5 tópicos que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Você deve persistir sim, no sonho de empreender. Mas algumas análises devem ser ponderadas antes de tirar seus planos do papel

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil já é considerado o país mais empreendedor do mundo. Os dados são bastante animadores para quem sonha abrir uma empresa ou start-up. Porém, é sempre conveniente lembrar que ser dono do próprio negócio exige planejamento e atenção aos detalhes, que podem ser cruciais para a solidez do seu empreendimento, veja:

1. Perfil Empreendedor

O autoconhecimento é o primeiro passo para decidir se você deve ou não lançar mão da carteira de trabalho e tornar-se empreendedor. Pondere sobre suas habilidades de liderança, negociação, tomada de decisões. Resumidamente, analise suas respostas para estas quatro perguntas:

a) Realmente identifiquei uma oportunidade de negócio?

b) Quão confortável me sinto assumindo riscos?

c) Sei tomar decisões?

d) Qual minha disponibilidade em assumir inúmeras responsabilidades?

Análises comportamentais são fundamentais para evitar frustrações futuras.

2. A escolha dos Sócios

Avalie as necessidades de capital humano, social e financeiro para identificar a necessidade de contar com um ou mais sócios no seu negócio. A seleção deve ser bem criteriosa, avaliando todos os aspectos do perfil de cada candidato.

3. Burocracia

Abrir um empreendimento exige uma série de etapas burocráticas, que se negligenciadas podem causa transtornos futuros. Desde o Registro de Pessoa Jurídica, Alvará de Funcionamento e Registro da Marca demandam conhecimento e tempo, por isso é bom considerar investir em um profissional ou empresa de Contabilidade, que também poderá te auxiliar a criar metas financeiras e entender o tipo de tributação mais adequada ao seu negócio.

4. Plano de Negócios e Reserva de Capital

Boas ideias são apenas boas ideias quando não bem direcionadas. Conheça bem o setor que está investido, faça o maior número possível de análises de mercado e certifique-se que o empreendimento é viável. Planos de negócios bem estruturados são capazes de avaliar as condições que a empresa terá, desde o valor investido até a margem de lucro do produto. Muitos especialistas recomendam incluir no plano de negócios os seus custos pessoais, assim você pode analisar se é possível custear as duas coisas. O fundo de reserva também é um importante item que deve ser considerado, evitando sobressaltos ao se deparar com situações inesperadas.

5. Ajuda

Abrir um negócio exigirá habilidades em delegar funções. Acredite, é impossível fazer tudo sozinho. A escolha correta da equipe é fundamental para construir um relacionamento de confiança, para que você possa abrir mão das funções operacionais.

No momento de definir seu plano de negócios você precisará incluir uma Agência de Publicidade, para desenvolvimento de Marca (branding) e lançamento do seu empreendimento no mercado. Os profissionais da Kameleon Comunicação poderão orientar você sobre investimentos em Marketing, para que você tenha resultados eficazes.

Entre em contato, venha tomar um café conosco!

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn