Características de um bom Vendedor

A habilidade na Comunicação é desde sempre uma ótima aliada quando queremos vender algo.

E isso aplica-se não apenas a quem se dedica especificamente à profissão de vendedor. Há diversas situações em nosso cotidiano que todos precisamos ser um pouco “vendedores” - em certos momentos, o objeto da venda é você mesmo, a sua ideia e a sua capacidade profissional.

Um bom vendedor, precisa, antes de qualquer requisito, ser resiliente. Entusiasmo e energia são características que devem se fazer presentes todos os dias. Além disso, uma boa venda apenas se concretiza se você conseguir demonstrar o valor para o cliente que está prospectando. E para conseguir demonstrar o valor, é preciso entender suas dores e assim conseguir elaborar uma boa estratégia de solução dos problemas. Mas para chegar até esse ponto crucial, o seu prospect precisará dizer o que está errado… Ou seja, o caminho para efetuar uma venda é escalonado, ou seja: depende de etapas e para ter sucesso em cada uma dessas etapas, um bom vendedor, precisa desenvolver algumas habilidades, que descrevemos a seguir:

- Organização:

É essencial não só para a carreira como para a vida pessoal também. Planeje os seus passos, deixe sua agenda em dia, mantendo a organização de horários e compromissos. A falta de planejamento pode resultar em informações trocadas que podem causar situações inconvenientes.

- Atenção

Nossa rotina é sempre muito atarefada, trabalhamos sobre forte pressão e nem sempre é possível estar atento à todos os detalhes. O foco em cada atendimento é essencial para que você consiga captar todas as particularidades do seu contato com o cliente, seja ele presencial ou por telefone.

- Saber escutar

Esteja 100% presente durante todo o atendimento. Ouça ativamente para poder tirar vantagem do que está sendo dito. Ouça com atenção, não fique pensando no discurso pré-pronto quando chegar a sua vez de falar. Rebata o conteúdo e sentimento do seu cliente e confirme o que você ouviu. Se ele for racional, seja racional. Se for emocional, seja emocional também.

- Linguagem Corporal

O que realmente revela as intenções de alguém é a sua linguagem corporal, independentemente do que esteja sendo dito. Saber interpretar a linguagem corporal pode ser um diferencial para você - desta maneira você poderá antecipar o sentido da conversa. Da mesma maneira, controle a sua linguagem corporal, para que o seu discurso não seja mal interpretado.

- Tom de Voz

Desde a escolha do vocabulário a ser utilizado até o tom, timbre e volume da sua voz faz diferença no seu discurso. Todos que trabalham com vendas sabem como a voz é muito importante para atuar neste setor. Tente adaptar o seu padrão ao padrão do seu cliente: isso irá aproximar o comprador de você, tornando o relacionamento mais confortável para ele.

- Empatia

Tente enxergar o ponto de vista do seu cliente. Isso não quer dizer que você precisa concordar com ele. Ter empatia torna um vencedor mais simpático. Coloque-se no lugar do prospect, conheça-o a fundo e aumente suas chances de conseguir ajudá-lo.

- Entender o que não foi dito

O escritor e professor Peter Drucker citava que “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”. Aprenda a ler as entrelinhas, pois nem sempre o seu cliente diz a verdade. Aprenda a observar.

- Detalhes

Fale com detalhes, exemplifique e seja bastante específico. Persuasão nem sempre está relacionada com retórica. Fundamente seu discurso em exemplos práticos: desta maneira você tem argumentos para convencer o seu cliente de como um produto ou serviço poderá ajudá-lo.

- Especialistas

É impossível ser específico e detalhista sem ter conhecimento do que você está falando. Estude o setor que você atua, conheça as dores, os comportamentos e padrões de aquisição deste setor. O cliente nunca confiará em você se você titubear em sua argumentação ou demonstrar insegurança sobre o assunto. Evite fazer suposições.

- Honestidade

Assim como em qualquer área, ética e honestidade são características que abrem portas e constróem relacionamentos sólidos, reais e duradouros.

- Paciência e Respeito

Saiba esperar o momento certo, tenha paciência para esperar o momento de concretizar a venda. Respeite o espaço e o tempo do seu cliente, assim como sua personalidade e comportamento.

- Postura

Sua postura profissional pode dizer muito sobre a sua imagem, ter uma postura adequada no ambiente de trabalho é importante e pode envolver vários fatores: aparência, responsabilidade, educação etc. Esteja sempre atento na sua postura dentro e fora da empresa.

Como você pode observar, a boa comunicação pode ser facilmente treinada e praticada, não há segredos. Basta disciplina e dedicação.

Se gostou das dicas, acompanhe semanalmente o blog da Kameleon Comunicação!

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn