6 razões para investir nas mídias sociais

6 razoes para investir nas mídias sociais

Um número crescente de empresas, incluindo as menores, estão aumentando seus investimentos de marketing direcionado para as mídias sociais. Confira a seguir as principais razões para sua empresa começar a fazer o mesmo:

1. O marketing de mídia social é perfeito para fortalecer sua marca. Além disso, amigos leais, fãs, seguidores e outros membros da comunidade nas plataformas de redes sociais, podem se transformar em advogados dedicados à sua marca. Estudos mostram que cerca de um em cada dez consumidores atua como promotores de marca gratuita on-line. A geração mais jovem usa a mídia social para quase tudo e o sucesso futuro significará presença nas plataformas que eles usam.

2. Pesquisas de mercado sugerem que as empresas planejam investir partes mais altas de seu orçamento de marketing nas mídias sociais no futuro. As empresas que deixarem de adotar completamente essa tendência ficarão em desvantagem competitiva. Com a expansão dos hotspots Wi-Fi e das redes de banda larga móvel, um número crescente de pessoas está usando laptops, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis para acessar a Internet de praticamente qualquer local. O que isso significa é que as empresas que usam as mídias sociais efetivamente poderão alcançar essas pessoas quase a qualquer hora do dia. As organizações que não estão totalmente presentes e ativas nessas plataformas certamente ficarão para trás na corrida de marketing.

3. A mídia social fornece uma plataforma gratuita e simples para pesquisar e testar a opinião pública. Plataformas como Facebook facilitam a pesquisa de impressões de consumidores em produtos e serviços. Por exemplo, se uma empresa apresentar um novo produto, poderá usar as ferramentas de gerenciamento de mídia social para procurar no Twitter por “tweets” públicos que contenham o nome do produto. Os aplicativos de software podem analisar esses tweets automaticamente, não apenas por palavra-chave, mas também por símbolos de mídia social comumente usados como ":)" e ":(" para avaliar se a reação do público é positiva ou negativa. As empresas também podem postar perguntas ou pesquisas em seus sites.

4. A mídia social pode atuar como uma rede de atendimento e suporte ao cliente. Um número crescente de empresas usa esses sites para fornecer atualizações e notícias de produtos, e até mesmo para responder a solicitações de ajuda ao cliente. Por exemplo, respondendo a uma consulta sobre um problema comum de um produto, todos os membros da comunidade online poderão ler a solução. Isso pode ser muito mais eficiente do que responder ao mesmo problema para um grande número de clientes individualmente. A mídia social permite que os clientes forneçam feedback instantâneo, o que permite que as empresas respondam de maneira mais rápida a questões importantes.

5. Mais consumidores consultam as mídias sociais antes de comprar produtos online. Uma pesquisa do E-Tailing Group sugere que um em cada três consumidores verifique com suas comunidades de mídia social antes de decidir sobre as compras. Um estudo da Revista Forbes constatou que cerca de sete em cada 10 compradores on-line têm maior probabilidade de fazer negócios com empresas que possuem páginas de perfil de mídia social ativas.

6. A mídia social ajuda na otimização de mecanismos de busca (SEO). Esse fator pode ser especialmente importante para empresas que vendem produtos e serviços em seus próprios sites. O SEO é a chave para manter um fluxo constante de tráfego para seus sites, o que pode levar a mais conversões (vendas). Alterações nos algoritmos dos mecanismos de pesquisa recentemente enfatizam muito a presença nas mídias sociais. Em particular, os sites podem obter maior pontuação nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa quando o site tem recomendações dos amigos de mídia social do usuário.

Se você ainda não está investindo em Social Media Marketing e mantendo uma presença ativa com um objetivo claro em mente, basicamente está configurando seus negócios para ficar para trás e possivelmente perder clientes existentes para sua concorrência socialmente experiente.

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