As 5 melhores estratégias de marketing

A necessidade de tornar sua empresa conhecida ou fixar a marca entre os consumidores justifica a relevância dos investimentos em marketing

No topo das prioridades orçamentárias das empresas, geralmente o Marketing permeia com pouca ou nenhuma importância, sendo o primeiro departamento a sofrer cortes quando há necessidade de redução de custos. O fato é que, sem um investimento permanente em Marketing, a chances de êxito de uma marca podem ser muito menores. Na dúvida, reserve entre 5 e 10% do seu orçamento para os investimentos em Marketing. A margem varia de acordo com o seu faturamento e os seus objetivos a serem alcançados.

Se você concorda que o investimento em Marketing deve ser considerado como estratégia de crescimento e manutenção da sua marca mas não sabe por onde começar, vale se atentar aos objetivos que deseja alcançar para estruturar o seu planejamento da maneira mais eficaz possível. A seguir, dicas das 5 melhores estratégias de Marketing para você alicerçar seus investimentos:

1. Fixação da Marca x Comunicação Visual

Esteja presente na mente do seu consumidor quando ele optar em consumir. Para tal, é importante criar memória na consciência do público alvo e a Comunicação Visual é uma grande aliada quando o objetivo é fixar a marca. Invista em um material robusto e consistente com o propósito da sua empresa. A Comunicação Visual engloba desde o material básico de papelaria até as mais criativas peças de visual merchandising para o seu showroom ou ponto de venda.

2. Apoio à Venda x Mídia

O seus diferenciais e valores precisam ser comunicados ao seu cliente, para que atuem como fatores decisórios no momento de decisão de compra. Para isso, o investimento em mídia é essencial. O tipo de investimento - se offline ou online, dependerá da sua atuação e de onde o seu consumidor pode ser impactado com o melhor custo benefício. O ideal é ter um investimento em mídia perene e sempre aliar estratégias online e offline.

3. Marketing Cooperado x Exposição de Marca

Expor a sua marca em outro estabelecimento, que divide o mesmo tipo de cliente que você é uma excelente estratégia e o Marketing Cooperado tem se mostrado cada vez mais eficaz. Busque estes concorrentes indiretos, firme parcerias, ofereça vantagens e descontos. A simples divulgação da sua marca nestes locais tem um potencial de vendas bastante significativo.

4. Marketing Digital

Não há mais como fugir do Marketing Digital. Estar presente no universo online hoje em dia é mais do que necessidade, tornou-se uma premissa básica de comunicação. Ter um site com um blog atualizado, fazer disparos de e-mail marketing e atuar nas Redes Sociais onde seu público-alvo está presente, são essenciais para o sucesso da sua marca. Além disso, o seu relacionamento com o cliente pode se fortalecer através dos canais digitais. Aposte, invista!

5. Ações não convencionais

Para criar memórias positivas e até afetivas na mente do seu consumidor é preciso superar expectativas e nada melhor do que ações não convencionais para surpreender seu público. Ofereça novas experiências, aproximando o cliente da sua marca. O intuito não é a venda direta e sim a construção do relacionamento marca x consumidor, gerando advogados da sua marca. Conteúdos diversificados como vídeos virais por exemplo e ações sustentáveis, que promovam benefícios à comunidade, podem ser grandes porta-vozes da sua marca.

Agora que você já conhece as melhores estratégias de Marketing para iniciar o seu planejamento de Comunicação, opte por contar com uma Agência de Comunicação com profissionais especializados e capacitados a oferecer as melhores soluções de acordo com o seu negócio. Entre em contato, venha tomar um café conosco!

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Tendências de Marketing: Conceito de Comunidade e Relacionamento com o Cliente

Com o avanço do e-commerce, fica cada vez mais difícil apresentar diferenciais no ponto de venda. O segredo é apostar nos benefícios de relacionamento que só uma loja física pode oferecer.

Já que oferecer produtos de qualidade e bom atendimento não são mais atributos diferenciais para lojas de varejo e desde a ascensão do e-commerce, o varejo físico está cada vez mais focado na experiência do consumidor e atualmente uma tendência mundial é apostar no conceito de “Community Store”, ou seja, a loja oferece, além da venda de produtos, algo para a comunidade, desde eventos, aulas, workshops e cursos dentro de suas dependências.

Internacionalmente, muitas marcas já estão se movimentando neste sentido. Podemos citar exemplos de uma marca Canadense de roupas esportivas e ioga que transformou sua loja física em um centro fitness, reforçando assim os valores da marca, aumentando assim o engajamento dos consumidores. A própria Apple também investe fortemente neste conceito e oferece nas suas maiores lojas oficinas focadas em movimentos artísticos, como fotografia, música e design, oferecendo suporte para os projetos pessoais, difundindo assim a experiência de marca e também empreendendo localmente.

Para investir nesta tendência, não são necessários grandes esforços e parcerias locais podem ser uma ótima alternativa que ajudarão a expandir a experiência do consumidor com a sua marca, dentro da sua loja.

O que vale lembrar é que não basta aproveitar o conceito e seguir a onda de mercado, a sua proposta precisa estar alinhada à missão e propósitos de sua marca, assim como as ações precisam ser perenes e não apenas esporádicas, criando assim um vínculo maior, gerando inclusive hábitos nos consumidores.

Gostou da ideia? Precisa de ajuda para implantá-la na sua loja? Converse com os profissionais de Marketing da Kameleon Comunicação e saia na frente da concorrência!

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A força do Brinde Promocional

Canetas, calendários e canecas podem aumentar o seu conhecimento de marca perante a mente dos consumidores!

Uma das estratégias de Marketing Promocional mais utilizadas pelas marcas é a distribuição de brindes. A ação, que aparentemente pode parecer sem irrelevante, tem na verdade como objetivo promover a identidade da marca perante a mente do consumidor e acompanhá-lo por um determinado período, interagindo com o seu público-alvo.

Enquanto a propaganda tem como objetivo gerar no cliente uma mudança na sua atitude (intenção), o Marketing Promocional atua diretamente na mudança do comportamento (ação).

Para que este objetivo seja alcançado, o brinde precisa ser útil para o cliente, proporcionando necessidade de uso, pois desta maneira estará presente na rotina do seu público-alvo por um período maior de tempo.

Opte por brindes que conquistem a simpatia do cliente - é fundamental fixar a marca, criando laços afetivos e despertando a sensação de que aquele produto foi criado exclusivamente para ele. Quando bem aplicada, esta estratégia pode transformar seu brinde em “assunto”, viralizando e despertando desejo em todos, fortalecendo assim a sua marca.

Uma pesquisa realizada recentemente, 92% dos entrevistados apontam que os brindes são um fator importante para reconhecimento da marca. Esta pesquisa ainda apontou quais são os brindes que os consumidores mais simpatizam e mantém ao seu alcance. Em primeiro lugar estão as canetas, seguidos dos calendários, mouse pads e canecas. Lápis, blocos de notas, calculadoras e agendas também apareceram na pesquisa.

Busque uma boa estratégia de Brindes Promocionais e surpreenda-se com o resultado!

Conte com os profissionais da Kameleon Comunicação para desenvolver uma campanha de Brindes criativa, eficaz e memorável para a sua marca!

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Google Analytics: o que é e a sua importância

Tire vatangens do grande diferencial do Marketing Online: a mensuração de Campanhas e possibilidade de planos de ação mais eficazes

Se você possui um site, talvez já tenha ouvido falar ou até mesmo já tenha instalado uma importante ferramenta chamada Google Analytics.

A função do Google Analytics não se restringe apenas à informar o números de usuários que acessam o seu site - a ferramenta monitora o comportamento de navegação dos usuários nas várias páginas e sessões do site, loja virtual ou blog. Você pode integrar outros serviços do Google para monitoramento, como o AdWords e o Search Console. Ou seja, ignorar o Google Analytics é perder oportunidades de negócios e deixar de avaliar se as campanhas de marketing online estão gerando resultados de acordo com o planejado.

Atualmente, o Google Analytics (também conhecido como GA) é a ferramenta padrão do mercado para monitoramento de tráfego e oferece dezenas de recursos para o gerenciamento das informações coletadas, que podem ser:

- Número total de visitantes, visitantes únicos e visitantes recorrentes

- Origem do tráfego (qual o caminho traçado pelo usuário para chegar ao seu site)

- Marketing e Mídias Sociai (indica quais as campanhas de marketing online geram melhores resultados)

- Avaliar o melhor horário para as ações

- Descobrir o motivo de abandono do site (taxa de rejeição)

- Observar quais os dispositivos utilizados pelos visitantes para otimização do site

Uma das principais vantagens e diferenciais do Marketing Online é que podemos mensurar com precisão o resultado das campanhas e avaliar através do ROI (Return of Investimento), quais as campanhas com melhores resultados obtidos.

Mas atente-se: o Google Analytics não faz milagres e aponta automaticamente os problemas. Sua função é fornecer informações com bases nos acessos e a partir deste ponto, você as analisa e interpreta os gráficos e tabelas gerados, tirando suas conclusões.

Munido destas informações sobre o Google Analytics você não pode ignorar a sua importância e deixar de destacar esta análise no planejamento de seu site, blog ou e-commerce.

Mantenha-se atualizado e conte com os profissionais da Kameleon Comunicação para criação de sites e monitoramento da sua performance e Campanhas Digitais.

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A era dos vídeos como ferramenta de Marketing

Todos sentimos diariamente, os efeitos da transformação digital em nossas vidas. A cada momentos somos impactados por uma nova tecnologia, um novo recurso, um novo conceito.

Com a avalanche de informações que recebemos constantemente, sempre filtramos o conteúdo e a tendência mundial é que, os vídeos ganhem a disputa contra o material estático. Não é a toa que os vídeos são a grande aposta publicitária do momento e tornaram-se um dos principais formatos de conteúdo, mundialmente.

De acordo com uma pesquisa, realizada pela OptinMonster, em 2018, os vídeos aumentam o alcance da marca em até 54% e empresas que utilizam o video como ferramenta de marketing, geram uma receita 49% acima daquelas empresas que não utilizam (WordStream, 2018).

Os números são os mais promissores possíveis, então está na hora de você adotá-los como ferramenta de Marketing no seu plano de Comunicação.

Veja alguma das vantagens que você pode obter:

- Aumento do tráfego orgânico

- Ótimo retorno sobre o investimento, conquistando leads qualificados

- Qualidade de conteúdo e fácil consumo (de acordo com a State of Video Marketing, 81% dos usuários são convencidos a adquirir um produto ou serviço após assistir a um vídeo)

- Poder de viralizar

Diante destes benefícios, podemos produzir os seguintes formatos de vídeo, para o Marketing da sua empresa:

- Vídeos de dicas rápidas para consumo fácil e facilitar engajamento

- Tutoriais e Demonstração de produtos

- Cursos

- Teasers para instigar a expectativa do público

- Bastidores e cobertura de eventos

- Institucionais

- Entrevistas

Podemos também te auxiliar a encontrar os melhores canais para publicação de seus vídeos (Youtube, Facebook, Instagram e outros), estratégias de divulgação, produção de filme e roteiros de imagem e muito mais.

Seja exigente com todo o processo, seja objetivo, estipule metas e busque agir de acordo com a premissa da sua empresa.

Acompanhe os resultados, sempre buscando planos de ações para campanhas que obtiverem resultados menores do que o projetado. Parece complicado, mas investir em Vídeos é simples, desde que você seja orientado por profissionais de comunicação capacitados.

Não fique de fora desta tendência do mercado publicitário. Comunique-se com a Kameleon Comunicação!

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Kameleon Cards: Mídia eficiente

A melhor maneira de impactar o consumidor é atrair sua atenção em momentos em que ele não está preparado para receber mensagens publicitárias

Este princípio é tão eficaz, que, cada vez mais as marcas investem em mídias alternativas e ações de relacionamento para construir uma imagem positiva na mente dos consumidores, mesmo que isso se faça inconscientemente.

Seguindo esta linha de raciocínio, a Kameleon Comunicação idealizou em São Carlos/SP, em meados de 2007, o Kamelelon Cards. Trata-se de uma mídia indoor composta por cartões postais publicitários divertidos e criativos, distribuídos gratuitamente pela cidade.

Os cartões postais são uma mídia alternativa que aliam investimento de baixo custo e comunicação não invasiva. Os cartões publicitários são distribuídos em lugares badalados da cidade de São Carlos/SP a consumidores ativos economicamente e formadores de opinião.

Este tipo de mídia não empurra informação ao público, pois só retira o cartão quem realmente tem interesse. Como ocorre de forma agradável e cativante, a comunicação pelo Kameleon Card evita desperdício, poluição e zapping.

Os cartões postais da Kameleon Comunicação são o veículo com o melhor custo/benefício, garantindo visibilidade por muito mais tempo, pois são colecionáveis e ainda podem ser usados como mala direta, postal ou material promocional no próprio estabelecimento do anunciante.

As vantagens são muitas e para anunciar, é muito simples. Nossos consultores desenharão as melhores campanhas e estratégias de comunicação para você aproveitar todos os benefícios desta mídia.

Seja mais assertivo e impacte seus clientes de maneira correta. Venha tomar um café conosco e comprove!

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e-mail Marketing: ferramenta que ainda funciona!

A utilização de e-mails para Campanha de Marketing Digital é uma prática conhecida como e-mail Marketing.

Pioneiro na comunicação digital, o e-mail Marketing foi durante muito tempo, uma das principais ferramentas de publicidade online. Porém, por conta da exploração indevida da ferramenta acabou criando-se um paradigma de que atualmente esta ferramenta está ultrapassada e que é ineficaz, por ser sinônimo de spam.

De acordo com dados levantados pela Pew Ressearch Center, 92% dos adultos ativos online, utilizam e-mail. A estimativa é que em 2019 existam quase 3 bilhões de usuários de e-mail no mundo todo. Portanto, o e-mail marketing surge como excelente ferramenta estratégica de marketing digital e inbound marketing, contribuindo para o segmento do seu negócio, coletando endereços de e-mail (contatos) e aumentando a sua relevância entre estes leads.

Com um custo relativamente mais baixo do que outras estratégias digitais, o e-mail marketing pode ser muito mais eficaz do que outras ferramentas online (anúncios em portais e posts em Redes Sociais, por exemplo). O alcance do e-mail marketing é mais previsível, permitindo campanhas muito mais direcionadas, estreitando seu relacionamento com leads qualificados, ampliando vendas e nutrindo a comunicação pós-venda também.

Para que o e-mail-marketing seja efetivamente eficaz, é preciso atentar-se a algumas dicas valiosas:

- Construa uma lista de e-mails de qualidade, jamais compre listas prontas. Aposte em cadastro dos seus clientes e aproveite eventos/ feiras e promoções para aumentar a sua própria lista. Comprar listas prontas é um grande erro pois provavelmente você estará enviando a sua mensagem para um público que não é o seu, ou pior ainda, para contatos falsos e inexistentes, gerando uma possível penalização dos provedores.

- Jamais venda seu mailing. O compartilhamento de informações de maneira não autorizada pelo cliente é uma prática abusiva e ilegal.

- Torne a experiência do seu lead incrível: cuidado com a frequência e conteúdo do e-mail marketing são fundamentais para o sucesso desta ferramenta;

- Mantenha de forma visível a opção “descadastramento”. Aplique uma breve pesquisa para avaliar a saída dos leads do seu mailing. Esta pesquisa direcionará a sua estratégia de comunicação.

Gostou das dicas? Quer implantar esta ferramenta nos seus negócios? Entre em contato conosco.

A Kameleon Comunicação está apta para te ajudar a aplicar estas e outras ferramentas de Marketing Digital nos seus negócios, alatinando vendas e estreitando ainda mais o relacionamento da sua marca com o seu público!

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Marketing para indústrias: saiba como aumentar suas vendas através do Marketing B2B

A segmentação de mercados determina qual o tipo de Marketing cada empresa deve empregar.

No setor industrial, a comunicação é de negócios para negócios, no termo em inglês Business to Business. Ou seja, os esforços na indústria serão traçados através de estratégias de Marketing B2B, diferente do varejo, por exemplo, quando o Marketing atua diretamente com o consumidor final, no chamado Marketing B2C - Business to Consumer.

Ainda existem muitos preconceitos e barreiras sobre a eficácia do Marketing neste setor. Porém, quando bem implantado, direcionado por um bom planejamento, o Marketing B2B pode auxiliar nas principais adversidades apontadas neste setor, que é integrar a tecnologia para geração de leads (consumidores em potencial), alinhando o Marketing ao time de vendas.

Efetivamente, o papel do Marketing B2B é gerar, capturar, qualificar, distribuir e avaliar leads, para que o setor de vendas possa lapidá-los, conquistá-los e fideliza-los. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas com este propósito e bons profissionais de comunicação poderão orientá-lo sobre quais utilizar, manejando-as também, para que os seus resultados sejam alcançados.

Dentre alguns canais que podem ser excelentes canais estratégicos, podemos citar:

- Revistas Segmentadas

- Feiras e Congressos Industriais

- e-mail Marketing

- Redes Sociais com foco no LinkedIn

- Site

- Blog segmentado (Inbound Marketing)

- SEO e Google Adwords

- Contratar uma Agência de Publicidade especializada e séria

Para obter sucesso, empresas que necessitam do Marketing B2B precisam explorar as soluções através de profissionais de Comunicação capacitados e experientes. Desta maneira você garante melhor engajamento com a marca porque alcança os leads corretos, gerando resultados mais positivos, melhorando a receita da companhia.

Se você, como indústria, ainda não implantou pelo menos uma das estratégias acima citadas, está na hora de se movimentar, porque provavelmente os seus concorrentes estão atuando exatamente com estas ferramentas.

Intensifique a atuação do Marketing B2B na sua indústria, entre em contato com o time da Kameleon Comunicação e descubra como um bom planejamento de Marketing e Comunicação pode fortalecer o seu negócio!

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Como organizar uma Liquidação eficaz

Já é tradição no varejo brasileiro as liquidações de início de ano. Ótima oportunidade para o varejista limpar seu estoque e se preparar para receber as novidades, assim como para o consumidor, que pode levar vantagens com as promoções. Mas para a sua Liquidação ser um sucesso, é importante seguir alguma premissas básicas, para não frustar nenhum cliente e não perder os esforços e investimentos na campanha. Se liga nas dicas:

Planejamento

Antes de iniciar qualquer campanha, o planejamento prévio é fundamental. Organize-se o máximo possível para alcançar os resultados almejados.

Não ofereça lançamentos

Guarde os produtos que são lançamento para uma outra oportunidade. Durante a liquidação você não vai poder lançá-lo com desconto para poder cobrar o preço cheio após o período promocional.

Atente-se ao Preço

Se o objetivo é lucrar com a Liquidação, calcule os descontos com atenção para não ter prejuízo.

Honestidade

Há muitas maneiras do cliente descobrir o preço original dos produtos. Não os mascare. Dê descontos reais sobre preços reais. Seja honesto com o seu público. Qualquer deslize percebido pode ser muito prejudicial e as suas próximas campanhas, assim como a sua marca, perderão credibilidade.

Estoque

Ter produtos e grades para atender a demanda planejada é primordial para uma campanha de sucesso. Negocie prazos e valores com fornecedores. Se sentir necessidade, comunique aos clientes o limite de ítens no estoque.

Equipe

Faça treinamento com a equipe para o período promocional e se necessário, contrate equipe excedente. Não são permitidas falhas no atendimento, mesmo em Liquidações. Você pode atrair muitos clientes novos, que serão impactados positivamente ou não no seu estabelecimento.

Horários e Decoração

Para conferir um ambiente diferenciado, capriche na decoração da loja e nos materiais de ponto de venda. Estender o horário também pode ser.

Comunique!

De nada adianta os esforços para oferecer as melhores vantagens aos consumidores se você não comunicá-los. Capriche na Campanha e invista em um plano de Mídia, tanto online como offline. O impacto da sua liquidação dependerá bastante deste esforço.

Ainda dá tempo de você preparar uma Campanha de Liquidação eficaz. Os profissionais da Kameleon Comunicação podem te ajudar, venha tomar um café conosco!

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2019 - É hora de planejar!

Prepare suas estratégias de comunicação para 2019 e saia na frente dos concorrentes!

A menos de 2 semanas para o final de 2018 e muitos se deparam com análises sobre o ano que termina, colocando na balança, os erros, acertos, falhas e oportunidades que poderiam ser melhor aproveitadas.

Assim como planejamos metas e objetivos para as nossas vidas pessoais, é determinante para a saúde de uma empresa ter seus objetivos traçados e estratégias desenhadas a cada período que se inicia.

É hora de planejar as ações de Marketing que determinarão os caminhos que serão seguidos ao longo do novo ano. Através do planejamento de Marketing é possível estipular objetivos e metas para que os esforços de todas as equipes envolvidas possam convergir em sinergia.

É essencial estruturar o plano de marketing de acordo com as análises de mercado, análise financeira da empresa e direcione-los corretamente ao público-alvo da Companhia. Conhecer e analisar a concorrência são fatores que também devem ser considerados ao traças um bom plano de comunicação, para que você possa se destacar, agregando diferenciais ao seu produto ou serviço.

Dentro de um plano de Marketing, diversas estratégias podem ser adotadas, como Marketing Digital, Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Guerrilha, Branding, Posicionamento de Marca e tantas outras opções de ações.

É muito importante definir um cronograma para execução das atividades, assim como o acompanhamento dos resultados, monitorando o desempenho de cada estratégia adotada. Entender cada etapa é necessário para melhorar sempre.

Ao traças objetivos de Comunicação para a sua empresa, é importante contar com profissionais da área, que já estejam inseridos no mercado com experiência no assunto.

O ano de 2019 pode ser o seu ano. Comunique-se, planeje. Vem tomar um café conosco. Vai ser um prazer iniciar um Ano Novo ao seu lado!

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