Black Friday: prepare-se!

No próximo dia 23 de novembro acontece mais uma edição da tradicional liquidação e é importante você se preparar para que a ação seja realmente um sucesso!

A Black Friday desembarcou no Brasil no ano de 2010, replicando a tradicional ação do varejo dos Estados Unidos, que acontece após o feriado de Ação de Graças, acarretando filas quilométricas.

Desde então, o Brasil se esforça para gerar grandes expectativas nos clientes e consequentemente filas e resultados em vendas. O grande problema relatado pelos consumidores brasileiros ao longo destes anos é que a nossa Black Friday não é tão vantajosa assim como é no seu país de origem e a data acaba perdendo credibilidade.

O importante para quem quer aproveitar a data para alavancar vendas e conquistar novos clientes é se programar e aderir à proposta como manda o figurino para evitar frustrações dos clientes e perda de esforços da equipe. Atente-se à algumas dicas imprescindíveis e aproveite a data!

1. Planeje

Antes de tudo, planeje as ações com antecedência. Faça um levantamento do estoque e aproveite a data para liquidar os produtos com menos saída. Remarque os preços e coloque na Promoção. Alinhe-se com fornecedores para a entrega dos produtos e tente negociar preços e quantidades, mas não deixe para fazer isso para a última hora. Monte Kits e coloque ao lado de produtos com boa procura.

2. Estude resultados anteriores

Caso você tenha um histórico das ações na sua loja ou e-commerce, avalie as vendas dos anos anteriores, produtos mais vendidos, quais grades esgotadas, produtos mais procurados, ticket médio das vendas. Repita os resultados positivos (com uma nova roupagem, é claro, para oferecer novidade) e reestruture as promoções que falharam.

3. Mude o layout e a rotina da loja

Identifique a promoção no ponto de venda, caracterize-a de uma maneira diferente do que normalmente é. Assim o consumidor se sentirá num ambiente realmente preparado para a data e se empolgará mais com as compras. Se possível, ofereça horários de atendimento mais estendidos, abrindo mais cedo e fechando mais tarde e ofereça atividades para crianças e degustações de produtos.

4. Crie promoções verdadeiras

Ao criar uma promoção, questione se o consumidor terá a percepção de que você está oferecendo uma promoção de verdade.Quem precisa ter vantagem na promoção é o cliente e não o varejista. O consumidor está cada vez mais atento. Não adianta dobrar o preço do produto uma semana antes para na Black Friday oferecer 50% de desconto.

5. Prepare a sua equipe

Além dos uniformes especiais para a data, ofereça um treinamento dedicado à ação, repasse todos os produtos e preços em promoção, destacando os pontos positivos e negativos dos itens em liquidação, para ajudar a contornar possíveis dificuldades na hora da venda. Reforce a importância do atendimento cordial e do cadastro, mesmo em dia de Liquidação, e que é necessário oferecer e apresentar produtos que não estejam em liquidação também. Assim essa visita de liquidação pode ser convertida numa venda de ticket médio maior e até um novo cliente.

6. Invista em Comunicação

De nada adianta se planejar, conseguir oferecer promoções realmente vantajosas se você não investir em uma boa Campanha de Comunicação. Defina um bom layout junto à profissionais da Comunicação e confie em espaços de Mídia com bom retorno, para que o público saiba que você tem boas ofertas para a data. Se você não comunicar, os consumidores jamais te buscarão. Para isso, é crucial ter uma agência de Propaganda, para te apoiar e desenhar os melhores planos e campanhas.

Prepare-se mais e melhor para as Campanhas Sazonais. Conte com expertise do time da Kameleon Comunicação.

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn