Valorize o consumidor

Antes de oferecer Promoções mirabolantes ao Consumidor, lembre-se: é preciso dar prioridade aos Direitos dele.

Dia 15 de março comemora-se mundialmente o Dia do Consumidor. A data foi estabelecida no ano de 1962 em homenagem ao então presidente norte-americano John F. Kennedy, em virtude de uma mensagem enviada por ele ao Congresso, defendendo os direitos do consumidor, dentre eles o direito à segurança, à informação e escolha e o direito de ser ouvido. No Brasil, o Direito do Consumidor surgiu de forma consolidada em 1991, quando entrou em vigor a Lei nº 8.078/90, que é mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor. Ela protege o cidadão que faz qualquer compra ou contrata qualquer tipo de serviço.

Atualmente muitos empresários aproveitam-se da data mundialmente conhecida para criar Promoções, Sorteios e Vantagens para o seus Consumidores. Porém ressaltamos, mais uma vez que antes de cativar o seu cliente através de Campanhas Publicitárias criativas e atraentes você precisa primeiramente respeitar todos os seus direitos e valorizar cada vez mais o relacionamento individual. Você deve seguir a Lei e implantar alguns costumes básicos para evitar contratempos e mal-entendidos com o seu público, veja:

1. Disponibilize o Código de Defesa do Consumidor

É lei em todo o território nacional. Todos os estabelecimentos comerciais do país são obrigados a manter, para consulta dos clientes, pelo menos um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Você ainda deve fixar em local visível uma placa com a seguinte informação: "Este estabelecimento possui exemplar do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº8.078, de 11 de setembro de 1990, disponível para consulta." O descumprimento da norma resultará em multa. Atente-se.

2. Comunicação clara e objetiva

Forneça sempre informações claras e objetivas sobre todos os seus produtos, serviços e promoções oferecidos e ofertados. a Comunicação clara respalda tanto você como o seu cliente de futuras reclamações. Sempre que possível, além de deixar documentado através de manuais, contratos e regulamentos, tire as dúvidas dos consumidores no momento da venda. É muito comum, por exemplo, clientes reclamarem de trocas de produtos adquiridos durante períodos promocionais ou troca por uso incorreto do produto ou serviço. Deixe todas as informações, condições de uso e de troca sempre muito claro e em evidência. Lembre-se: sorteios e promoções do tipo “Compre e Ganhe” devem ser ativados apenas quando regulamentados através do órgão responsável que é a Caixa Econômica Federal.

3. Canais de Atendimento e Relacionamento

Ofereça, pelo menos 3 canais de comunicação para que o seu cliente entre em contato com você e fique atento aos prazos de retorno às demandas dos clientes. Cada vez mais este retorno precisa ser imediato. Saiba ouvir a dúvida e a reclamação do seu cliente e aproveite o momento para estreitar relacionamentos.

4. Atendimento Flexível

Nem sempre o cliente tem a razão mas nem por isso você irá tratá-lo de maneira indelicada. A equipe de atendimento precisa ser flexível e cortês, mesmo nestes casos.

Neste post, do Blog da Kameleon damos dicas sobre como lidar com clientes difíceis. Vale a pena a leitura.

5. Segurança de Dados

Os dados que o seu cliente fornece para cadastro não podem ser vendidos, emprestados ou fornecidos para terceiros. Na União Européia já está em vigor o Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protecion Regulation ou GDPR) e inspirada na GDPR já foi sancionada no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. A punição pelo descumprimento da lei geral de proteção de dados vai depender da gravidade da situação, indo desde advertências até multa equivalente a 2% do seu faturamento, limitada ao valor máximo de R$50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais). Atente-se: não forneça e não compre dados pessoais.

Valorizar o consumidor é premissa básica para a construção de uma marca sólida. Estar de acordo com as leis e regulamentações vigentes é fundamental para você alcançar solidez no seu empreendimento!

Quer atrair mais consumidores para o seu negócio? Entre em contato com a Kameleon Comunicação. Nosso time está apto para te ajudar a implantar um Plano de Marketing eficaz!

Entre em contato, venha tomar um café conosco!

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn