Importância do Plano de Comunicação em uma empresa

Ter em mãos um bom Planejamento de Comunicação é fundamental para atingir o seu target de maneira mais eficaz e segura.

A transmissão eficiente de informações é essencial para uma empresa que quer alcançar de maneira estratégica e correta o seu público-alvo. Ter em mãos um bom Planejamento de Comunicação é fundamental para atingir o seu target de maneira mais eficaz, segura e bem-sucedida.

O que é um Plano de Comunicação?

Um Plano de Comunicação bem estruturado carrega consigo todas as artimanhas e análises que estão sendo utilizadas no decorrer do projeto, inclusive patrocínios e investimentos.

Nele, temos definido:

As melhores formas de transmitir uma mensagem para o público;
Os canais e públicos adequados ao projeto;
Periodicidade de contato com determinado público.

Além disso, é necessário que, no Plano, estejam respondidas as seguintes perguntas:

Quem é o nosso público-alvo?
O que queremos transmitir para ele?
Quando é apropriado entregar nossa mensagem? Em qual momento do dia? E a periodicidade?
Por quê? Quais resultados pretendemos alcançar?
Como vamos nos comunicar para entregar a mensagem? Qual o canal e a maneira de comunicação adotada? Anúncio, e-mail marketing...
Por quem? Quem será o “porta-voz” da empresa ou qual será o perfil adotado para interlocução com o público.

Para que seja executado de maneira perfeita, os seguintes passos devem ser levados em conta:

1. Entender a situação de mercado da empresa
2. Definir objetivos e metas
3. Recortar o público-alvo
4. Definir o orçamento
5. Estabelecer o cronograma
6. Estabelecer a orientação criativa
7. Capacitar a equipe
8. Pensar a longo prazo
9. Fazer testes
10. Preparar-se para crises
11. Avaliar, adaptar e melhorar

Metas alcançáveis

É necessário também que metas alcançáveis sejam estabelecidas para que você consiga monitorar e avaliar os resultados das ações posteriormente. Para isso, existe a ferramenta Smart que as classifica da seguinte maneira, facilitando suas definições:

  • S:
  • specific (específicas);
  • M:
  • measurable (mensuráveis);
  • A:
  • achievable (atingíveis, possíveis dentro do seu tempo e dos recursos disponíveis);
  • R:
  • relevant (relevantes, considerando o seu objetivo maior);
  • T:
  • time-bound (limitadas no tempo, ou seja, obedecendo a um cronograma).

    Quais os benefícios de se Planejar a Comunicação?

    Além de fazer com que gastos desnecessários sejam evitados com a definição dos investimentos internos e permitir clareza na hora de definir ações a serem realizadas, o Planejamento de Comunicação tem como benefícios:

    Criar um posicionamento oficial da marca;
    Comunicar de maneira clara os valores da empresa;
    Possibilitar um melhor conhecimento do público-alvo;
    Adequação na linguagem empregada, de modo que a informação seja transmitida de maneira clara e objetiva.

    Você imaginava que o Plano de Comunicação em uma empresa era tão importante assim? Pois bem, ele é necessário para que a estratégia de comunicação continue sempre eficiente e a informação seja entregue para as pessoas certas, no momento certo e da maneira certa.

    A Kameleon Comunicação está aqui para ajudar você a construir toda a comunicação da sua empresa e otimizar seus investimentos!

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