Saiba como usar o WhatsApp no seu Negócio

Investir na maior Rede Social do Brasil pode ser muito vantajoso para os seus negócios!

O futuro das Redes Sociais no Brasil está na Conversação. Esta tendência é ditada pelos dados, que apontam que a Rede Social mais utilizada no Brasil é o WhatsApp, seguida pelo Messenger.

De olho na potência do WhatsApp, os pequenos empreendedores investem fortemente na ferramenta para construir um relacionamento mais perene e direto com os seus consumidores. Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, 72% das pequenas e micro empresas usam o WhatsApp para divulgar produtos e serviços e também para relacionamento. O principal uso é para disponibilizar informações ou produtos, seguido pelo atendimento online e vendas, que representam 43% do uso deste serviço.

Há muitas vantagens para quem utiliza a ferramenta como canal de contato com os seus clientes. O WhatsApp torna o atendimento bastante pessoal, eliminando informações indesejadas, diferentemente de outras Redes Sociais. Além disso, a rapidez no contato e a possibilidade de enviar fotos e vídeos para que os clientes visualizem suas mercadorias atuam como facilitadores de vendas.

Os desenvolvedores da ferramenta disponibilizam uma ferramenta exclusiva para quem usa o WhatsApp com essa finalidade. O WhatsApp Business possibilita adicionar informações como apresentação do negócio, site oficial, e-mail e até horário de funcionamento. A versão “Negócios” do WhatsApp é gratuita, disponível apenas para Android e é de fácil utilização. Para instalar e configurar, basta acessar: https://www.whatsapp.com/business/?lang=pt_br. Importante: o seu cliente não precisa ter o WhatsApp Business instalado, apenas você.

Se você pretende adotar esta prática na sua empresa, separamos para você algumas dicas valiosas. Aposte no WhatsApp Business e bons negócios!

1. Número Exclusivo

Não utilize seu número pessoal ou número de funcionários. Mantenha um número de contato empresarial exclusivo. O WhatsApp também facilita a vida do consumidor porque ele também pode economizar com ligações telefônicas. É benéfico para ambos - cliente e empresa.

2. Divulgue

Utilize todos os outros meios de comunicação (materiais impressos, Facebook, Instagram, etc) para divulgar o seu número de WhatsApp. Diferentemente de outras Redes Sociais, o seu consumidor não consegue fazer uma busca do seu número dentro do aplicativo, por isso, divulgar amplamente o seu número é fundamental.

3. Equipe

O atendimento via WhatsApp precisa ser feito em tempo real, por isso é importante disponibilizar alguém da equipe para estar disponível no horário divulgado, evitando assim, falhas de atendimento e não comprometer a imagem da sua empresa.

4. Criatividade

Busque não ser invasivo nas suas Campanhas via WhatsApp, mas é válido tentar obter engajamento. O tratamento mais pessoal permite conhecer melhor o seu consumidor e desta maneira você pode aproveitar oportunidades para ser bem mais direto nas suas vendas.

5. Fidelidade

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para construir uma relação perene com o cliente. Esteja sempre disponível para dúvidas, comunique suas novidades, enviando fotos e vídeos também. Mas novamente, a dica é não ser invasivo e praticar “spam” na Rede - agindo desta forma, você evita ser bloqueado e não corre o risco de perder o contato.

6. Contatos

Um smartphone está sujeito a quebras ou furtos, mesmo sendo da empresa. Para evitar perder seus contatos, organize os seus contatos não só na agenda do aparelho, mas também em uma planilha do Excel. Busque segmentá-la e alimentar com mais dados, como data de aniversário, preferência de compras, procedência do contato. O contrário também é válido. Se já tiver uma base de clientes, inclua-os nas suas listas de transmissão via WhatsApp também, quando houver abertura.

7. Linguagem

Ao se comunicar via WhatsApp, mantenha o mesmo tipo de linguagem que você costuma seguir com os seus consumidores. Se pessoalmente sua empresa adota um tom mais informal de comunicação, no WhatsApp você também pode ser informal. E o contrário também se aplica. Cuidado ao utilizar muitas respostas prontas.

8. Status

Assim como o Facebook e o Instagram, o WhatsApp possui a função “Status”, onde videos e fotos ficam disponíveis por 24h. Utilize o recurso para divulgar ofertas e novidades.

9. Relatórios

Uma vantagem muito importante do WhatsApp Business é que o perfil empresarial oferece estatísticas sobre as interações, número de mensagens enviadas, recebidas e lidas. Importante para medir o retorno das suas ações, avaliar atendimento e projetar ações futuras.

Investir em Comunicação é vital para a saúde dos seus negócios. Ficou em dúvida ou sente dificuldades de implantar uma área de atendimento eficaz na sua empresa? Entre em contato conosco, os profissionais da Kameleon Comunicação podem te ajudar a implantar o uso de Redes Sociais nos seus negócios. Te aguardamos para um café!

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