Tendências de Marketing: Conceito de Comunidade e Relacionamento com o Cliente

Com o avanço do e-commerce, fica cada vez mais difícil apresentar diferenciais no ponto de venda. O segredo é apostar nos benefícios de relacionamento que só uma loja física pode oferecer.

Já que oferecer produtos de qualidade e bom atendimento não são mais atributos diferenciais para lojas de varejo e desde a ascensão do e-commerce, o varejo físico está cada vez mais focado na experiência do consumidor e atualmente uma tendência mundial é apostar no conceito de “Community Store”, ou seja, a loja oferece, além da venda de produtos, algo para a comunidade, desde eventos, aulas, workshops e cursos dentro de suas dependências.

Internacionalmente, muitas marcas já estão se movimentando neste sentido. Podemos citar exemplos de uma marca Canadense de roupas esportivas e ioga que transformou sua loja física em um centro fitness, reforçando assim os valores da marca, aumentando assim o engajamento dos consumidores. A própria Apple também investe fortemente neste conceito e oferece nas suas maiores lojas oficinas focadas em movimentos artísticos, como fotografia, música e design, oferecendo suporte para os projetos pessoais, difundindo assim a experiência de marca e também empreendendo localmente.

Para investir nesta tendência, não são necessários grandes esforços e parcerias locais podem ser uma ótima alternativa que ajudarão a expandir a experiência do consumidor com a sua marca, dentro da sua loja.

O que vale lembrar é que não basta aproveitar o conceito e seguir a onda de mercado, a sua proposta precisa estar alinhada à missão e propósitos de sua marca, assim como as ações precisam ser perenes e não apenas esporádicas, criando assim um vínculo maior, gerando inclusive hábitos nos consumidores.

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(16) 3411 2566

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