3 marcas que levaram o marketing personalizado para o próximo nível

O marketing personalizado tornou-se um dos métodos mais eficazes tanto para promover marcas e produtos quanto para gerar receita.

De acordo com uma pesquisa da Infosys, 86% dos consumidores dizem que a personalização tem algum impacto sobre o que eles compram e um quarto admite que a personalização influencia significativamente suas decisões de compra.

Proporcionar um atendimento ao cliente totalmente personalizado é uma meta para muitas empresas por ser uma estratégia que gera lealdade e aumenta as conversões.

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Oito anos de Kameleon.

Oito anos de Kameleon. Estamos tão felizes com esse aniversário!

Por que?

Nós comunicadores de profissão, peito e alma somos apaixonados por símbolos, simbologias, imagens e palavras como representação de realidades. Oito anos, então, meu amigo, são quase místicos para nós!

O Oito Deitado é o emblema do infinito. O que não tem começo, não tem fim. Não tem limites. É assim que entendemos a comunicação: Como uma infinita e fértil fonte de recursos para o diálogo entre pessoas e marcas.

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3 Princípios Poderosos de Marketing de Conteúdo para você implementar na sua empresa ou negócio

3 Princípios Poderosos de Marketing de Conteúdo para você pode implementar na sua empresa ou negócio

Com o lento declínio da mídia tradicional e dos métodos de marketing retrógrados, empresas grandes e pequenas de vários nichos estão se voltando para o Marketing Digital, particularmente para o Marketing de Conteúdo.

No entanto, muitas empresas que iniciam suas estratégias de Marketing de Conteúdo não conseguem obter os resultados esperados. Isso se deve em grande parte à sua abordagem aleatória e à falha em aplicar boas e eficazes técnicas de Marketing de Conteúdo, que sejam verdadeiras para o que essa técnica de fato representa: construir relacionamento com o público-alvo por meio de publicações com informações relevantes.

Descubra agora quais os 3 princípios poderosos de Marketing de Conteúdo que você pode implementar na sua empresa ou negócio:

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Google Meu Negócio como ferramenta de Marketing

Uma ferramenta básica, gratuita e de muita visibilidade às vezes acaba passando despercebida na hora de divulgar sua empresa ou serviço da Internet.

Ao criar gratuitamente o perfil da sua empresa na página “Google Meu Negócio”, você estará ainda mais perto do seu público, pois o buscador oferece como resultados de pesquisa os Negócios Locais, mesmo que você não tenha um site publicado na web. Fazendo uma comparação superficial, o Google Meu Negócio, que foi lançado em 2014, cumpre a mesma função das “Páginas Amarelas”.

Além dos dados básicos de cadastro do estabelecimento (endereço, telefone, e-mail), o Google ainda oferece uma série de recursos que irão direcionar mais clientes para o seu negócio: a ferramenta permite que você personalize a sua página com horários de funcionamento, disponibiliza um espaço para inserir imagens e vídeos, facilita a interação com os usuários, exibe comentários e avaliações de clientes e ainda oferece relatórios que te ajudarão com insigths para suas estratégias de marketing e vendas, por exemplo.

Ter um perfil completo no Google Meu Negócio pode ajudar a agregar mais credibilidade à sua marca e ser um facilitador para clientes em potencial encontrarem os seus serviços e produtos com mais facilidade, tanto na rede de pesquisas como no Google Maps. Como a ferramenta é gratuita e só traz vantagens para o seu negócio, vale a pena considerá-la, independentemente do tamanho da sua empresa ou mesmo se você for um profissional liberal.

Para criar o seu perfil, basta acessar a Página Inicial do Google Meu Negócio e seguir o passo a passo, que é bastante simples e intuitivo. Lembre-se de caprichar no conteúdo: tanto visual como textual – fará toda a diferença na hora de cativar o seu público-alvo.

Caso você tenha dificuldades e necessite de uma consultoria para implantar esta e outras soluções de Marketing Digital para os seus negócios, conte com a Kameleon Comunicação!

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Entendendo o Funil de Vendas

A estratégia de Marketing conhecida como Inbound Marketing que busca atrair e converter clientes através de conteúdo, deve, via de regra, seguir táticas de acordo com as etapas do funil de vendas para então ser assertiva.

Este termo muito utilizado recentemente é um velho conhecido dos profissionais de Marketing.

O mapeamento da trajetória do cliente foi desenvolvido em 1898 por Elmo Lewis e é bastante referenciado como modelo AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A metodologia criada há mais de 120 anos visa orientar profissionais de vendas, ilustrando a trajetória do cliente desde o momento que a marca desperta a atenção de um consumidor até o momento da venda. É evidente que o modelo sofreu alterações ao longo dos anos e hoje se apresenta de uma maneira mais detalhada, mas o objetivo mantém-se o mesmo: converter um prospect frio em um negócio e consequentemente fidelizar esta persona.

Estruturar a sua estratégia de vendas de acordo com cada uma das fases do funil de vendas é primordial para o sucesso das suas campanhas e para isso você deve, impreterivelmente, dispor de ferramentas de CRM e automação de Marketing.

O modelo atual do funil de vendas (ou pipeline, como também é conhecido), divide-se em três etapas principais: topo de funil, meio de funil e fundo de funil:

  • Etapa 1: Topo de Funil

Nesta fase o visitante cria consciência que tem uma dor e ela deve ser sanada. Nesta fase de aprendizagem e descoberta do cliente, a sua função é educá-lo, produzindo e enviando conteúdos informativos e de fácil compreensão, perante preenchimento de formulários que captem informações de contato, para que este visitante torne-se um lead e você possa mapear o comportamento dele, avançando no funil de marketing.

Exemplo: você descobriu que precisa usar comprar um tênis específico para começar a correr e faz a pesquisa deste tênis em diversos sites. Um site que faz um bom trabalho de Inbond marketing irá oferecer um material com conteúdo relevante sobre corrida, desde que você forneça seu nome, e-mail (e outros dados) para receber este material.

  • Etapa 2: Meio do Funil

Nesta fase, o lead já reconhece que tem um problema e está considerando a soluções para sanar estar dor. A sua função nesta fase é educá-lo, mostrar todas as suas soluções e vantagens, através de campanhas com conteúdo ainda mais denso, para que ele considere a sua marca e não a concorrência na etapa da decisão de compra, avançando no pipeline.

Voltando ao exemplo do site que vende tênis de corrida, nesta etapa, após enviar o material sobre corrida, o site pode iniciar campanhas de e-mail marketing, por exemplo, convidando o lead a participar de corridas de rua, ou com informações sobre os benefícios para a saúde e até mesmo ofertando um desconto para o produto pesquisado inicialmente e também sua linha e derivados (meias, roupas de ginástica, sequeezes).

  • Etapa 3: Fundo de Funil

É no fundo do funil que se apresentam os leads mais qualificados. Nesta etapa, a sua relação com o lead é mais próxima e ele está prestes a fechar negócio com você. Ainda no exemplo no site de tênis, é neste momento em que o cliente retorna ao seu site, segue você nas redes sociais e acompanha todos os newsletters que você envia, pois para o lead, você já é uma referência no assunto.

Em alguns casos, o funil de vendas vai além do fundo do funil, é quando a fidelização do cliente é trabalhada, através das estratégias desenvolvidas para o Customer Success ou Customer Experience (Sucesso e Experiência do cliente).

Campanhas de marketing sem direcionamento das etapas do funil, atualmente são tiros no escuro. Mapear seus visitantes e convertê-los em lead é premissa mais do que básica no time de Marketing e vendas – esforços não direcionados não trazem resultados eficazes para a sua empresa e como mencionamos anteriormente, é impossível realizar este gerenciamento sem uma boa ferramenta de CRM (sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou de automação de Marketing.

Adotando esta estratégia você otimizará tempo, investimento, aproveitará melhor as oportunidades de venda, além d e captar informações que irão auxiliar no planejamento de Marketing e Comunicação da sua empresa.

Ficou interessado em adotar este tipo de estratégia de Marketing para a sua empresa? Converse com os profissionais da Kameleon Comunicação! Nosso time está apto para criar um planejamento eficaz para sua empresa!

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Mas, e o Twitter?

Marcas e profissionais de Marketing sempre se deparam com este questionamento a respeito do microblog: devemos incluir o Twitter em nossa estratégia de Marketing?

Para conseguir responder a esta pergunta, é preciso analisar algumas informações sobre a Rede e ponderar o seu potencial. O erro que muitos cometem é ignorá-lo logo de cara, descartando o Twitter do planejamento de Marketing, quando ele pode ser uma valiosa ferramenta de relacionamento e posicionamento de marca.

Embora o crescimento de usuários tenha estagnado nos últimos anos, o Twitter conta com perfis leais e ativos na rede, que constantemente ganha atualizações e recursos. Um tweet que inicialmente só podia ser composto por 140 caracteres, hoje conta com o dobro de espaço – são 280, além de ser possível compô-lo com vídeos, imagens e gifs – tornando as postagens mais criativas, consequentemente ampliando sua possibilidade de engajamento entre os usuários, principalmente via mobile – o formato encurtado é ideal para ser acessado via smartphone e tablets. Cerca de 60% do tráfego do Twitter é gerado via dispositivo móvel e este fato é importantíssimo, visto que a tendência de consumo de informação converge cada vez mais para estas plataformas.

Mundialmente o microblog soma 300 milhões de usuários que produzem 500 milhões de tweets diariamente. O Brasil ocupa o segundo lugar na quantidade de usuários: somos 41 milhões de contas ativas e só perdemos a primeira posição para os Estados Unidos. Em outras palavras, o Twitter é uma rede que produz e consume muito conteúdo constantemente, com forte presença do público brasileiro e estes dados não podem ser ignorados em nenhuma estratégia de marketing. Ainda sobre o perfil do público, a maioria dos usuários tem entre 18 e 29 anos e sua popularidade é maior entre as pessoas com maior renda. Segundo estudo da Nielsen, o Twitter entrega uma assertividade de 80% no target desejado, contra 59% dos outros players digitais. (Fonte: Twitter)

Uma das principais características da Rede é a via de mão dupla – os usuários estão no Twitter para falar, mas também estão lá para ouvir. A informação em tempo real também se destaca como uma grande mobilizadora de funcionalidade da rede. Portanto, se você produz conteúdo é interessante ser ativo no Twitter. Além disso, muitas marcas usam o Twitter como um canal de Relacionamento. O SAC 2.0 funciona muito bem nesta rede, pois a interação entre usuários e perfis de marcas é mais direto e menos burocrático.

Outra vantagem que a sua empresa pode obter utilizando o Twitter é a humanização da marca – que ganha personalidade através da linguagem que a própria rede proporciona. Há diversos cases icônicos de marcas, que conversaram entre si ou mesmo com usuários de forma muito bem humorada.

Com uma estratégia de Tweets bem construídos e constantes, interação com usuários, utilização correta dos recursos que a rede disponibiliza, é possível usar o Twitter para atrair e fidelizar clientes, construir uma marca sólida e estreitar e humanizar o relacionamento com os seus clientes. Para fazer acontecer você precisa estar conectado à pessoas e o Twitter é o lugar ideal para isso!

Recomendamos que você crie o seu perfil e acompanhe em tempo real o que está acontecendo no mundo através dos tweets e se você precisar de uma estratégia para a sua empresa marcar presença nesta rede, conte com o time da Kameleon Comunicação.

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O que é o Pinterest e como sua marca pode explorá-lo

Inspirar, engajar e vender: como um hobby dos anos 90 se apresenta hoje como importante ferramenta de marketing e vendas no mundo todo

Criado em 2010 nos Estados Unidos, o Pinterest é uma rede social que se assemelha a um painel de inspirações, daí a origem do seu nome: Pin (de pino/ alfinete) e interest (interesse). Juntar imagens e recortes inspiracionais em um mural era um hábito muito comum entre as adolescentes nos anos 90 e o Pinterest em pouco tempo conquistou milhões de usuários no mundo todo. Muitas marcas e figuras públicas como Barack Obama mantém um perfil na rede, que oferece um grande potencial de engajamento e também de vendas.

O Pinterest é muito intuitivo: você pode colecionar imagens e organizá-las por assuntos, conforme o seu interesse. Há inspirações para Projetos “Faça você mesmo” – DIY (sigla para “Do it yourself), moda, decoração, viagens, receitas e muito mais. Grande parte dos usuários são mulheres, embora a audiência masculina apresente um aumento significativo nos últimos anos e a média de idade é entre 25 e 34 anos.

Além do uso pessoal, o Pinterest pode ser usado por marcas, sendo um grande aliado de vendas.

Mas enquanto marca, lembre-se que a rede social inspira os usuários através de imagens, então é indispensável que você explore o potencial do seu produto através de imagens bem compostas, para inspirar seu seguidor a comprar o seu produto pela imagem que ele vende. Muitas marcas mantêm a vitrine dos seus produtos e paralelamente alimentam seus murais inspiracionais.

O Pinterest é uma rede social com engajamento orgânico muito bom, pois milhares de “pins, ou “idéias”, são salvas em painéis diariamente – em média, um pin é compartilhado 11 vezes.

Por falar em “pins”, fique atento aos termos mais usados na rede:

  • Pin – Dentro do Pinterest, o Pin é uma ideia, uma inspiração, uma imagem, ou o post em si.
  • Pinar – Ou “Pin It” é o ato de salvar o Pin, a ideia.
  • Board - ou Painel é onde você agrupa e salva as suas idéias, os seus pins.
  • Like – no Pintererst também é possível curtir os pins, mas atente-se: curtir um pin não o salva no seu painel.
  • Follow – Funcionalidade para seguir um perfil ou um painel dentro do Pinterest. Ao seguí-lo, você receberá as atualizações de pins do perfil ou do painel no seu Feed.

Dicas para marcas usarem o Pinterest como ferramenta de vendas

O Pinterest é um importante impulsionador de vendas online: cerca de 87% dos usuários desta Rede Social admitem ter comprado algo que descobriram enquanto navegam por entre os pins. Além de alavancar vendas, esta importante ferramenta pode gerar e aumentar conhecimento de marca e conversão de “calls to action”. Já que são 250 milhões de usuários ao redor do planeta, é interessante você avaliar se a sua marca não está perdendo tempo (e dinheiro) caso ainda não alimente um perfil nesta rede. Se quiser começar já, siga as dicas do time da Kameleon Comunicação:

  • Conta Empresarial

    Para contar com os recursos disponibilizados para empresários, você precisa criar uma conta empresarial corretamente. Pode ser feito neste link.

  • Imagens

O Pinterest, assim como o Instagram é uma rede social que engaja através da imagem – imagem é tudo. Crie uma vitrine virtual visualmente atrativa – invista em captação de imagens profissionais – pense em toda a composição da imagem como cenário e luz, por exemplo. Faça testes e analise o desempenho de cada imagem.

  • Descrição dos Produtos

Capriche na descrição de cada produto – quanto mais detalhes, melhor. Cative também pela descrição e use palavras-chave - o Pinterest também pode te auxiliar com SEO. Não se esqueça de colocar os links corretos para o seu e-commerce.

  • Coerência

Crie painéis inspiracionais também, mas seja sempre coerente com o DNA da sua marca. Não é só porque é bonito que você deve copiar – a dica vale também na hora de captar as imagens dos produtos: a linha criativa deve estar relacionada à sua missão, visão e valores e não apenas seguir uma tendência. Abuse da criatividade, mas esteja alinhado com o propósito da sua marca e do seu público.

Vamos explorar o potencial do Pinterest? Conte com a expertise do time da Kameleon Comunicação para ter um perfil campeão e alavancar suas vendas!

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Um novo olhar sobre a Terceira Idade

Os idosos da nova era compõem um novo nicho de mercado, ainda muito mal explorado e ignorado pela maioria das marcas

Atualmente nos deparamos cada vez com quebras de paradigmas e conceitos. A revolução tecnológica e a globalização transformam nossas vidas diariamente e as mudanças são cada vez mais evidentes e nós precisamos abraçar e aceitar que vivemos em uma nova era. E se nós vivemos em uma nova era, nossos clientes também vivem. Portanto, é impossível conseguir atingir resultados com a mesma receita usada há anos atrás. É preciso estar atento à sociedade e alimentar-se constantemente de informações, para não perder oportunidades e também para não ficar para trás num mercado cada vez mais competitivo.

Recentemente, o Google, que sempre apresenta dados significativos sobre comportamento, divulgou uma pesquisa sobre a Terceira Idade e se você mantém um conceito conservador sobre esse público, sugerimos que você analise estes dados com a mente aberta, mesmo porque o Brasil está envelhecendo, mas não da mesma maneira que envelhecia há alguns anos atrás.

Geralmente quando pensamos em “idosos”, nos vem à mente daquele senhor ou senhora, já debilitado pela saúde, dependente e com pouca ou nenhuma participação na sociedade. Porém este estereótipo é cada vez menos representativo para a Terceira Idade. A qualidade de vida proporcionada pelos avanços da medicina e também por uma consciência mais ampliada sobre hábitos saudáveis, nos apresenta hoje, um idoso ativo, saudável, bem informado, conectado ao mundo digital e que atua economicamente na sociedade também, consumindo informações, produtos e serviços ligados ao seu universo.

Nosso papel como publicitários e anunciantes é aposentar de vez o estereótipo sobre a terceira idade e iniciar abordagens mais reais – e também mais justas sobre esta parte da população. De acordo com o Google, hoje, um a cada dez brasileiros tem mais de 60 anos. Em 2060 seremos um a cada três brasileiros com mais de 60 anos. Os números impressionam, mas também nos mostram oportunidades de negócios: é preciso ficar de olho nas tendências e oferecer soluções para as dores desta parte da população, pois o segmento ainda pouco explorada pelo mercado - pelo menos não o é da maneira correta.

Aproximar-se deste público da maneira adequada pode alicerçar a sua marca ao longo dos anos, pois ainda há um gap muito grande no relacionamento entre marcas e idosos. Quem fizer este aproach corretamente pode se destacar no mercado que, como apontamos, está em expansão. Recomendamos a leitura completa da pesquisa, que você encontra neste link.

As informações são valiosíssimas e se bem aplicadas podem trazer resultados positivos para sua empresa. Caso precise da ajuda de um time de marketing para planejar ações voltadas à terceira idade, conte com a Kameleon Comunicação. Juntos, podemos desenhar uma estratégia altamente competitiva para os seus negócios!

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Características de um bom líder

“O progresso acontece quando líderes corajosos e hábeis agarram a oportunidade para mudar as coisas para melhor.” Harry Truman

Conduzir um time de pessoas ao sucesso é uma habilidade pertinente à bons líderes. Liderar é capacidade de motivar e influenciar uma equipe nos mais diferentes universos e mercados. Logo, um líder distingue-se (e muito) de um chefe. Um chefe impõe comandos e obediência, enquanto um líder inspira e transmite valores, despertando em seus liderados a cooperação de maneira voluntária. Verdadeiros líderes formam outros líderes.

De Idalberto Chiavenato, autor brasileiro e um dos mais respeitados nas áreas de Administração e Recursos Humanos, “as pessoas são motivadas principalmente pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação social nas atividades dos grupos sociais que convivem”. Ainda, segundo o autor, a liderança influencia o comportamento das pessoas, e ele a divide em três teorias principais: traços da personalidade, estilos de liderança (autocrática, participativa, democrática, e liberal) e Liderança Situacional (de acordo com a situação, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança).

Chiavenato afirma ainda que os líderes tem diferentes traços de personalidade:

  • - Traços Físicos: energia aparência pessoal;
  • - Traços Intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança;
  • - Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e administrativas;
  • - Traços referente às tarefas: impulso de realização, persistência e iniciativa.

O autor ainda destaca que a liderança não é privativa para alguns privilegiados: pode ser desenvolvida e lapidada, através de estudo, treinamentos, cursos, assim como suas próprias experiências.

Destacamos a seguir algumas características comuns a grandes líderes, para que você possa se auto-analisar, aperfeiçoar características que já são inerentes à sua personalidade e buscar crescimento nas áreas onde ainda encontra dificuldades. Liderança não está relacionada com títulos, idade ou status e desde que haja foco e força de vontade, você também pode ser tornar um bom líder:

  • - Inspire Confiança. Seja um exemplo no que faz

“Um líder é alguém que conhece o caminho, corre ao longo do caminho e mostra o caminho.” John C. Maxwell Geralmente os bons líderes colocam a mão na massa, são os primeiros a chegar e os últimos a saírem. A máxima “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” não se aplica à bons líderes. Seja apaixonado pelo que você faz.

  • - Trabalho em Equipe

Saiba trabalhar com perfis de pessoas diferentes e entenda que você precisa saber lidar com a diversidade. Além disso, aprenda a delegar e confiar no seu time: desenvolva-o. Se eles crescem, você também cresce e vice-versa. Atualize-se incentive seus colaboradores a buscarem cursos, palestras e workshops.

  • - Promova Feedbacks Construtivos

Nenhum ambiente de trabalho avança em direção ao sucesso. Mantenha uma rotina de feedback constante com a sua equipe. Saiba ouvir os diferentes pontos de vista - eles podem ser muito benéficos. Aponte os tópicos a serem aprimorados de maneira positiva, sempre. Esteja sempre disponível e seja ágil nos retornos, disponibilizando canais de comunicação acessíveis a todos.

  • - Cultive Bons Relacionamentos

Mantenha boas relações interpessoais, sem distinção de função ou posição social. Essa á uma habilidade a ser desenvolvida com o tempo, mas pode ajudar o líder a conquistar.

  • - Vá além

Capacite-se sempre. Estude. Atualize-sobre as tecnologias do mercado. Aprenda com os seus erros. Dica extra da Kameleon: há excelentes livros no mercado para você se inspirar a inspirar pessoas e dar um salto na sua carreira!

• O Líder Autêntico - Bill George

• 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes - Stephen Covey

• A essência do Líder - Warren Bennis

• Inteligência Emocional - Daniel Goleman

Arrisque-se e empenhe-se em ser referência onde atua, tanto para os seus concorrentes mas também para a sua equipe. Inspire-se em grandes líderes, siga as nossas dicas e faça a diferença onde você atua!

Acompanhe semanalmente o blog da Kameleon Comunicação, pois também somos fonte de conhecimento e informação!

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Marketing Pessoal

Você é a sua principal marca. Partindo desta máxima, faça uma breve análise e responda para si mesmo: como anda o seu Marketing Pessoal?

A prática do Marketing Pessoal ou Personal Branding, tem o intuito de alcançar sucesso pessoal e profissional. A estratégia utiliza técnicas de Marketing mesmo e auxiliam profissionais a se tornarem autoridades e referência nos setores onde atuam. O conjunto de técnicas pode e deve ser usado também para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho ou mesmo quem almeja crescimento onde já atua.

Em um mercado cada vez mais competitivo, dispor de táticas de Marketing Pessoal pode ser muito mais benéfico do que você imagina, tornando-se um diferencial no seu posicionamento perante sua rede de contatos. Porém, deve ser aplicado estrategicamente e com planejamento, para que você não se apresente como alguém prepotente e arrogante. Para evitar estes deslizes, apresentamos algumas dicas rápidas e e práticas que você já pode aplicar e ganhar ainda mais destaque no mercado de trabalho ou até mesmo ser reconhecido com certa autoridade no setor que você já atua:

  • Conhecimento

Qualificar-se é primordial para que você ganhe reconhecimento e notoriedade. Ser acomodado não te diferencia no cenário atual. Renove sempre o seu conhecimento no que tange a sua área de atuação: sempre que possível faça cursos, participe de palestras e workshops, leia livros, artigos, publicações e notícias. Vá além e também compartilhe o seu conhecimento e experiências - seja um contador de histórias, utilize as suas redes sociais para isso - é válido também manter um blog.

  • Autoconhecimento

Antes de você entender os outros, você precisa entender a si mesmo. Especialistas recomendam que você faça uma análise SWOT de si mesmo, avalie seus pontos fortes e enumere os pontos fracos, para que você possa melhorá-los. Descubra o que você tem de melhor para expor e aprimore os pontos que devem ser superados. Saber seus limites e vantagens é importante para não cometer deslizes e estar em constante evolução/ crescimento.

  • Hábitos

Palavras não são nada sem atitudes e seus hábitos são um reflexo do que você é. Seja sempre pontual, tanto para reuniões, encontros e entrevistas. Procure organizar seu trajeto para compromissos importantes com antecedência, saiba gerenciar o seu tempo. Saber ouvir o que o próximo tem a dizer também é um hábito comum entre os grandes líderes, assim como conversar olhando nos olhos e sempre agir com naturalidade: seja você mesmo, em qualquer ocasião.

  • Postura

Muitas vezes não damos a atenção necessária para postura, mas ela é fundamental e diz muito sobre você, pois se trata de comunicação não verbal. Deixar baços cruzados, manter a mão no bolso, sentar-se desajeitado, por exemplo, parecem gestos simples, mas podem transmitir desinteresse e apatia e não é essa a impressão que você quer causar. A comunicação não-verbal age no inconsciente do receptor da mensagem, por isso, estar atento à sua postura e gestos pode ser crucial no seu sucesso.

  • Vestuário

Pessoas vestidas adequadamente sempre transmitem uma boa imagem e confiança. Vista-se de acordo com o cargo que você está buscando e de acordo com a ocasião também. Corte de cabelo, acessórios, maquiagem e unhas (para as mulheres), barba para os homens - devem também estar sempre alinhados, afinal a primeira impressão é a que fica: o seu asseio pessoal é o seu cartão de visitas.

  • Vocabulário

Deixe as gírias e costumes para as suas horas de lazer, com os seus amigos. No ambiente corporativo é imprescindível ter um vocabulário rico e buscar sempre falar a nossa língua corretamente. Ler constantemente auxilia-nos muito neste quesito.

Além disso, seja sempre ético e tenha bom senso sempre. Use moderadamente o seu bom humor. Evite arrogância, prepotência e sempre que possível, pratique empatia.

Esteja sempre em estado de alerta: cuidar do seu marketing pessoal é tão importante como cuidar da marca de uma empresa e só depende de você. Vamos começar?

Para mais dicas de Marketing acompanhe sempre o Blog da Kameleon Comunicação! A cada semana, um novo artigo para você se manter atualizado!

www.kameleoncomunicacao.com.br/blog

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