Mídia de Massa x Marketing Digital

Integração Online + Off-line ainda é a estratégia mais eficaz!

A inclusão digital é constante e já está incorporada ao nosso dia-a-dia: as pessoas se relacionam, produzem e disseminam conteúdo, jogam online ou buscam promoções pela internet. Até o ano de 2021 seremos 2,3 bilhões de consumidores digitais. Paralelo a isso, o crescimento do marketing digital no mundo aparece cada vez mais evidente. Quem já faz uso dessa ferramenta não pensa em abrir mão e quem ainda não o faz sabe que está atrasado. No Brasil, um terço do investimento em publicidade é destinado ao meio digital, crescimento de cerca de 25% em relação a 2017.

Antes, quando um consumidor queria adquirir um produto, ele tinha que se lembrar qual empresa ofertava esse produto, de modo que as empresas com maiores investimentos de publicidade em meios convencionais (campanhas e anúncios de televisão, rádio, jornais e revistas) acabavam ganhando esse consumidor na hora da compra. Hoje basta que esse consumidor faça uma rápida pesquisa na web antes de adquirir o produto ou serviço.

Mas isso não significa que não se deve mais investir em mídias de massa. É necessário sim ser encontrado pelo cliente, mas a construção da marca ainda depende das mídias de massa. Enquanto essas mídias têm o papel de atrair o público, a mídia digital fica responsável por converter, fidelizar e engajar o consumidor. A mídia digital não veio para revolucionar, ela veio para diversificar e complementar.

O grande desafio da comunicação é conectar e manter esse vínculo ativo entre marca e consumidor. Não basta utilizar uma campanha originalmente criada para TV ou mídia impressa e propagá-la no meio digital. É necessário um novo jeito de pensar a comunicação, tendo em mente que além do insight criativo, o planejamento e a inteligência digital são fundamentais. O interessante é que o marketing aplicado ao meio digital realmente permite que uma empresa consiga falar diretamente com as pessoas certas, aquelas que tem o perfil ideal para se tornar um cliente e posteriormente advogados da marca.

Se realizado o planejado adequadamente, o Marketing Digital traz inúmeras vantagens, mas lembre-se que agora o seu concorrente está apenas a um click de você. Portanto, a aplicação de uma estratégia de marketing precisa ser eficaz, exigindo muito estudo e acompanhamento.

Nós da Kameleon estamos de portas abertas para conhecer um pouco mais da sua empresa e criar a melhor estratégia de Marketing Digital para você

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte:
Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce – Sandra R. Turch

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn