3 benefícios de trabalhar com Business Intelligence no Marketing

Nem sempre é tão simples descobrir as necessidades e anseios do consumidor, sendo necessário dispor de outras ferramentas que auxiliem e agilizem o processo de aquisição dessas informações.

Todos sabem que há tempos estamos inseridos em constantes processos de evolução do mercado e, consequentemente, das empresas. Sendo assim, há a necessidade de uma constância também na renovação estratégica dos empreendimentos para que permaneçam alinhados às necessidades desse mercado tão competitivo e acirrado.

Sendo assim, o Marketing é a ferramenta indispensável para a sobrevivência dos negócios e para a construção de caminhos para chegar até os consumidores, pois entende suas necessidades e suas dores para poder traçar a rota ideal e estar pronto para solucioná-las. Porém nem sempre é tão simples descobrir as necessidades e anseios do consumidor, sendo necessário dispor de outras ferramentas que auxiliem e agilizem o processo de aquisição dessas informações. É aí que entra o Business Intelligence (BI).

As ferramentas de BI utilizam a coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para tomar as melhores decisões e saber se os investimentos feitos estão trazendo bons resultados. Dessa maneira, o Business Intelligence transforma dados brutos advindos de diferentes fontes (redes sociais, dados obtidos através de campanhas, dados de nossa base de clientes, etc.) em informações assertivas e relevantes que nos permitam traçar planos de ações alinhados aos objetivos das empresas em que atuamos. É a partir desse ponto que começamos a estabelecer os benefícios do BI no Marketing.

Benefícios de trabalhar com Business Intelligence no Marketing

1. Embasamento analítico: Falando de dados, métricas e análise fica mais do que óbvio que a tomada de decisão estratégica e a elaboração de um bom plano de ações tem como base os resultados definidos nesses estudos. A previsibilidade e a alta probabilidade de acertos está aí para não deixar que nada seja negligenciado. Acredite nos números!

2. Segmentação de clientes estratégica: A partir de dados obtidos por meio de pesquisas, é possível segmentar os clientes da sua empresa de maneira mais assertiva, pois temos em mãos dados como idade, gênero, renda, etc. Sendo assim, o risco de investir de maneira equivocada em lugar inadequado e para pessoas inadequadas, reduz drasticamente. Então, com dados proporcionados pelas ferramentas de Business Intelligence, você traça um público alvo ideal e pode comprovar se é ele quem está respondendo melhor às suas ações.

3. Fim dos famosos “achismos”: “Eu acho que o público na idade entre 15 e 24 anos é o ideal para divulgar meus produtos”. Não! Você não deve “achar”, você deve ter certeza. O Business Intelligence auxilia na elaboração de um Plano de Comunicação muito mais estratégico justamente por ser orientado por dados e números. Com o BI, temos embasamento, temos fundamentos para a criação de campanhas, o “eu acho que esse é o público ideal” se torna “esse é de fato o público ideal”.

Conseguiu visualizar a importância de trabalhar com o Business Intelligence nas estratégias de Marketing da sua empresa? Que tal começar a pensar nos seus planos de ação para atingir o seu público-alvo de maneira mais assertiva e gastando menos?

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