Mas, e o Twitter?

Marcas e profissionais de Marketing sempre se deparam com este questionamento a respeito do microblog: devemos incluir o Twitter em nossa estratégia de Marketing?

Para conseguir responder a esta pergunta, é preciso analisar algumas informações sobre a Rede e ponderar o seu potencial. O erro que muitos cometem é ignorá-lo logo de cara, descartando o Twitter do planejamento de Marketing, quando ele pode ser uma valiosa ferramenta de relacionamento e posicionamento de marca.

Embora o crescimento de usuários tenha estagnado nos últimos anos, o Twitter conta com perfis leais e ativos na rede, que constantemente ganha atualizações e recursos. Um tweet que inicialmente só podia ser composto por 140 caracteres, hoje conta com o dobro de espaço – são 280, além de ser possível compô-lo com vídeos, imagens e gifs – tornando as postagens mais criativas, consequentemente ampliando sua possibilidade de engajamento entre os usuários, principalmente via mobile – o formato encurtado é ideal para ser acessado via smartphone e tablets. Cerca de 60% do tráfego do Twitter é gerado via dispositivo móvel e este fato é importantíssimo, visto que a tendência de consumo de informação converge cada vez mais para estas plataformas.

Mundialmente o microblog soma 300 milhões de usuários que produzem 500 milhões de tweets diariamente. O Brasil ocupa o segundo lugar na quantidade de usuários: somos 41 milhões de contas ativas e só perdemos a primeira posição para os Estados Unidos. Em outras palavras, o Twitter é uma rede que produz e consume muito conteúdo constantemente, com forte presença do público brasileiro e estes dados não podem ser ignorados em nenhuma estratégia de marketing. Ainda sobre o perfil do público, a maioria dos usuários tem entre 18 e 29 anos e sua popularidade é maior entre as pessoas com maior renda. Segundo estudo da Nielsen, o Twitter entrega uma assertividade de 80% no target desejado, contra 59% dos outros players digitais. (Fonte: Twitter)

Uma das principais características da Rede é a via de mão dupla – os usuários estão no Twitter para falar, mas também estão lá para ouvir. A informação em tempo real também se destaca como uma grande mobilizadora de funcionalidade da rede. Portanto, se você produz conteúdo é interessante ser ativo no Twitter. Além disso, muitas marcas usam o Twitter como um canal de Relacionamento. O SAC 2.0 funciona muito bem nesta rede, pois a interação entre usuários e perfis de marcas é mais direto e menos burocrático.

Outra vantagem que a sua empresa pode obter utilizando o Twitter é a humanização da marca – que ganha personalidade através da linguagem que a própria rede proporciona. Há diversos cases icônicos de marcas, que conversaram entre si ou mesmo com usuários de forma muito bem humorada.

Com uma estratégia de Tweets bem construídos e constantes, interação com usuários, utilização correta dos recursos que a rede disponibiliza, é possível usar o Twitter para atrair e fidelizar clientes, construir uma marca sólida e estreitar e humanizar o relacionamento com os seus clientes. Para fazer acontecer você precisa estar conectado à pessoas e o Twitter é o lugar ideal para isso!

Recomendamos que você crie o seu perfil e acompanhe em tempo real o que está acontecendo no mundo através dos tweets e se você precisar de uma estratégia para a sua empresa marcar presença nesta rede, conte com o time da Kameleon Comunicação.

(16) 3411 2566

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn