A importância do Diálogo nos Negócios

A empatia aplicada às relações profissionais pode trazer resultados surpreendentes.

Já destacamos aqui no Blog que o Marketing mudou muito e que vivenciamos uma nova era, focada no consumidor, preocupada com as aspirações humanas, valores e espírito. Foi-se o tempo que só as marcas falavam e a comunicação era unilateral. Empresas que não se posicionam de maneira responsável, ética e moral e que não estão dispostas a dialogarem com o consumidor estão fadadas ao fracasso.

Sabemos que Diálogo, é, de acordo com o dicionário, uma “fala em que há a interação entre dois ou mais indivíduos”, ou seja, é o conhecimento que circula entre dois ou mais. Mas sabemos também que na prática não é bem assim que funciona. Geralmente quando conversamos com alguém, já temos o nosso discurso formado em nossa mente e não valorizamos o que o outro fala, muitas vezes criticando a opinião alheia sem ao menos tentar compreender/ aceitar o seu posicionamento - não há empatia. Essa atitude é nociva para nós, pois ajuda a fomentar nossos preconceitos, impedindo que o nosso cérebro conheça e aprenda coisas novas - ficamos presos às mesmices dos nossos mapas mentais.

A essência do diálogo está na confiança: ouvir e apreciar apenas, sem julgamento nenhum (concordo/ discordo). Discordar rompe processos de imaginação, instaura autoritarismo e preconceitos. Saber dialogar é vital para suas relações, sejam elas de qualquer natureza: profissionais e pessoais. Ou seja, imprescindível saber dialogar, para obter sucesso em tudo o que fazemos.

No diálogo funcional, ou seja, quando você ouve e aceita o outro, as emoções são fascinantes, colaboram para desenvolver a imaginação. Se você tentar perceber o que o outro percebe terá um ponto de vistas diferente do seu.

Na busca pela evolução, talvez o mais importante seja uma mudança e uma abertura para soltarmos nossos mapas mentais.

Toda dificuldade reflete aquilo que não estamos sabendo fazer, ver, ouvir, compreender. Mostra onde temos os gaps.Todas as dificuldades são um feedback. Precisamos dialogar, primeiramente com nós mesmos, a partir deste feedback.

Empregue mais empatia aos seus diálogos e relações profissionais e descubra como isso pode transformar a sua rotina, trazer novas ideias, solucionar problemas e romper paradigmas discriminatórios.

Juntos, podemos muito mais!

(16) 3411 2566

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