Por que fazer pesquisa de mercado para a sua empresa é tão importante?

Sua empresa faz pesquisas de mercado? Você sabe quais as vantagens dessa pesquisa para o seu negócio? Tem interesse em fazê-la? Então esse blog é para você!

Ainda que tenhamos à nossa disposição inúmeros softwares de Marketing para análises de dados que geram informações de maneira rápida e precisa, geralmente temos um grau de incerteza na hora de tomar uma decisão importante. É aí que surgem as pesquisas de mercado. São elas que reduzirão possíveis margens de erro e que irão proporcionar mais certeza no plano de ação do empreendedor e da sua equipe.

Dessa maneira, a pesquisa de mercado é um instrumento adotado para entender a realidade de um mercado e aumentar a efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento. É uma ferramenta para coleta de informações importantes em prol do auxílio na tomada de decisões de uma empresa.

Para entendermos bem como a pesquisa de mercado funciona, primeiro precisamos entender seus tipos e o que é analisado. Para isso, ela pode ser dividida em duas maneiras de execução:

  • Pesquisa Primária: A pesquisa primária é aquela que a própria empresa desenvolve e um funcionário contratado pela mesma analisa e utiliza os dados.

  • Pesquisa Secundária: Neste caso, os dados são coletados e/ou analisados por terceiros, não pela empresa em sí.
  • Além dessas duas classificações, temos os seguintes tipos de pesquisa de mercado:

  • Pesquisa exploratória: A pesquisa exploratória tem como objetivo oferecer informações básicas para direcionar os passos da empresa. É a etapa inicial de um estudo sobre o mercado e oferece ao empreendedor ideias para serem trabalhadas. Todos os insights e informações obtidos são importantes e, por isso, os formulários de pesquisa podem ser mais amplos, visando obter um número maior de informações.

  • Pesquisa descritiva: A pesquisa descritiva parte de uma situação onde já existem informações e insights, obtidos através da pesquisa exploratória, permitindo aprofundar os dados e obter maior inteligência de mercado. Ela visa validar hipóteses do empreendedor e identificar possíveis problemas no planejamento de negócios, oferecendo dados concretos para questões que antes eram apenas estimativas e hipóteses, fortalecendo a tomada de decisões. Por ser mais segmentada, é recomendado aplicá-la de acordo com categorias pré-determinadas e que façam sentido para o negócio, como classe social, idade, localização, gênero, dentre outros fatores.

  • Pesquisa causal: A pesquisa de mercado causal é a mais profunda. Seu objetivo é de comprovar ou desmentir hipóteses formuladas anteriormente, sendo uma das etapas finais no processo de entendimento do mercado, dos concorrentes e dos clientes e bastante utilizada para validar ou corrigir planejamentos e estratégias de negócio.

  • Agora que você já conhece as maneiras de se fazer uma pesquisa de mercado e seus tipos, vamos falar dos motivos para realizá-las. Com uma boa pesquisa de mercado, você pode:

  • Entender a estratégia da concorrência e analisar os seus pontos fortes e fracos;

  • Identificar qual o segmento mais lucrativo do mercado;

  • Descobrir novas tendências;

  • Escolher um possível ponto comercial;

  • Testar o desempenho de produtos e serviços;

  • Entender qual é o melhor timing para disponibilizar um produto;

  • Ampliar a área de atuação;

  • Melhorar um produto ou serviço já existente.
  • As pesquisas de mercado em São Carlos por exemplo ajudam, e muito, na tomada de decisões de uma empresa. Com elas, temos posicionamentos mais concretos e que tiram nossas dúvidas e incertezas, proporcionando um bom direcionamento no cruzamento de informações obtidas pelos softwares de Marketing Digital.

    Que tal fazer uma pesquisa de mercado para a sua empresa para saber onde é possível melhorar e dar aquele UP no seu negócio?

    A Kameleon treina promotores pesquisadores para que a pesquisa seja realizada e sem sugestão ou indução nas respostas para garantir um resultado real da percepção do entrevistado. Os resultados são analisados por doutores estatísticos e físicos da USP São Carlos especialistas em pesquisas de mercado.

    Entre em contato conosco, agende um horário e venha tomar um café!

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