo

Uma prática muito comum nos últimos tempos, o Marketing através de Influenciadores Digitais é muito eficaz quando se trata de estabelecer elos de aproximação entre marcas e o público.

O advento das Redes Sociais, principalmente o Instagram fez com que esse tipo de estratégia estivesse apenas ao alcance de grandes marcas - que dispunham de uma verba maior e investiam em artistas e blogueiras já renomadas e passou a ser praticado por empresas menores, já que o número de influenciadores digitais hoje é muito maior, assim como o acesso e reconhecimento do grande público também.

Esse tipo de ação poderia ser 100% benéfico, quando bem trabalhado, não fosse por um detalhe: há muito gato se passando por lebre na Rede. Há mais seguidores falsos no Instagram, do que imagina nossa vã filosofia.

Firmar parceria com um influenciador que tenha seguidores falsos prejudica muito a sua marca: o retorno do investimento é questionável, a mensuração do resultado da ação é infundada e você ainda apoia uma prática nada ética na Rede. Ou seja, tudo vai por água abaixo.

Antes de contratar um influenciador digital, além de avaliar se o perfil dele está de acordo com o seu público alvo, é necessário estar atento à alguns pontos que validarão ou não a autenticidade do alcance e reconhecimento do influenciador no qual você está interessado, veja:

1. Lista de Seguidores

Atente-se aos seguidores do Influenciador Digital e seja detetive. Analise perfis suspeitos que seguem a conta do influenciador, eles podem ser falsos. Suspeite de nomes genéricos e foto de perfil. Os seguidores falsos são gerados através de aplicativos pagos. Estes perfis falsos geralmente se caracterizam por seguir milhares de contas, mas possuem poucos seguidores e não tem nenhuma postagem. Ainda assim, se estiver na dúvida, faça uma busca inversa da imagem de perfil no Google e veja o resultado.

2. Picos de Novos Seguidores

Observe a conta do seu Influenciador por alguns dias e o ganho de novos seguidores. Se registrar picos muito distintos, você deverá desconfiar da autenticidade destas contas. Não é normal, por exemplo, em um dia ganhar 30 seguidores e no dia seguinte ganhar 1.000. Seu influenciador nesse caso, é um golpista. Verifique a regularidade em diversas Redes Sociais e faça pesquisas no Google. Monitore notícias também, pois em alguns casos o crescimento exponencial pode ser autêntico, por conta de algum destaque na mídia que o influenciador ou uma publicação sua obteve.

3. Engajamento

Se o influenciador que você está cogitando ser representante da sua marca tem muitos seguidores, mas o engajamento (curtidas e comentários) não corresponde ao número de seguidores, então ele tem seguidores falsos. Tenha em mente que a proporção deve ser de 0,5% no mínimo: se o perfil tem 10.000 seguidores, ele deveria receber pelo menos 50 curtidas por foto, por exemplo.

O assunto é sério e demanda muita análise antes de investir. Deve ser feito com cautela e responsabilidade. Além da validação da autenticidade do perfil, muitos outros fatores devem ser levados em conta.

Quer saber mais sobre o assunto? Podemos te dar um suporte na hora de investir neste universo digital.

Entre em contato com a Kameleon Comunicação.

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