Cuidado com os falsos Influenciadores Digitais

Escolher um Porta-Voz para a sua marca é uma tarefa que requer dedicação e “desconfiômetro” ligado 100% do tempo

Uma prática muito comum nos últimos tempos, o Marketing através de Influenciadores Digitais é muito eficaz quando se trata de estabelecer elos de aproximação entre marcas e o público.

O advento das Redes Sociais, principalmente o Instagram fez com que esse tipo de estratégia estivesse apenas ao alcance de grandes marcas - que dispunham de uma verba maior e investiam em artistas e blogueiras já renomadas e passou a ser praticado por empresas menores, já que o número de influenciadores digitais hoje é muito maior, assim como o acesso e reconhecimento do grande público também.

Esse tipo de ação poderia ser 100% benéfico, quando bem trabalhado, não fosse por um detalhe: há muito gato se passando por lebre na Rede. Há mais seguidores falsos no Instagram, do que imagina nossa vã filosofia.

Firmar parceria com um influenciador que tenha seguidores falsos prejudica muito a sua marca: o retorno do investimento é questionável, a mensuração do resultado da ação é infundada e você ainda apoia uma prática nada ética na Rede. Ou seja, tudo vai por água abaixo.

Antes de contratar um influenciador digital, além de avaliar se o perfil dele está de acordo com o seu público alvo, é necessário estar atento à alguns pontos que validarão ou não a autenticidade do alcance e reconhecimento do influenciador no qual você está interessado, veja:

1. Lista de Seguidores

Atente-se aos seguidores do Influenciador Digital e seja detetive. Analise perfis suspeitos que seguem a conta do influenciador, eles podem ser falsos. Suspeite de nomes genéricos e foto de perfil. Os seguidores falsos são gerados através de aplicativos pagos. Estes perfis falsos geralmente se caracterizam por seguir milhares de contas, mas possuem poucos seguidores e não tem nenhuma postagem. Ainda assim, se estiver na dúvida, faça uma busca inversa da imagem de perfil no Google e veja o resultado.

2. Picos de Novos Seguidores

Observe a conta do seu Influenciador por alguns dias e o ganho de novos seguidores. Se registrar picos muito distintos, você deverá desconfiar da autenticidade destas contas. Não é normal, por exemplo, em um dia ganhar 30 seguidores e no dia seguinte ganhar 1.000. Seu influenciador nesse caso, é um golpista. Verifique a regularidade em diversas Redes Sociais e faça pesquisas no Google. Monitore notícias também, pois em alguns casos o crescimento exponencial pode ser autêntico, por conta de algum destaque na mídia que o influenciador ou uma publicação sua obteve.

3. Engajamento

Se o influenciador que você está cogitando ser representante da sua marca tem muitos seguidores, mas o engajamento (curtidas e comentários) não corresponde ao número de seguidores, então ele tem seguidores falsos. Tenha em mente que a proporção deve ser de 0,5% no mínimo: se o perfil tem 10.000 seguidores, ele deveria receber pelo menos 50 curtidas por foto, por exemplo.

O assunto é sério e demanda muita análise antes de investir. Deve ser feito com cautela e responsabilidade. Além da validação da autenticidade do perfil, muitos outros fatores devem ser levados em conta.

Quer saber mais sobre o assunto? Podemos te dar um suporte na hora de investir neste universo digital.

Entre em contato com a Kameleon Comunicação.

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn