Como usar #hashtags em postagens e stories nas Redes Sociais

Elas são importantes, mas devem ser usadas com cautela.

O que são as Hashtags?

As Hashtags são representadas pelo símbolo de “jogo da velha” – este # - que aparece antes de alguma palavra-chave sobre determinado assunto ou local, por exemplo. Aqui na #kameleoncomunicacao, além dessa nós utilizamos também algumas outras como #MidiasSociais, #RedesSociais, #Publicidade, #MktDigital e #saocarlos.

Qual é a função das Hashtags?

As Hashtags são responsáveis por transformar as palavras-chave em um hiperlinks que direcionam para um resultado de pesquisa de todas as pessoas que também compartilharam e marcaram conteúdos com aquela hashtag específica.

Quando você escolhe uma determinada hashtag para uma publicação, ela é automaticamente adicionada a um grupo do mesmo assunto. É uma estratégia rápida e fácil para aumentar o engajamento orgânico de maneira simples e eficaz de agrupar diversos conteúdos compartilhados diariamente sobre um determinado tema.

Por exemplo, se você tem uma escola que dá aula de música e na hora de fazer uma publicação coloca a hashtag #aulademusica, sua publicação aparecerá em meio a várias outras de diferentes escolas que trabalham com essa modalidade.

É uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho e o seu local de aprendizado. Assim, novos seguidores e novos clientes em potencial podem surgir. Além disso, é uma excelente forma de otimizar as estratégias de SEO da sua empresa e mesmo pessoas que não te seguem, podem estar por dentro do seu conteúdo devido a sua relevância conquistada.

Como utilizar as Hashtags de maneira correta

Antes de ir colocando várias hashtags nas legendas dos posts, é importante fazer uma pesquisa sobre aquelas que realmente estão em alta de acordo com o segmento em que seu produto e/ou serviço se insere. Desse modo, você as utiliza de acordo com o público que deseja atingir.

Aqui na Kameleon, por exemplo, não devemos usar a hashtag #picoftheday (foto do dia, traduzindo do Inglês) em uma publicação sobre Marketing Digital, mesmo ela sendo bastante procurada e sendo uma que nos proporcionaria vários views. Embora muitos usem dessa estratégia errada, "você pode irritar o público que está pesquisando algo específico", afirma Gaby Bueno Zanollo diretora da Kameleon Comunicação. A #picoftheday é utilizada para fins mais pessoais, para aquela foto da rotina de uma pessoa. "Não é interessante para quem a utiliza estar se engajando com o Marketing Digital, entende? São assuntos diferentes." - completa.

Quando nós utilizamos a #MktDigital estamos em sintonia com as pessoas que procuram publicações desse tipo.

Uma boa opção também é colocar hashtag de localização, ou seja, o nome da sua cidade, Estado, País, caso esteja visitando algum, ou até mesmo algum evento que você compareceu.

Dicas para Hashtags

Quantidade, nesse caso, não é qualidade!

Muitos perfis empresariais acabam tomando a iniciativa de incluir milhares de hashtags nas suas publicações e como resultado acabam não atraindo as pessoas certas para ver os posts.

É importante usar sempre as hashtags, porém usar no mínimo 2 e no máximo 5, procurando sempre adequar as palavras e frases que tenham maior relevância no contexto do post. Não podemos nos esquecer de mencionar o cuidado com as hashtags excessivas no meio do conteúdo do post, pois pode acabar gerando confusão e dúvida por parte dos usuários à medida que eles não entendem o que de fato está sendo transmitido.

Você imaginava que as hashtags eram tão poderosas assim?

Pois é, elas são importantes, mas devem ser usadas com cautela, de modo que seus posts fiquem visíveis mais facilmente e também alcancem mais pessoas com a sua mensagem.

Venha nos conhecer, a Kameleon administra suas redes sociais, melhora a identidade visual do seu negócio e te torna mais conhecido!

Fale Conosco e agende uma reunião:
(16) 3411-2566

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn