O novo consumidor

Conhecer o perfil do novo consumidor e de seus clientes é uma das principais atitudes que uma empresa precisa tomar para ter sucesso.

Os consumidores dos dias atuais possuem características bem diferentes do que aqueles do final do séculos XX. A tecnologia, a velocidade, a nova classe C – denominada como a nova classe média – e a facilidade de comunicação vem transformando o mercado.

O novo consumidor não é um emaranhado de dados demográficos, mas possui alguns atributos fundamentais que formam o seu perfil. O consumidor de hoje é ultra conectado, altamente informado e tem essas informações em tempo real. Não é definido por faixa etária, renda ou gênero. Ele é qualquer usuário de internet que tenha algumas características básicas que determinam seu comportamento em relação ao consumo - hiperconectado, cheio de informação e ciente que pode escolher o melhor produto, o melhor serviço e o melhor atendimento.

Destacamos alguns pontos o quais as empresas devem estar atentas sobre o novo perfil do consumidor:

O novo consumidor está mais atento às condutas das empresas, por isso, as empresas precisam adotar cada vez mais um discurso de responsabilidade social e sustentabilidade.

Com a internet e o uso das redes sociais, a relação cliente e empresa deve ser muito mais interativa. O novo consumidor sente necessidade de estar informado sobre tudo que a empresa faz e espera que a mesma esteja aberta para sugestões, opiniões, reclamações, etc. Cada vez mais, os clientes esperam agilidade em resposta às suas questões. Os vendedores, devem estar conectados com os clientes, com todas suas informações e mantendo um relacionamento rápido com eles.

As empresas devem buscar um relacionamento agradável e acolhedor com o seus consumidores pois hoje as pessoas compram sonhos, prazeres, ideias e sentimentos.

O marketing com foco no consumidor vai contribuir na criação de estratégias capazes de ajudar as organizações desenvolver meios de como buscar clientes e, na mesma intensidade, mantê-los fieis à marca, mesmo numa fase onde a fidelidade é algo cada vez mais difícil, já que a oferta é muito grande e o cliente não se apega tão facilmente a uma empresa. Somente o conhecimento e aprofundamento em estratégias capazes de chegar mais perto do novo perfil do consumidor serão capazes de fortalecer a fidelidade desse público tão exigente do século XXI.

Conte conosco para elaborar uma estratégia de marketing adequada ao seu público alvo!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn