Marketing Pessoal

Você é a sua principal marca. Partindo desta máxima, faça uma breve análise e responda para si mesmo: como anda o seu Marketing Pessoal?

A prática do Marketing Pessoal ou Personal Branding, tem o intuito de alcançar sucesso pessoal e profissional. A estratégia utiliza técnicas de Marketing mesmo e auxiliam profissionais a se tornarem autoridades e referência nos setores onde atuam. O conjunto de técnicas pode e deve ser usado também para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho ou mesmo quem almeja crescimento onde já atua.

Em um mercado cada vez mais competitivo, dispor de táticas de Marketing Pessoal pode ser muito mais benéfico do que você imagina, tornando-se um diferencial no seu posicionamento perante sua rede de contatos. Porém, deve ser aplicado estrategicamente e com planejamento, para que você não se apresente como alguém prepotente e arrogante. Para evitar estes deslizes, apresentamos algumas dicas rápidas e e práticas que você já pode aplicar e ganhar ainda mais destaque no mercado de trabalho ou até mesmo ser reconhecido com certa autoridade no setor que você já atua:

  • Conhecimento

Qualificar-se é primordial para que você ganhe reconhecimento e notoriedade. Ser acomodado não te diferencia no cenário atual. Renove sempre o seu conhecimento no que tange a sua área de atuação: sempre que possível faça cursos, participe de palestras e workshops, leia livros, artigos, publicações e notícias. Vá além e também compartilhe o seu conhecimento e experiências - seja um contador de histórias, utilize as suas redes sociais para isso - é válido também manter um blog.

  • Autoconhecimento

Antes de você entender os outros, você precisa entender a si mesmo. Especialistas recomendam que você faça uma análise SWOT de si mesmo, avalie seus pontos fortes e enumere os pontos fracos, para que você possa melhorá-los. Descubra o que você tem de melhor para expor e aprimore os pontos que devem ser superados. Saber seus limites e vantagens é importante para não cometer deslizes e estar em constante evolução/ crescimento.

  • Hábitos

Palavras não são nada sem atitudes e seus hábitos são um reflexo do que você é. Seja sempre pontual, tanto para reuniões, encontros e entrevistas. Procure organizar seu trajeto para compromissos importantes com antecedência, saiba gerenciar o seu tempo. Saber ouvir o que o próximo tem a dizer também é um hábito comum entre os grandes líderes, assim como conversar olhando nos olhos e sempre agir com naturalidade: seja você mesmo, em qualquer ocasião.

  • Postura

Muitas vezes não damos a atenção necessária para postura, mas ela é fundamental e diz muito sobre você, pois se trata de comunicação não verbal. Deixar baços cruzados, manter a mão no bolso, sentar-se desajeitado, por exemplo, parecem gestos simples, mas podem transmitir desinteresse e apatia e não é essa a impressão que você quer causar. A comunicação não-verbal age no inconsciente do receptor da mensagem, por isso, estar atento à sua postura e gestos pode ser crucial no seu sucesso.

  • Vestuário

Pessoas vestidas adequadamente sempre transmitem uma boa imagem e confiança. Vista-se de acordo com o cargo que você está buscando e de acordo com a ocasião também. Corte de cabelo, acessórios, maquiagem e unhas (para as mulheres), barba para os homens - devem também estar sempre alinhados, afinal a primeira impressão é a que fica: o seu asseio pessoal é o seu cartão de visitas.

  • Vocabulário

Deixe as gírias e costumes para as suas horas de lazer, com os seus amigos. No ambiente corporativo é imprescindível ter um vocabulário rico e buscar sempre falar a nossa língua corretamente. Ler constantemente auxilia-nos muito neste quesito.

Além disso, seja sempre ético e tenha bom senso sempre. Use moderadamente o seu bom humor. Evite arrogância, prepotência e sempre que possível, pratique empatia.

Esteja sempre em estado de alerta: cuidar do seu marketing pessoal é tão importante como cuidar da marca de uma empresa e só depende de você. Vamos começar?

Para mais dicas de Marketing acompanhe sempre o Blog da Kameleon Comunicação! A cada semana, um novo artigo para você se manter atualizado!

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