Sua empresa está ativa nas redes sociais?

Saiba aproveitar esse momento e use e abuse das 5 dicas de como divulgar seu negócio nas redes sociais.

As redes sociais estão em crescimento com a quarentena, quanto mais gente em casa, mais pessoas conectadas, mais clientes poderão ver suas publicações. Saiba aproveitar esse momento e use e abuse das 5 dicas de como divulgar seu negócio nas redes sociais.

Um estudo da consultoria Kantar, com dados de mais de 25.000 pessoas em 30 mercados - entre os dias 14 e 24 de março, indica que Facebook, Whatsapp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% no período. Valor significativo se pensarmos o curto espaço de tempo.

Em um período de quarentena global, com mais de 2 milhões de pessoas em casa para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, as redes sociais têm se mostrado como uma válvula de escape para ter contato com amigos e família, bem como para aprender novas brincadeiras ou habilidades, como cozinhar.

Logo, com o aumento do uso das redes sociais durante a pandemia, a conexão digital se torna mais importante do que nunca, e não são só as redes sociais do Facebook que estão crescendo. O rival Pinterest, que tem hoje 38 milhões de usuários no Brasil, teve uma alta histórica de interações durante as primeiras semanas da quarentena. “Se há um retorno positivo, do ponto de vista empresarial, nunca tivemos um engajamento tão alto quanto agora. As pessoas têm buscado muitas dicas de alívio de estresse, atividades para fazer em casa, receitas fáceis, como trabalhar e lidar com as crianças em casa”, afirma Mariana Sensini, diretora de crescimento do Pinterest para Brasil e América Latina, em uma entrevista. Claramente as buscam que mais crescem são aquelas que auxiliam as pessoas em temas relacionados à quarentena. Mães procuram, por exemplo, brincadeiras para entreter os filhos. O Pinterest tem se mostrado uma plataforma funcional ajudando as pessoas nesse momento de pandemia de coronavírus.

O Pinterest é uma rede social diferente das demais. Em vez ser um espaço virtual para compartilhar os momentos marcantes do seu dia a dia, o aplicativo é uma plataforma digital de descoberta virtual. Um dos principais focos do Pinterest é ser uma ferramenta de descoberta visual. As palavras nem sempre são o suficiente para descrever os desejos e as imagens ajudam nisso.

O Instagram também busca formas de estimular publicações positivas e ajudar os usuários a se conectar com amigos e conteúdos importantes. Logo nos primeiros dias da quarentena, a rede social lançou um adesivo com os dizeres “Em casa” para que as pessoas continuassem a publicar fotos do dia a dia, ainda que sem sair da residência.

Para lidar com o distanciamento físico de outras pessoas, a Mental Health Foundation, instituição de caridade do Reino Unido que promove a manutenção da saúde mental há 70 anos, recomenda a conexão com amigos e entes queridos durante o período de isolamento social que ajuda a combater a pandemia do novo coronavírus. “Esteja em contato com outras pessoas regularmente por meio de redes sociais, e-mail ou telefone. Essas são boas formas de manter-se perto das pessoas que são importantes para você”, segundo a fundação.

Bom, agora que você já sabe que estamos com acessos altos altíssimos na internet, confira 5 passos para divulgar seu negócio nas redes sociais que a Kameleon separou para você e promova seu produto ou serviço.

1. Não tentar vender seu produto ou serviço o tempo todo

Antes de tentar vender algo, ofereça um bom conteúdo, apresente dicas úteis e as principais tendências atuais em seu nicho, por exemplo. Mostre na prática resultados de projetos desenvolvidos, compartilhe depoimentos de seus clientes satisfeitos, e estabeleça um vínculo próximo e de confiança com seus seguidores nas redes.

2. Gere conteúdo que faça a diferença

Não economize na criatividade e desenvolva conteúdos que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Dicas práticas e sugestões que fazem parte de seu cotidiano profissional e da rotina de seus clientes em potencial serão muito bem-vindas e farão com que sua marca ganhe autoridade em seu segmento.

3. Interaja com seus contatos

A lógica vigente nesses ambientes é a da visibilidade, portanto, cada curtida, comentário ou compartilhamento deve ser valorizado. É preciso dar atenção e, se possível, mimar um pouco seus seguidores, pois isso pode te ajudar a melhorar sua performance nas redes sociais. Portanto, retribuir quem o segue e principalmente não deixar passar nenhum comentário é essencial, principalmente quando se tratarem de dúvidas e/ou sugestões.

4. Mantenha a constância nas postagens e interações

Analise quais são as melhores opções em seu nicho e dedique-se à produção de conteúdo e de postagens, lembrando sempre que elas devem agregar valor e não apenas ser frequentes. Um excelente opção é a programação das postagens, ferramenta disponível na maioria das redes sociais. Isso permite um planejamento prévio, que pode ser feito em um fim de semana por exemplo.

5. Trace estratégias claras e definidas

Vimos aqui algumas estratégias de como divulgar seu negócio nas redes sociais, e como extrair o máximo de resultado de cada uma delas. Entretanto, é você quem deve traçar sua estratégia de inserção nas redes sociais, de maneira que possa dar conta das demandas que mostramos aqui. Com boa parte de seu tempo ocupada com os projetos e com a execução de tarefas, parece ser impossível conciliar o trabalho cotidiano com essas exigências todas que o uso das redes sociais impõe.

O segredo para conseguir fazer essa conciliação é o planejamento e a visão clara de que usar as redes como aliadas irá realmente fazer diferença na captação de clientes. Em sua estratégia, leve em conta quem irá executar o trabalho prático de criação de conteúdo, de postagens, de programação e de interação com seus seguidores. Como vimos, se você não puder fazer isso pessoalmente, por falta de tempo, treine alguém de sua equipe ou terceirize o serviço com a a Kameleon :) Mas, sob nenhuma hipótese, negligencie o poder dessas novas mídias para captar mais clientes.

Podemos concluir é que estamos vivendo o melhor momento para investir tempo e dinheiro em campanhas inteligentes nas redes sociais, então use e abuse dessas dicas poderosas e saia na frente.

Agora, se não tem tempo ou se sua empresa não possui uma pessoa que possa trabalhar de forma profissional nas redes sociais, a Kameleon pode ajudar, nós dispomos de uma equipe qualificada para garantir os melhores resultados para seu negócio. Envie uma mensagem e agende uma reunião, vamos alavancar suas vendas hoje, pois o seu negócio não pode parar.

Whatsapp Kameleon

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn