Novos Termos da Publicidade

Se há alguma área profissional que se reinventa sempre, essa área é a Publicidade e consequentemente, nos deparamos com novos termos específicos. Caso você não acompanhe todas essas atualizações mas sinta necessidade de conhecer os termos publicitários mais utilizados no meio na atualidade, preparamos uma lista bem resumida. Assim você pode direcionar melhor seus investimentos e não corre o risco de ser ludibriado ao comprar serviços de Marketing:

Brainstorm: Termo em inglês - na tradução livre “tempestade cerebral”. A técnica é utilizada para gerar ideias e soluções criativas e eficientes para uma determinada questão ou necessidade apontada. Exatamente por isso, precisa ser bem direcionado para ser bem aproveitado.

BV: Sigla para Bonificação por volume. Trata-se de uma remuneração bônus para as agências, referente ao investimento realizado em uma compra de mídia. Também é conhecido como desconto padrão.

Copywriting: Técnica de escrever e promover um produto, pessoa, ideia ou um negócio. Construir palavras que irão convencer o consumidor de tomar uma decisão específica com uma escrita focada. A técnica é usada há muitos anos nos Estados Unidos mas apenas recentemente ganhou mais espaço no mercado brasileiro. Outro termo muito usado amplamente nos tempos atuais é “estratégia de copy”, que é justamente a aplicação dessa tática.

CPC: Sigla para “Custo por Clique. Refere-se à precificação e cobrança da sua campanha de anúncios online, como no Google, por exemplo. Neste formato, você só paga quando o usuário clicar no seu anúncio.

CTA (Call to Action): Em português é o “Chamado para a ação”. Essa chamada pode ser tanto visual como textual e incita o usuário a realizar uma determinada ação. O seu objetivo com cada campanha é que determinará qual melhor ação você deve propor na campanha: inscrição para uma newlstetter, indicar um download, interações em Rede Sociais, responder uma pesquisa entre tantos outros. O CTA dependerá da sua estratégia.

CTR (Click Through Rate): Sigla para “Taxa de Cliques”. Trata-se de um indicador importante para avaliação de desempenho do seu anúncio. Para calcular o CTR do seu anúncio, você precisa dividir o número de cliques pelo número de visualizações. O CTR irá determinar a qualidade das suas palavras-chave.

Customer Success: Traduzindo para o português, o termo configura como “Sucesso do Cliente”. Área de uma empresa totalmente voltada ativamente para a cultura do cliente. Os profissionais dessa área são focados em encontrar soluções para melhorar a experiência do cliente com a marca/empresa.

Google Ads: Plataforma do Google para campanhas de mídia online. Com este serviço, quando o usuário realiza uma busca, os seus anúncios podem ser exibidos nos resultados da pesquisa, na rede de display, anúncios do Youtube, Google Shopping, Aplicativos Pagos, Gmail, ou Remarketing, relacionados à uma palavra-chave.

Google Analytics: Serviço gratuito oferecido pelo Google que possibilita monitorar o desempenho do site, blog ou loja virtual, assim como analisar o comportamento do usuário, para efetuar melhorias, otimizar conteúdo e tomar decisões estratégicas.

Hashtag: Palavra-chave utilizada para um tema ou conteúdo compartilhado nas redes sociais. É utilizada precedida do símbolo #. Ficou bastante popular no Twitter e hoje tem bastante funcionalidade no Instagram também.

Inbound Marketing: Basicamente, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de Marketing de Atração, Retenção e Fidelização de clientes, que utiliza técnicas de Marketing de conteúdo e tecnologias de Automação de Marketing. O raciocínio é básico e pode ser aplicado por empresas de diversos setores: através da geração de conteúdo é o cliente que vem até a marca e não ao contrário, como comumente é feito. Já fizemos um artigo dedicado à este tema aqui no Blog da Kameleon Comunicação que você pode ler na íntegra: Inbound Marketing, o que é?

KPI: Sigla para Key Performance Indicator, ou seja, são os Indicadores chave de Performance do seu negócio. Os KPI’s são necessários para analisar resultados e indicar o desempenho de sua empresa, possibilitando avaliar os pontos fortes e fracos da sua operação, direcionando suas investidas.

Landing Page: Páginas adicionais em um site que tem como objetivo a conversão dos visitantes. São ferramentas da estratégia de Inbound Marketing. Por exemplo: solicite o cadastro do visitante para ter acesso à um material gratuito (e-book) da sua empresa. A partir deste contato, você pode monitorar o comportamento deste usuário, construir relacionamento e tornar este visitante um comprador.

Lead: Na linguagem do Marketing Digital, o “Lead” é um consumidor em potencial, que já demonstrou interesse no seu produto ou serviço.

Persona: Personagem fictício que simboliza o seu cliente ideal. É diferente do conceito de público-alvo, que abrange todo o segmento de mercado que consome a sua marca. Neste artigo do Blog, detalhamos melhor o conceito de Persona: O que são personas?

ROI (Return over Investiment): Sigla para “Retorno sobre Investimento”. Este indicador aponta se o seu investimento está trazendo retorno positivo ou negativo para a sua empresa. Cada área pode e deve calcular seu próprio ROI: Retorno sobre investimento em Mídias Sociais, Retorno sobre Investimento em SEO, Retorno sobre Investimento em Google Ads e assim sucessivamente.

SEM (Search Engine Marketing): Sigla para Marketing de Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas com o intuito de conquistar melhores posições de um site/ blog ou e-commerce em buscadores da internet (Google e Bing, por exemplo), aumentando a sua visibilidade da sua empresa.

SEO (Search Engine Optimization): Sigla para Otimização de Mecanismos de busca. SEO é a prática de ações para otimizar desempenho de sites, auxiliando em sua estratégia de SEM. Ajuda a garantir melhores resultados em buscas orgânicas do Google.

Social Media: São as Redes Sociais (Facebook/ Instagram/ LindkedIn/ Twitter/ e outras). Também é a nomenclatura do Profissional que posta, planeja, cria e analisa as redes sociais.

Storytelling: Método que consiste em contar uma história, transmitindo uma mensagem com emoção para cativar o leitor. Na publicidade, o storytelling é amplamente utilizado para aproximar os clientes das marcas, através de narrativas que demonstrem valores e propósitos da empresa, ao invés de apenas vender produtos e serviços.

Sentiu falta de algum termo que não encontrou nesta lista? Diga para nós: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para resultados eficazes, conte com o time de profissionais da Kameleon Comunicação!

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn