Desafios da Transformação Digital

A transformação digital é um item que preocupa executivos dos mais variados setores e tamanho de negócios. Chegamos a um era que, mais do que viabilizar melhorias, digitalizar processos é sobreviver.

Desde processos burocráticos internos ao relacionamento com cliente pode ser otimizado com ferramentas digitais corretas. Porém, engana-se quem supõe que a transformação digital envolve apenas sistemas, softwares e assuntos relacionados à Tecnologia da Informação (TI). A transformação digital também envolve cultura empresarial e exige que todos os colaboradores estejam envolvidos e dispostos. Esta transformação está pautada em alguns pilares essenciais: digitalização, desmaterialização, desmonetização, democratização e disrupção.

Entretanto, entendemos que renunciar o passado e abrir mão de velhos hábitos pode ser desconfortável pois é um processo intenso. Por isso listamos os principais desafios enfrentados pelas empresas quando o assunto é transformação digital. Conhecê-los vai ajudar a enfrentá-los e abraçar de vez o presente e o futuro.

- Preconceitos e Paradigmas

Muitas empresas foram reduzidas e até eliminadas porque não acreditaram na revolução digital, acompanhando as ofertas de mercado e a demanda dos consumidores. Um exemplo muito explícito de quão prejudicial esta visão pode ser é notável quando analisamos o histórico das grandes locadoras de vídeo de tempos remotos e os atuais serviços de streaming.

-Gestão e Cultura Corporativa

Na antiga estrutura, o gestor é a figura principal, controlando e comandando, enquanto a equipe apenas executa. O novo modelo exige que o gestor seja um líder que inspire, para que haja compartilhamento, colaboração e troca de ideias entre todos. Cada departamento deve repensar suas métricas para alcançar o objetivo central. Caso a cultura corporativa não seja projetada para isso, a transformação digital não será concretizada com tanta eficácia. Seja transparente com a sua equipe e comunique seus objetivos e principalmente, quais são os caminhos para atingi-los.

- Experimentar e aprender rápido

Se você está seguindo por um novo caminho é importante que trabalhe com um planejamento menos engessado. As startups, por exemplo, não trabalham com Planejamentos Anuais - estes acabam virando uma armadilha, pois como não há como prever o que vem pela frente se você ainda está descobrindo qual o melhor caminho a seguir. Tenha uma estrutura preparada para realizar testes e aprenda com eles. Reconhecer e eliminar o que não funciona em seu estágio inicial é primordial.

- Mensurar resultados

Como mencionamos, a Transformação Digital não diz respeito unicamente a processos de melhoria em TI - ela deve otimizar o negócio como um todo. Analise quais são as necessidades da sua empresa e trabalhe com base nos KPIs (Key Perfomance Indicator ou Indicador chave de Desempenho) específicos do seu negócio, como redução de custos, vendas, satisfação do cliente e tantos outros para obter vantagens competitivas no mercado. Esta análise é primordial para a sua sobrevivência.

A automação de processos pode ser uma grande aliada aos seus negócios. Permitirá você construir um banco de dados mais assertivo e ampliar a utilização deste banco de dados é fator competitivo no mercado. Muito mais do que tendência, a transformação digital é o caminho. Traz mais agilidade para os negócios, aumenta a produtividade e competitividade, atém de reduzir custos, melhorar a satisfação dos clientes, abrindo portas para novos negócios, promovendo também a inovação.

Atente-se! A transformação digital é uma realidade nos quatro cantos do mundo. Não fique ultrapassado, repense os seus processos e encontre um parceiro confiável para aplicar as mudanças necessárias.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn