Dicas para Foto de Perfil do LinkedIn

A primeira impressão é a que fica, isso é fato. Caso você esteja buscando uma recolocação no mercado de trabalho ou mesmo ser um influenciador no mundo dos negócios, deve atentar-se à algumas regras básicas para a sua foto de perfil no LinkedIn.

A própria rede cita que ter uma boa foto faz com que a visibilidade do seu perfil aumente. Mas cuidado, nesta rede social o único foco é a sua postura profissional e uma imagem pode representar muito mais do que você imagina. Para transmitir uma imagem profissional, atente-se às nossas dicas e produza uma foto adequada para o seu perfil do LinkedIn:

- Foto Atual

Escolha uma foto atual, usar fotos antigas não é uma boa opção, mesmo que seja uma foto profissional. Construa a sua imagem a partir do que você é hoje.

- Coerência

A ambientação e produção da foto precisa ser coerente com a função e área que você atua. Por exemplo: se você for um profissional da indústria, prefira tirar fotos no seu ambiente de trabalho, com trajes adequados à sua função. Se for um executivo, o escritório, terno e gravatas são indispensáveis. A sua foto precisa ser coerente com o seu ramo de atuação.

- Contrastes

Use cores de roupas e acessórios que contrastem com o fundo da foto. Se optar por fundo escuro e roupa escura e você quase não será notado na foto. Aposte nos contrastes mas cuidado com fundos e composições com muita informação. Evite fundos muito coloridos e com muitos apelos visuais. Um truque bacana que deixa a foto com aspecto profissional é trabalhar com o fundo desfocado - afinal o que realmente importa nesta foto é você.

- Ângulo e Iluminação

Atente-se ao ângulo da foto e fuja das “selfies” - com as selfies você sempre terá um braço cortado ou estará em um ângulo estranho.

A iluminação é um fator bastante importante - escolha um ambiente bem iluminado para que não haja alteração na sua aparência. Técnicas de iluminação de estúdio são capazes de criar efeitos de definição incríveis.

- Fotos de Viagem, Eventos Sociais

Por se tratar de um perfil profissional, evite usar fotos de viagens, eventos sociais, festas, com animais de estimação, ou acompanhado de alguém. Use estas fotos em outras Redes Sociais.

- Edição

Cuidado com os aplicativos de edição de fotos e filtros. Fotos em sépia e preto e branco também não são indicadas.

- Roupas

Os especialistas recomendam que o “Business Casual” é o dress code ideal para fotos profissionais - ele é elegante e sério, mas foge do habitual “terno e gravata”. Vale a pena uma pesquisa sobre o assunto dress code e também avaliar como se vestem os funcionários das empresas que você tem interesse em trabalhar/ atingir, usando o próprio LinkedIn para esta pesquisa.

- Cabelo e Maquiagem

As mulheres devem atentar-se e tanto no quesito cabelo, como na maquiagem, apostando no que é simples e natural.

- Atitude positiva

Um bom sorriso ajuda a demonstrar que você é uma pessoa disposta a fazer negócios e conversar. Não fique sério na foto mas também não exagere na risada.

- Expressões e Poses

Há infinitas técnicas de poses e expressões mas o mais importante, sempre, é ser você e buscar sua autenticidade nesta imagem, mas com foco no mercado que você atua também.

Há muitos detalhes para se atentar e em algumas ocasiões a foto não fica com o resultado que esperamos. Ter uma foto profissional no seu perfil de LinkedIn pode trazer benefícios para a sua carreira e você pode contar com a equipe da Kameleon Comunicação para te orientar e produzir uma foto adequada às suas competências. Entre em contato conosco e destaque-se ainda mais no mercado de trabalho!

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn