Falhas no processo de vendas

Falhas simples ainda acontecem durante o processo de vendas, rompendo o elo entre marca e consumidor.

Um dos principais mecanismos no comércio de produtos e serviços é a atuação da equipe de vendas. Essencial para o sucesso de uma empresa, é necessário ter profissionais dedicados e comprometidos, sempre apostando em treinamentos e estímulos para manter a equipe motivada, literalmente vestindo a camisa da empresa.

Sabemos que estruturar uma boa equipe de vendas é uma tarefa árdua, mas nada é impossível para quem investe seu tempo e se dedica a fazer o melhor sempre.

Investe-se muito em técnicas para aperfeiçoamento, mas algumas dicas básicas são sempre válidas para evitar falhas no processo de

vendas. Estas falhas muitas vezes passam despercebidas porque a equipe acaba fazendo tudo no automático. Observe a sua equipe e fique atento se sinalizar algum dos pontos descritos abaixo. Tais falhas podem comprometer todo o processo de compra de um cliente, prejudicando os seus investimentos:

Antipatia

O corpo fala e se o vendedor não agir de acordo com o perfil de cada cliente, afastará sua confiança, pois não é criado um elo de identificação. É fundamental que o profissional de venda faça uma leitura do cliente que irá atender e se posicione conforme seu humor e tratativa.

Discurso pronto

Elimine frases prontas, protocolos seguidos à risca. Hoje em dias muitas empresas estão contratando não-vendedores para esta função, exatamente para descaracterizar o vendedor-cliché, que espanta o cliente no primeiro contato.

Não conhecer o produto/ serviço/ marca

Hoje em dia os clientes estão munidos de muitas informações sobre o que querem comprar bem antes de sair de casa. Se o seu vendedor não souber os mínimos detalhes sobre o produto ou serviço que vende, ou então não saber valorizar a marca de acordo com os atributos reais, não conseguirá fechar a venda por falta de credibilidade. Lembre-se que o seu concorrente está a um click de você.

Falta de empatia

O vendedor deve, acima de tudo, saber ouvir o cliente, pois sua real função é solucionar um problema. Se não houver este entendimento, há uma ruptura no processo e o cliente se frusta. É importante também que o vendedor se posicione sem invadir o espaço do cliente, deixando-o mais à vontade no ambiente e propício às compras.

Dicas simples como esta podem fazer a diferença nos seus resultados e é preciso contar com esta visão de Marketing, em constante atualização, para que os seus indicadores sejam sempre positivos.

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