Passo a passo para investir em Redes Sociais na sua empresa

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Diante das várias opções disponíveis de serviços sociais para os mais variados propósitos, e considerando o grande alcance que as plataformas dominantes do mercado apresentam hoje em dia, podemos considerar que as Redes Sociais impactam profundamente a nossa vida real e não somente a virtual. Estamos vivemos um momento da história em que os conceitos de "vida virtual" e "vida real" se mesclam quase que por completo – exceto para os indivíduos que preferem se manter longe dessa nova sociedade conectada.

Com a evolução das Redes Sociais, a Internet se tornou um ótimo ambiente para Negócios e Investimentos e não mais somente de entretenimento ou aproximação de pessoas. O problema é que muitas pessoas talvez por medo - ou incerteza - deixam de investir nessa nova tecnologia e mantêm a divulgação do seu negócio por meio de canais de comunicação mais antigos e que já não exercem mais o mesmo efeito na sociedade. Não significa que essas mídias offlines sejam menos importante, mas sim que não apresentam o mesmo resultado se compararmos o valor investido.

Pensando nisso, nós decidimos falar no Blog de hoje sobre alguns passos para investir em Redes Sociais na sua empresa e, dessa maneira, conseguir conversar com o seu público de maneira mais eficaz.

1- Faça Publicidade

  • Além de ser uma ferramenta para proporcionar facilidade na hora de se relacionar com os clientes, as Redes Sociais são ótimos canais para promover o seu Negócio com Anúncios pagos que permitem o controle absoluto de onde você os veicula, evitando gastos desnecessários e atingindo o público-alvo como um “tiro certeiro”.
  • 2- Invista nos Anúncios pagos mesmo que a sua verba não seja tão grande

  • Antigamente, proprietários tinham que divulgar seus Negócios em TVs, Rádios, Jornais, Revistas e Outdoors. Todos tinham um custo elevado. Hoje, com o Facebook, por exemplo, você que está iniciando agora com seu empreendedorismo e não tem uma boa verba para investir em Marketing, pode começar a veicular seus anúncios com apenas R$ 10,00 de investimento. Alguns anos atrás isso era impossível; ou se dispunha de verba para investir ou simplesmente não investia, não tinha “para onde correr”.
  • 3- Analise os Dados obtidos

  • Ao utilizar as Redes Sociais na divulgação da sua empresa, é possível analisar quais dos seus planos de ação realmente surtiram efeito. Se os Stories de maneira geral tiveram mais visualizações do que os Posts, o ideal é que haja mais investimento nesse recurso, mas obviamente sem deixar de lado as outras ferramentas;
  • Hoje existem mecanismos próprios do Facebook e Instagram que permitem estabelecer dados que especificam características fundamentais do público-alvo, tais como idade, gênero, localização, dentre outros. Esses Dados auxiliam no aprimoramento do Plano de Comunicação da sua empresa, que já destacamos sua importância em um dos Blogs anteriores.
  • 4- Analise a Concorrência

  • De acordo com um estudo realizado pela Deloitte em 2010, mais de 70% das empresas no Brasil já utilizavam e/ou monitoravam as Mídias Sociais. Imagine hoje, em 2020!
  • Com a participação da concorrência nos meios virtuais de fácil acesso, é possível analisar as estratégias que ela utiliza para atingir seu público ou capturar novos clientes. Essa análise pode gerar um “Norte” para a sua empresa poder verificar se seu Plano de Comunicação realmente está sendo eficaz ou não.
  • 5- Interaja e se Relacione

  • Quem nunca viu aquele comentário engraçado entre uma empresa e seu cliente, ou uma empresa atendendo a pedidos dele? É simples encontrar esses comentários no Facebook em várias páginas. A Netflix, por exemplo, é uma empresa que costuma fazer bastante isso com seus clientes, promovendo uma relação de amizade e de afeto com eles;
  • Interaja com o seu público, se relacione com ele e se aproxime dele.
  • 6- Fidelização

  • Como já introduzimos anteriormente, desenvolver a Interação e o Relacionamento com os clientes certamente é uma ótima maneira de cativar as pessoas, se tornar popular entre elas e, assim, se destacar em meio à concorrência;
  • Tendo esses ganhos, sua empresa se torna “bem falada” pelas pessoas, sua proposta de valor se torna conhecida, novos clientes vão surgindo e se tornam fiéis à sua marca. Isso faz com que eles sintam a necessidade de adquirir o SEU produto e/ou serviço e não o dos seus concorrentes.
  • “Ah, mas não tenho tempo de gerenciar as Redes Sociais da minha empresa e de ficar analisando onde devo cortar custos…”

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