6 princípios básicos para uma boa Redação Publicitária

O objetivo básico de toda empresa é torná-la conhecida e com isso conquistar cada vez mais clientes.

Porém, isso só é possível com os devidos investimentos na área de Marketing para divulgação do produto e/ou serviço a ser vendido.

Uma boa estratégia de Marketing necessita de ótimos layouts para publicações, mas também é necessário que o conceito e a linguagem de toda a campanha sejam bem estruturados, incluindo também o estabelecimento do público a ser atingido.

O assunto do Blog de hoje é a Redação Publicitária, uma das mais importantes etapas do processo de divulgação de um produto e/ou empresa.

O início de uma campanha de Marketing e da Redação Publicitária

Uma campanha de marketing deve sempre começar com a definição de um objetivo e a identificação de qual público pretendemos atingir.

A partir daí, inicia o trabalho do redator publicitário, que vai conduzir as pesquisas e criar um conceito que vai orientar todo o processo de divulgação. Além disso, ele também vai determinar como a linguagem vai se encaixar no contexto e como vai se aproximar das pessoas.

É em cima desse processo que o designer vai desenvolver os materiais gráficos que serão utilizados na campanha.

Dessa forma, independentemente do tipo de peça que será criada, a redação publicitária é um elemento de grande importância para o desenvolvimento de todo o processo de divulgação das empresas e das marcas.

Princípios essenciais para elaborar uma boa Redação Publicitária

Já que ela vai conduzir e orientar todo o processo de divulgação, a Redação Publicitária deve ser clara e consistente. Para isso, devemos nos atentar nos seguintes princípios:

  • Clareza: Um bom texto precisa ser claro e objetivo para que as pessoas sejam capazes de entender a mensagem que está sendo transmitida. Caso contrário, toda a ação da campanha “vai por água abaixo”, não proporcionará resultados e o estabelecimento perderá todo investimento realizado.
  • construção: Nem sempre textos cheios de palavras difíceis são os melhores. Por mais que determinadas empresas talvez tenham uma linguagem mais sofisticada, elas devem se adequar a um auditório universal, ou seja, ela deve ser compatível e adaptável para que qualquer pessoa minimamente instruída possa compreender. Além disso, textos longos tendem a ser mais cansativos para o público ler e compreender. O Redator deve tentar falar bastante utilizando poucas palavras, oferecendo um bom conteúdo sem se prolongar muito no discurso de persuasão.
  • Despertar Interesse: O redator publicitário precisa produzir conteúdo relevante e capaz de chamar a atenção à primeira vista. No caso dos vídeos, por exemplo, os primeiros 5 a 15 segundos que definem se a audiência vai ou não continuar assistindo, de acordo com o YouTube.
  • Conhecimento do Público: Na hora de elaborar um bom texto é essencial conhecer o seu público-alvo para aproximá-lo da empresa e conquistá-lo, ganhando mais credibilidade. Ter uma Persona definida para a sua marca é um bom caminho para se comunicar de maneira eficaz com o seu público-alvo, chegamos a falar disso no Blog “Em busca da persona ideal para o seu negócio” de alguns dias atrás.
  • Persuasão: Mais do que bem escrita, interessante e bem organizada, a Redação Publicitária deve ser persuasiva. Ela precisa convencer as pessoas de que elas precisam do seu produto e/ou serviço, que eles são essenciais na vida delas e necessitam te procurar para satisfazer essa necessidade. Caso sua campanha final não atenda esse princípio e não cative os clientes, eles vão sentir que perderam tempo vendo a sua divulgação e a empresa terá a sensação de que perdeu tempo e esforço aplicados na criação da campanha.
  • Trabalho em Equipe: O mais importante! Como já dissemos no início do Blog, a Redação Publicitária vem acompanhada de artes e trabalho gráficos, que são desenvolvidos pelo designer. O equilíbrio da construção das campanhas está na interação e no diálogo com os profissionais envolvidos, de modo que eles possam dar sugestões de melhorias e também de novas ideias que forem surgindo. Sendo assim, é importante todos as pessoas e setores envolvidos saberem trabalhar em equipe.
  • Invista em campanhas de Marketing bem-feitas. Invista em profissionais qualificados para a divulgação do seu Negócio, da sua Empresa.

    A Kameleon Comunicação está aqui para elaborar as melhores campanhas para a sua empresa e, assim, colaborar com o seu desenvolvimento! Nós contamos com uma equipe altamente competente e que está sempre pronta para agir!

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