Dicas para ser mais Criativo

Cada vez mais as empresas buscam profissionais com habilidades diversificadas e a criatividade vem se destacando entre os quesitos mais valorizados no mercado de trabalho.

Isso porque, em ambientes cada vez mais disputados, a criatividade permite, dentre outros fatores, encontrar soluções para problemas, aperfeiçoar processos para atividades rotineiras, indicar novas utilidades para algo que já existe e ser mais produtivo, seja otimizando tempo ou recursos. Em outras palavras, é por meio da criatividade que evoluímos e um mundo que se atualiza a cada segundo, perfis dinâmicos e inovadores se destacam entre a multidão.

Se você tem um negócio, saiba que deveria considerar avaliar esta habilidade em sua equipe e se você atua no mercado de trabalho, considere desenvolver esta competência - sim, é possível desenvolver a criatividade.

Boas ideias podem surgir de diversos lugares, inclusive de onde menos se espera, mas nunca surgem do nada pois a criatividade é a soma de várias conexões. Livre-se do paradigma que todas as ideias para serem boas, precisam ser completamente originais - geralmente elas não surgem do zero.

Não existe uma receita exata para ser criativo, mas todos nós o somos. Seguir algumas dicas podem auxiliar a desenvolver esta habilidade e ajudar a você a “pensar fora da caixa”:

- Descanse

Não adianta forçar a mente: não é sob um comando que as ideias criativas aparecem. Elas só aparecem quando estamos com a mente relaxada, espontaneamente. Durma bem, medite, pratique atividades físicas. Evite o estresse e sempre que possível, descanse. Dê um tempo para o seu cérebro recarregar. Quanto mais cansada, menos criativa sua mente será.

- Mude seus hábitos

A rotina é inimiga número um da criatividade. Mudar o caminho para chegar ao trabalho, por exemplo pode ser um ótimo estimulante para novos pensamentos.

- Explore o mundo

Seja curioso. Tenha relacionamentos com pessoas que pensam diferente de você. Frequente lugares que habitualmente você não frequentaria. Uma conversa informal pode conduzir a lugares que você menos espera, despertar ideias, inspirar e até mesmo proporcionar parcerias e projetos.

- Saia da Zona de Conforto

Aprenda algo novo, estimule-se a desafiar suas habilidades e conhecimentos. A zona de conforto, assim como a rotina e o estresse são grandes inimigos do pensamento criativo. Faça cursos fora da sua área de atuação, aprenda um idioma novo. Adquira um novo hobby.

- Busque inspiração

Como falamos anteriormente, ideias são resultados de conexões. Por isso, inspire-se diariamente, através de livros, filmes, músicas, viagens e o que mais estiver ao seu alcance. Novamente: seja um explorador. Enriqueça sua mente com novidades sempre.

- Exercícios Mentais

O cérebro é um músculo e nada melhor do que colocá-lo em ação, para que ele possa expandir sempre. Jogar palavras cruzadas, xadrez, sudoku, ou mesmo escrever diariamente ajudam a aumentar a velocidade do seu raciocínio.

A criatividade é uma qualidade que deveria ser melhor explorada por todos pois é fonte de inovação e é isso que o nosso futuro (e presente) clamam. Invista em você. Invista em pessoas criativas.

Teste as dicas que o nosso time recomenda e veja o que mais funciona para você e coloque em prática. Mãos à obra - esqueça o mito de que a criatividade é um “dom”, restrito à parte da população e reinvente-se!

Para investir em Comunicação Criativa do jeito certo, conte com a Kameleon Comunicação!

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn