Em busca da persona ideal para seu negócio

A persona cria uma identidade bem definida no papel de um personagem, já que traça todo o perfil de uma pessoa.

O que é persona?


Persona é um estereótipo do cliente ideal para uma empresa, aquele que dá prazer em atender, é rentável e ela quer atraí-lo e atendê-lo com o seu trabalho da melhor maneira possível. É uma pessoa fictícia, porém com base nos ideais de uma real, e é a base de toda a estratégia de Marketing Digital e de produção de conteúdo da empresa. Com ela, é possível adaptar a linguagem e o Tom de Voz da marca, ou seja, adaptar sua personalidade e a maneira de se relacionar com o cliente.

Diferença entre persona e Público-Alvo

Em poucas palavras, Público-Alvo é a definição de um segmento de pessoas com características em comum que a marca escolhe para direcionar suas campanhas e anúncios. É uma definição mais genérica dos consumidores, enquanto a persona cria uma identidade bem definida no papel de um personagem, já que traça todo o perfil de uma pessoa.

Como encontrar a persona ideal para a sua empresa?

Opção 1: Quando já se tem vários clientes:

  • Devemos olhar para o perfil dos clientes e escolher os mais rentáveis e os que mais queremos e temos prazer em atender.
  • Opção 2: Quando ainda não se tem clientes:

  • Analisar o mercado que a empresa se insere, suas aptidões e afinidades;
  • Escolher um perfil de cliente que gostaria de atrair e atender.
  • opção 3: Quando se tem audiência nas redes sociais:

  • Se aprofundar nas pessoas que mais se engajam e conhecer suas necessidades, desejos e dúvidas.
  • O que é necessário descobrir sobre esse personagem?

  • O problema que ele quer resolver e as dores que eles causam;
  • Seus sonhos e objetivos;
  • Obstáculos que impedem alcançá-los;
  • Quais mídias utiliza no dia a dia (redes sociais, TV, jornais);
  • Onde costuma fazer compras;
  • Estilo de vida, atividades diárias e valores;
  • Demografia: gênero, idade, escolaridade, renda, etc.
  • Como analisar os dados obtidos e estruturar a persona?

    Facilita bastante identificar os padrões nas respostas. Eles representam características, problemas, desafios e dúvidas que são comuns a vários clientes e que devem fazer parte da persona. Se você percebe que quase todos responderam que têm ensino superior completo e costumam usar o Instagram para interagir com marcas, aí estão traços do perfil a ser utilizado como referência.

    O segredo está em pensar na persona como um ser humano de verdade, que vai interagir com a marca, ler os seus conteúdos e comprar os seus produtos. Um ser humano não se resume a uma lista de tópicos, portanto, escrever uma história para o personagem ilustrando seu dia a dia ou alguma vez em que teve interação com o produto da marca, fica muito mais fácil perceber seus hábitos, comportamentos e como ele se relaciona com a empresa.

    Agora que temos um personagem definido e também dados sobre ele, é possível definir uma linguagem e um tom de voz específico para agradá-lo e, consequentemente, agradar a todos, ou pelo menos a maioria, dos clientes da sua empresa. Uma vez que identificou seu persona, podemos citar um exemplo de como interagir com este público pelas redes sociais de forma correta. O relacionamento com os clientes é parte importante do trabalho junto à persona da sua marca. Quando você entende como essas pessoas gostam de ser tratadas e abordadas, sua comunicação chegou a um ponto interessante. Assim, em cada post, ação ou campanha, a maneira como as ideias e a proposta é colocada atinge bem o usuário, graças à percepção exata das características da persona.

    Se são jovens e antenados, defina um diálogo descolado, pessoal e com informações atuais diferenciadas. Se são nível social elevado, escolha temas refinados, novidades tecnológicas, o que há de mais moderno e sofisticado. Esses assuntos devem prender o seu pernona e não ser apenas "mais do mesmo"; por isso, independente do público, inove.

    Manter um relacionamento adequado contribui também para o engajamento nas redes sociais. O consumidor sabe que a empresa se importa com a opinião e as avaliações dele. Isso gera maior confiança e fortalece a empatia. Além da adequação à persona, o relacionamento depende do atendimento e da interação nas redes sociais, especialmente, por meio dos comentários de posts. Responda os comentários de forma pessoal e nunca automática. Você está conversando com pessoas.

    Aquisição de clientes

    A aquisição de clientes é um ponto muito importante quando uma empresa se posiciona nas redes sociais. Com as estratégias Inbound, a proposta é atrair o máximo de público qualificado, ou seja, aquele que tem interesse no que a marca vende. No entanto, essa é só a primeira parte do trabalho. A partir disso, a tarefa é transformar essas pessoas em clientes reais da empresa. Com as possibilidades que as redes sociais oferecem, a aquisição de clientes é uma realidade. Para isso, é fundamental investir em marketing de conteúdo para gerar interesse no público, propor ofertas vantajosas e direcionadas, desenvolver campanhas e buscar o engajamento.

    Se você está lidando com pessoas interessadas em produtos tecnológicos, então ofereça ofertas para os leitores do seu artigo do blog que informava sobre novo produto no mercado, desta forma você não abre a promoção para todos e restringe apenas aos que realmente se interessam na sua empresa/marca. Insira um parágrafo informando que "você leitor ganhará desconto de até 20% ao mencionar que leu o artigo do blog desta semana." Lembre-se de colocar um prazo neste desconto. Cada uma dessas ações conduz o usuário desde sua atração até o momento de conversão, em que realiza uma compra e se torna um cliente adquirido.

    Quer dar uma cara nova para o seu negócio, mas está com dificuldades de encontrar e/ou desenvolver a sua persona?

    Venha para a Kameleon Comunicação, nós estudaremos o seu persona, entenderemos seu negócio e criaremos uma bela estratégia de marketing para sua empresa!
    Fale conosco.

    Compartilhe esse post

    Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn