Novas oportunidades de negócios

Tendências macro para analisar na hora de investir

A nova onda da economia mundial, que facilitou o crédito para maior parte da população, despertou o sonho de muita gente de ter o próprio negócio.

Há muitos casos de sucesso, com explosões de tendências, que geralmente se iniciam nas grandes metrópoles, espalhando-se sucessivamente pelas cidades menores, como observamos nos últimos anos as franquias de Frozen Yogurt, Paletas Mexicanas e mais recentemente o formato de Self-Service dos restaurantes de Açaí, por exemplo.

O fato é que muitos negócios que num certo momento parecem ser promissores, em pouco tempo podem perder a preferência do público para outras novidades. É preciso estar munido sempre de informações, pesquisas e tendências de mercado antes de investir.

Especialistas apontam para algumas tendências de mercado que devem ser levadas em consideração por quem está pensando em ter maior sucesso em seus investimentos:

Negócios digitais

A ordem é agilizar. Cada vez mais os consumidores buscarão soluções digitais para compra de produtos e serviços. Se for um varejista, é bom pensar em disponibilizar seus produtos através do e-commerce. Se for um prestador de serviços, migre o máximo possível das suas plataformas de interação com o cliente. Seja omnichannel. Ou ainda, invista em empresas que podem prestar este tipo de serviço - digitalizando e convergindo sistemas.

Inteligência Artificial (IA)

Vivemos certas realidades hoje que há pouco tempo nem imaginávamos ser possível. São inúmeras as possibilidades de negócios e certamente investir em IA é investir no futuro. Aproveite o conceito e leve inovações tecnológicas para setores mais tradicionais, que já performam bem no mercado, mas que podem melhorar. O agronegócio e o varejo, por exemplo, possuem grande carência de atualizações tecnológicas e já há bastante startups apostando nesta tendência, oferecendo inovações.

Automação

Ter mais tempo para lazer, momentos com família e amigos, hobbys é uma premissa que faz com que muitas pessoas repensem suas rotinas de vida. Especialistas apontam que 40 a 50% do nosso dia é consumido por alguma tarefa que poderia ser automatizada. A robótica é uma realidade próxima e pode ser um bom segmento para ser investido.

Economia Colaborativa

Estamos inseridos em uma sociedade cada vez mais consciente de consumo, mas exigente com seus propósitos. Existem negócios gigantes conhecidos neste segmento (Airbnb/ Uber), mas a tendência de compartilhamento pode se expandir para negócios pequenos. Produtos sustentáveis, artesanais também despertam um interesse cada vez maior de parte da população.

Alimentação saudável

Esta tendência dificilmente desaparecerá do mercado, pois como já citamos, os consumidores estão cada vez mais conscientes e nova onda da alimentação já está transformando grandes redes de restaurante e fast-food. Entram no pacote os alimentos sem glúten, sem lactose, funcionais, veganos, orgânicos e outros. Desde 2013 este mercado apresentou um crescimento de 12,3% com estimativas promissoras: 4,4% ao ano até 2021, em média.

Desenvolvimento humano

A nova ordem mundial criou uma classe muito grande de indivíduos ansiosos, depressivos que estão a procura pelo seu real propósito. Demais problemas comportamentais são queixas constantes, como gestão de tempo, de relacionamentos, inseguranças e outros. Ai está uma oportunidade de negócios: oferecer serviços que vão de encontro com esta nova ordem de necessidades, com o objetivo de ajudar as pessoas no autoconhecimento, a serem mais felizes.

No link a seguir você também confere uma lista de Franquias Baratas para investir, publicado pela Revista Exame em janeiro/2018: Franquias para investir- Revista Exame;

Seja qual for o seu plano de investimento, todo negócio precisa ter um plano de comunicação assertivo para que os seus objetivos sejam alcançados e de comunicação, a gente entende.

Venha conversar com a Kameleon Comunicação!

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn