Os 5 erros mais conhecidos na criação de vídeos para redes sociais

Por mais que atualmente a produção dos vídeos seja mais acessível, devemos ter muita atenção para não cometer erros e perder os possíveis bons resultados.

Os conteúdos de vídeo estão bombando cada dia mais nas redes sociais por serem um formato de fácil compreensão e que geralmente vão direto ao ponto na abordagem de determinado assunto, diferente dos longos textos que são mais tradicionais. Os vídeos, de acordo com uma pesquisa da Brightcove, têm 1200% mais chances de conversão comparado com outros formatos. Nem precisamos falar então sobre os níveis de engajamento, né?

Muitas pessoas e até mesmo empresas estão adotando essa mídia para divulgar seus produtos, serviços ou até mesmo sua vida pessoal, no caso das Digital Influencers. Porém, nem sempre há a devida atenção a todos os detalhes necessários na hora de produzi-los e isso acaba gerando alguns erros mas que podem ser evitados. No blog de hoje vamos falar sobre os 5 erros mais conhecidos na criação de vídeos para as redes sociais.

Onde você pode estar errando?

1. Ausência de um objetivo claro e bem definido
Assim como qualquer outro formato, um vídeo precisa ser cuidadosamente planejado antes de ser produzido e publicado. Isso evita que possíveis desencontros entre informações do próprio vídeo venham a acontecer e confundam quem está assistindo. Nesse planejamento, deve estar muito bem definido todo o conteúdo que estará no seu vídeo e de que maneira ele será abordado.

2. Dar atenção somente aos inscritos ou seguidores
Foque do número de visualizações, e não somente nos inscritos ou seguidores. Aqui, o que realmente importa é a quantidade e a relevância do conteúdo que você produziu, principalmente quando há um objetivo por trás da ideia. Além disso, deixe de lado os famosos likes e, mais uma vez, dê atenção à quantidade de visualizações. Muitas vezes fazemos um post no Instagram, por exemplo, e temos pouquíssimos likes, mas ao postar nos stories a realidade é outra e já conseguimos ter uma dimensão de quantas pessoas realmente viram.

3. Medo de inovar
Inovar e buscar por novas abordagens é preciso. Busque por novas alternativas e novos conteúdos para exibir em seus vídeos e, com isso, manter a sua audiência engajada e fiel às suas publicações. Procure estabelecer uma ponte entre a pauta do vídeo e os fatos da atualidade, essa é uma ótima dica para sair da mesmice desde que seja possível estabelecer uma relação entre ambos. Se não der certo, parta para outra. Se for um sucesso, faça sequências de Parte 2, Parte 3, mas sem exageros para que você não caia numa repetição cansativa.

4.Não ter consistência
Deixar a consistência de lado certamente vai atrapalhar o seu conteúdo, fazendo com que as ideias fiquem soltas. É como se você tivesse tricotando um tapete, onde o tecido simboliza as ideias e o tapete já pronto, o conteúdo. Se as linhas não estiverem bem costuradas e bem dispostas entre si, o produto final vai ter buracos que representam as falhas durante o processo. Use e abuse do conhecimento que você tem sobre determinado assunto.

5. Não acompanhar métricas
Acompanhar a performance dos seus vídeos é essencial. Por mais que você não deva acompanhar número de inscritos e likes, como já dissemos anteriormente, a quantidade de pessoas que assina seu canal, curte sua página ou te segue pode ser uma métrica relevante, dependendo da sua estratégia. Passe a entender quais números de fato são relevantes para suas ambições e crie uma rotina de acompanhamento. Se aprofunde nos dados importantes e veja o que está dando certo ou errado, o que e onde pode ser melhorado e como você pode agir para solucionar o problema.

Por mais que atualmente a produção dos vídeos seja mais acessível, devemos ter muita atenção para não cometer erros que podem diminuir bastante o alcance e engajamento que poderia acontecer.

Está precisando melhorar a comunicação da sua empresa?

Entre em contato com a Kameleon Comunicação e agende sua reunião conosco. Assim podemos estudar a sua empresa e suas propostas e criar ótimos conteúdos para você, até mesmo o tão famoso vídeo, que está bombando nas redes sociais.

Ligue: (16) 3411-2566

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn