O passo a passo para um lançamento de sucesso

Lançar um novo produto pode ser um momento emocionante para qualquer empresa. Seja o primeiro produto que a empresa oferece, ou um acréscimo a uma linha já existente, o entusiasmo e agitação no ar é contagiante. Antes de apresentar seu produto às massas, no entanto, há algumas coisas que toda empresa precisa fazer para se preparar para a grande revelação.

Neste artigo, vamos analisar:

As avaliações que você deve fazer antes do lançamento

A maneira correta de planejar um lançamento

A execução bem-sucedida de um lançamento

As coisas que devem ser lembradas após o lançamento

Avalie antes de lançar

É impossível avaliar exatamente como o novo produto será recebido - mesmo as empresas mais experientes e de grande porte tiveram tanto sucesso meteórico quanto falhas épicas com lançamentos de novos produtos. Antes de enviar os comunicados de imprensa, passe algum tempo fazendo um pequeno estudo introspectivo.

Avalie a prontidão de sua empresa antes de começar a divulgar seu novo produto.

Sua empresa pode suportar um crescimento rápido?

Se o lançamento for bem-sucedido (e vamos encarar isso - o motivo pelo qual você está lançando um novo produto é porque deseja que ele seja bem-sucedido), sua empresa precisará ser capaz de dar conta do aumento da demanda.

Você tem pessoal adequado / linhas de suprimento / processos para lidar com a crescente atenção do cliente?

Você tem protocolo para lidar com consultas e necessidades de clientes em um departamento de atendimento ao cliente?

Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for não, atrase o lançamento do produto até que você tenha recursos suficientes disponíveis. No mínimo, estabeleça um plano para adquirir os recursos necessários, conforme necessário, antes de prosseguir com o lançamento do produto.

Avalie o produto em si

Quando uma empresa começa a se preparar para lançar um novo produto, pode haver uma tendência de super valorizá-lo. O pessoal do marketing, das vendas e até mesmo os executivos da empresa podem definir suas apostas no novo produto maravilhoso que eles têm. Fazer uma avaliação realista do produto antes de divulgá-lo ao público é vital para o sucesso do lançamento.

O produto foi completamente testado?

Ela fornece resultados consistentes?

Fazer perguntas difíceis internamente não só ajudará a melhorar o produto, mas ajudará a garantir que o produto esteja pronto para ser lançado.

Depois de fazer uma avaliação interna do produto, estude as respostas - mesmo aquelas que não são o que você deseja ouvir. Pode ser tentador ignorar as respostas negativas, mas isso pode colocar o seu produto e a sua empresa em risco. Definir expectativas elevadas para as habilidades de um produto pode causar uma reação rápida de clientes irritados quando o produto falha na entrega.

Avalie o mercado Provavelmente, houve pesquisas de mercado realizadas em preparação para o lançamento. Observe atentamente os resultados da pesquisa de mercado para se certificar de que existe um mercado para o produto.

Se o seu produto é um produto de nicho, existe mercado suficiente para suportar o produto?

O mercado disponível tem lugar para o seu produto?

Realizar pesquisas de mercado pode consumir muito tempo, mas pode levar a informações vitais que ajudarão a direcionar o lançamento de seu produto. Identifique a viabilidade do mercado para aceitar seu produto, bem como o mercado específico ao qual seu produto atrairá. A identificação do mercado pode ajudar você a segmentar esse público para o seu lançamento, aumentando as chances de um lançamento bem-sucedido.

Plano de Lançamento

Depois de começar a planejar o lançamento, você precisa analisar sua concorrência, seu mercado e sua estratégia de marketing.

Pesquise a competição

Durante sua pesquisa de mercado, certifique-se de que está avaliando não apenas o mercado potencial de seu produto, mas investigando completamente a concorrência. Ao estudar a concorrência, procure alguns detalhes específicos que ajudarão você a não apenas moldar o lançamento de seu próprio produto, mas também fornecer informações essenciais sobre o mercado no qual seu produto será colocado. Listar os principais concorrentes do mercado o ajudará a estudar seus produtos e suas técnicas de marketing.

Considere o mercado do ponto de vista de seu cliente em potencial:

Qual serviço ou produto eles escolhem atualmente?

Quais fatores definem seu produto para além do deles?

Quais são as principais diferenças que obrigariam um cliente a selecionar seu produto em detrimento de outra empresa?

A competição é uma importante fonte de informação enquanto você se prepara para lançar o seu produto - não ignore este passo vital.

Identifique seu público alvo

Além de conhecer a concorrência, seu cliente ideal também deve ser identificado. Encontrar as informações demográficas específicas de seu mercado-alvo ajudará você a adaptar a estratégia de lançamento às pessoas com maior probabilidade de comprar seu produto. Compile uma lista das características do cliente ideal. Use revistas, jornais, etc. para encontrar uma foto de alguém que represente o cliente perfeito e poste a foto em um local central. Ao personalizar o cliente-alvo, você pode direcionar seus materiais de marketing para “seu cliente” e ter maior sucesso em garantir que seus clientes estejam recebendo a mensagem.

Desenvolva sua estratégia de marketing

Essencial para o lançamento de um produto de sucesso é o desenvolvimento de uma campanha de marketing bem planejada. Usando uma variedade de canais de marketing é mais provável que você consiga fazer um lançamento bem-sucedido. Use as informações coletadas para identificar seu cliente-alvo e, em seguida, desenvolva uma abordagem multifacetada para alcançar esse cliente. Uma combinação de publicidade tradicional, bem como a inclusão de ferramentas de mídia social, gerará uma ampla gama de interesse em seu produto.

Avalie as possíveis opções de publicidade mais adequadas ao seu produto e ao seu mercado e estabeleça uma estratégia para usar essas ferramentas.

Seu produto seria melhor destacado por comerciais de televisão?

Um meio de impressão retrata melhor o seu produto?

Seus clientes-alvo estão enviando tweets o tempo todo?

Segmente as pessoas que não apenas usam seu produto, mas também usam as ferramentas com as quais você está fazendo marketing.

Executando o Lançamento

Tudo está alinhado e você está pronto para começar a planejar seu lançamento. Mesmo que sua data de lançamento prevista esteja a semanas de distância, ainda há coisas a serem feitas para aumentar o seu lançamento . À medida que a data circulada no calendário se aproxima, coloque esses elementos essenciais "pré-lançamento" em ação para ajudar a criar o ambiente perfeito para o seu lançamento.

Comece a promover cedo

Não espere até a data real de lançamento para começar a contar às pessoas sobre seu novo produto. Comece a promover o produto várias semanas antes do lançamento - e comece a ajudar seu público-alvo a reconhecer o nome e / ou produto. O reconhecimento do nome é fundamental para fazer com que os clientes experimentem o seu produto - certifique-se de que o nome do seu produto esteja na frente do mercado antes que o produto esteja disponível.

Estudos de pré-lançamento são importantes

Antes do lançamento do seu produto, permita que as pessoas chave usem (e subsequentemente escrevam sobre) o seu produto. Oferecer seu produto para blogueiros, editores, jornalistas e outros que tenham seguidores e público é uma maneira fantástica de gerar interesse e entusiasmo em seu produto. Tendo usuários reais dando depoimentos sobre o novo produto emocionante prestes a ser lançado aumentará a disposição do cliente para estar à procura de seu lançamento.

Durante o período inicial para o lançamento do produto, publique vídeos ou comerciais de natureza única ou que façam as pessoas rirem.

Faça uma pesquisa com seu público-alvo e correlacione as respostas com um infográfico ou resposta de pesquisa que permita que os clientes em potencial vejam a necessidade do seu produto.

Considere uma campanha de lançamento relacionada ao setor para aproveitar os dias que antecederam o lançamento. Por exemplo, um novo produto de cozinha pode querer ser maximizado em uma temporada de festas de fim de ano, destacando o quanto será mais fácil preparar grandes refeições com o novo produto.

Procure por conexões de produtos que se prestem a marketing criativo para o lançamento de seu produto.

Use o poder das mídias sociais

A mídia social mudou para sempre a maneira como os clientes se relacionam - uns com os outros e com a comunidade global. Aproveite o poder das mídias sociais usando-o para gerar conversas sobre o lançamento do produto. Explore conexões que possam existir apenas em uma capacidade on-line e desenvolva interações significativas com novos círculos sociais que possam estar interessados ​​em seu produto. Em vez de se concentrar em números de mídia social, concentre-se na profundidade das interações que você pode gerar. Forneça conteúdo atraente sobre seu produto e inicie conversas sobre ele. À medida que o círculo social aumenta e se expande, mais e mais pessoas começarão a falar sobre o produto, que, por sua vez, dirá aos outros e assim por diante - iniciando um movimento de base para ajudar a lançar sua campanha.

Depois do Lançamento

Uma vez que a data de lançamento tenha passado, seus esforços não devem ser interrompidos.Sua promoção de lançamento deve continuar funcionando.

Manter um fornecimento constante de tópicos para repórteres / jornalistas sobre o próprio produto.

Detalhe os usos do produto pelo cliente - incluindo relatórios de alguns dos usuários iniciais do produto.

Descreva as alterações que o produto traz ao mercado.

Como você não tem controle sobre quando um jornalista pode escrever sobre seu novo produto, mantenha-o informado sobre o produto através de artigos de conteúdo bem escritos.

À medida que as pessoas se tornam mais conscientes do seu produto, certifique-se de que elas tenham acesso fácil não apenas ao produto, mas também a informações adicionais sobre o produto. Ofereça avaliações gratuitas, vídeos, demonstrações de produtos - tudo especificamente voltado para informar o público sobre a nova oferta de produtos. Não tenha medo de pedir aos clientes que informem sobre a experiência deles com o novo produto - bom ou ruim - e use esses resultados em mais publicidade.

Ao longo da estratégia de marketing, sua campanha precisará ser alterada à medida que os anúncios se tornarem obsoletos, as vendas ficarem estagnadas ou os clientes parecerem perder o interesse no produto. Esteja atento para acompanhar quais esforços estão começando a perder eficácia para que você possa fazer as alterações apropriadas. Monitorar as condições do mercado também pode ser um indicador de quando um produto está em seu curso e precisa ser reformulado ou retirado do mercado completamente.

Da mesma maneira, manter o controle de quais ferramentas de mídia foram as mais bem-sucedidas na conversão de clientes em potencial em vendas fornecerá um indicador de onde seus esforços devem ser gastos. Descartando os métodos ineficientes e substituindo-os com esforços renovados nos métodos produtivos ajudará não só a gerar renda através da identificação de novos clientes. Isso maximizará a conscientização do cliente.

Precisando de uma ajuda profissional no seu lançamento? Entre em contato e saiba mais sobre as estratégias que a Kameleon utiliza para seus lançamentos :Ligue: (16) 3411-2566

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn