A Inteligência Artifical no Marketing

Trouxemos algumas ferramentas de IA associadas ao marketing. Confira!

Quando o assunto é Inteligência Artificial você, assim como boa parte da população, prontamente imagina um cenário de ficção científica e robôs substituindo a raça humana?

Então sentimos muito, mas vamos destruir aqui estes pensamentos. O termo Inteligência Artificial, IA ou AI em inglês (artificial intelligence) refere-se a uma inteligência semelhante ou simula a inteligência humana com o uso de mecanismos e softwares altamente tecnológicos, além de ser uma área de estudo científico.

Por enquanto, não há o que temer, muito pelo contrário! A área do marketing digital se desenvolveu tanto nos últimos anos, que hoje é possível integrar estas tecnologias às suas estratégias.

A IA pode e deve ser utilizada para estratégias de marketing digital, pois facilitam a automação do trabalho manual e confere maior assertividade, agilidade e inteligência às campanhas.

Sabendo disso, trouxemos algumas ferramentas associadas ao marketing digital. Confira!

Machine Learning

O Machine Learning embora seja um contraponto à inteligência artificial, subsidia muitas informações relevantes para a área. De forma concisa, trata-se da habilidade de uma máquina ou sistema aprender sem necessidade de programação, sendo uma vertente específica da IA que treina máquinas para aprender com dados.

No que tange o marketing digital, o machine learning apoia a qualificação de leads e direciona os anúncios de forma mais assertiva com as ferramentas sofisticadas de automação e compreensão dos dados de forma rápida e inteligente.

Chat bots

Os chatbots são chats conduzidos por robôs que, com o auxílio da inteligência artificial, imitam conversas entre empresa e cliente.

Funciona como um assistente do seu negócio para facilitar e agilizar a comunicação através de mensagens de texto automatizadas. Em outras palavras, é uma ferramenta que responde o seu cliente com alguma mensagem previamente programada e padrão. É muito útil para quem não consegue ler o tempo as mensagens via inbox e, em contraponto, quem enviou a mensagem não pode esperar por muito tempo um retorno.

Através desta ferramenta é possível, por exemplo, encaminhar o seu cliente a ligar para o seu telefone particular ou aguardar uma resposta específica para sanar as suas dúvidas. Há inúmeras possibilidades de personalização dos e-mails, cabendo a empresa decidir.

Captação de leads

Dentre as ferramentas mencionadas, sem dúvidas as campanhas de captação de leads são as que mais requerem o amparo da inteligência artificial.

Isto deve-se ao fato de que necessitam de programação, automação e tecnologias muito específicas.

Mecanismos de busca e o marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma técnica de atração, envolvimento e geração de valor para o seu público, a fim de gerar uma boa percepção e posicionamento da sua marca.

Para isso, há inúmeros meios, dentre eles o SEO como facilitador na hora de encontrar a sua empresa nos mecanismos de busca.

Que tal começar o ano utilizando tecnologia de ponta para as suas campanhas? Nós estamos aqui para ajudá-lo.

Entre em contato com a Kameleon e torne a sua marca competitiva e imponente no mundo digital.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn