A importância dos dados para o varejo

A tecnologia é uma ótima aliada para o varejo e pode trazer inúmeros benefícios aos seus negócios

A capacidade de prever tendências de consumo é o desejo de todo varejista. Perante informações que ajudem precisamente na tomada de decisões é possível seguir caminhos mais assertivos, desde a escolha do produto à forma de anunciá-lo. Esse universo de previsões e prognósticos não é mais tão futurístico quanto imaginamos e já está inserido em nosso cotidiano há alguns anos. Trata-se do Big Data - termo ganhou força a partir dos anos 2000, engloba o grande volume de dados armazenados pelas empresas, diariamente.

Toda atividade comercial gera (ou deveria gerar) muitas informações sobre a sua operação: cadastros de clientes, relatórios de vendas, e-mails de SAC, todas as ações de marketing já realizadas e demonstrativos de resultados, por exemplo. Manualmente é impossível tabular e cruzar todas estas informações para análises e insights.

O novo cenário mobile no qual estamos inseridos gerou novos comportamentos de consumo, exigindo muito mais dos varejistas. É preciso acompanhar a tendência e o varejista que não organiza seus dados de desempenho está perdendo tempo e dinheiro. Porém, a importância do Big Data para o varejo vai atém de coletar grandes quantidades de dados. É preciso saber o que fazer com eles. Através da análise científica e estratégica é possível:

- Reduzir Custos

- Otimizar Preços

- Antecipar demandas

- Atrair novos clientes

- Prever tendências de Consumo

Os benefícios são inúmeros e não param por aí. O Big Data veio para ficar e está moldando totalmente a maneira que consumimos e principalmente as operações do varejo, indústria e serviços. Não fique para trás, atualize-se saia na frente da sua concorrência!

Quer atrair mais consumidores para o seu negócio? Entre em contato com a Kameleon Comunicação. Nosso time está apto para te ajudar a implantar um Plano de Marketing eficaz! !

Entre em contato, venha tomar um café conosco!

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3 razões para anunciar no Google Ads

Se o nosso hábito de pesquisar por algo mudou, então você deve mudar a sua forma de anunciar!

Já tem alguns anos que o nosso hábito de pesquisa mudou drasticamente. Você consegue se imaginar procurando alguma coisa, hoje em dia, sem usar o Google? Como empresa ou indivíduo que possui algum canal de comunicação online você tem duas maneiras de aparecer como resultado de buscas na internet: organicamente ou através de anúncios do buscador - no caso utilizando o Google Ads.

Para aparecer organicamente você precisa adotar, dentro do seu site, uma estratégia de SEO perene e bastante coerente com a sua marca. É fundamental enfatizar que os seus concorrentes também procuram ser vistos e também adotarão (ou já adotam) táticas de Marketing Digital para se destacarem.

Para se sobressair no universo online não basta ter a melhor marca, ou o melhor preço ou o produto mais inovador. Você vai precisar investir tanto na produção de conteúdo, como em anúncios. Mas mais do que isso, a gestão e otimização destes anúncios é essencial.

A competitividade na internet é muito acirrada, por isso destacamos 3 razões para você anunciar no Google:

1. Reconhecimento de Marca

Ao utilizar a rede de anúncios do Google, o seu anúncio aparecerá para o cliente que está buscando algo que você tem, ou seja, você aparecerá diretamente para o seu público-alvo. O Google Ads permite que você segmente seu público de muitas maneiras, por dados demográficos e geográficos e por palavras-chave, é claro. Boas estratégias colaborarão para que a sua marca ganhe mais reconhecimento perante o mercado, o que pode influenciar no seu market-share e consequentemente no seu faturamento.

2. Otimização de Investimentos

O Google Adwords é um mídia mais barata do que outros veículos de comunicação, como TV, Rádio e até mesmo portais de notícias online. Há uma flexibilidade muito vantajosa dentro da plataforma: você tem um controle total do valor investido, definindo orçamento mensal, frequência e quais campanhas quer investir. Além disso, você pode escolher qual ação ativará a cobrança do seu investimento (clique ou impressão, por exemplo, dependendo da plataforma do anúncio, que pode ser Rede de Pesquisa, Rede De Display, Youtube ou Google Shopping).

3. Avaliação de Resultados

O relatório de dados que o Google fornece para as campanhas que você veicula é um universo à parte. As análises que podem ser retiradas destes dados embasam melhorias para as campanhas veiculadas e proporcionam insights para planos de ação. Estes dados, combinados com os dados do Google Analytics (dados sobre a navegação do seu site), podem te auxiliar a definir estratégias da sua empresa, otimizando ainda mais os seus investimentos, gerando ainda mais reconhecimento de marca.

Para obter resultados eficazes em campanhas no Google é imprescindível contar uma equipe especializada, dedicada aos conhecimentos específicos que este tipo de publicidade demanda. Por isso, conte com quem atua no mercado há mais de 7 anos - conte com a Kameleon Comunicação.

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Se você quer entender um pouco mais sobre Marketing Digital de maneira descomplicada, navegue por nossos posts recentes:

- Google Analytics - O que é e a sua Importância

- Inbound Marketing - O que é

- As ciladas do Marketing Digital

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Por que investir em uma agência de Publicidade?

É preciso quebrar velhos paradigmas e entender todas as vantagens que você adquire ao contratar uma Agência de Publicidade e Propaganda.

Estamos em 2019 e muitas empresas ainda se questionam se é importante e viável investir em uma Agência de Publicidade. Ainda existe crenças e alguns preconceitos de que uma Agência pode custar muito caro, não trazer retorno e que o trabalho pode ser feito internamente. Indo na contramão a todos estes paradigmas, apresentamos cinco razões pelas quais você deve optar sim, em contratar uma Agência de Publicidade para cuidar do plano de Comunicação da sua empresa.

1. Comunicação não é gasto, é investimento

Investir na comunicação da sua empresa é investir no conjunto de ações atreladas ao posicionamento, propósito e valores da sua marca. Conceitualmente hoje este conjunto de ações é denominado de Branding. O objetivo deste conjunto de ações é criar e despertar conexões conscientes e inconscientes no consumidor, criando valores intangíveis para a sua marca. Este valor intangível é chamado de Brand Equity. O Brand Equity é um patrimônio da empresa e estabelece valores da marca em moeda corrente, tornando-se então um importante ativo intangível de valor financeiro para a empresa. O Brand Equity pode, por exemplo, definir um preço quando a marca for vendida, pode ser um ativo a ser gerido, possibilitar a fixação de um preço premium, entre outros. Ou seja, por estes e muitos outros motivos que ainda vamos listar, o valor aplicado em uma Agência de Publicidade nunca é um gasto, é um investimento.

2. Redução de Custos e Foco

Economize com despesas trabalhistas contratando uma agência de Publicidade ao invés de manter um funcionário no quadro. A agência te suportará com um time completo de profissionais de todas as áreas. Muitas empresas também acabam comprometendo algum outro colaborador não especializado com as funções de Marketing para suprir (superficialmente) a demanda de comunicação. Ao contratar a Agência você desafoga este colaborador, que pode manter o foco na sua atividade principal.

3. Mão de obra especializada

Os profissionais de Publicidade e Propaganda estão aptos para te entregar um plano de Comunicação completo, indicando a melhor maneira de investir: tom de comunicação, cores, diagramação de peças, quais peças devem ser produzidas, onde devem ser veiculadas e em quais canais a sua empresa deve estar presente. Apenas a expertise de profissionais da área de Comunicação podem embasar planos eficazes. Estamos em uma era que não é mais aceitável o achismo, há ferramentas e estudos que direcionam caminhos. Nem sempre (e na maioria dos casos), o que você, como empresário, acha, gosta e acredita está de acordo com o que o seu cliente busca e espera da sua marca.

4. Conceito e Padronização

Para construir uma marca de valor forte ou fazer a manutenção de uma marca já existe é necessário conceituar e padronizar a comunicação de acordo com a Persona. Novamente, não há mais espaço para o achismo e adequar à linguagem ao público é fundamental para atingir resultados positivos com a comunicação. Os profissionais da agência estão aptos a entregar estas premissas.

5. Mensuração de Resultados

Uma das principais vantagens de ter uma Agência cuidando dos seus investimentos em Marketing é poder mensurá-los. Os profissionais de uma agência contam com expertise e ferramentas que permitem gerar relatórios e efetuar análises sobre o desempenho das ações realizadas. Com os índices registrados, você pode trabalhar em cima de metas e compará-las à evolução das vendas, atuando junto ao time comercial.

Pense à respeito de todas as vantagens listadas e compare ao seu cenário atual. Coloque todos os prós e contras no papel. Quando chegar à uma conclusão, já sabe qual Agência procurar. Somos credenciados pelo CENP e estamos esperando você para um café servido junto à boas ideias! Vem pra Kameleon Comunicação!

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Saiba como usar o WhatsApp no seu Negócio

Investir na maior Rede Social do Brasil pode ser muito vantajoso para os seus negócios!

O futuro das Redes Sociais no Brasil está na Conversação. Esta tendência é ditada pelos dados, que apontam que a Rede Social mais utilizada no Brasil é o WhatsApp, seguida pelo Messenger.

De olho na potência do WhatsApp, os pequenos empreendedores investem fortemente na ferramenta para construir um relacionamento mais perene e direto com os seus consumidores. Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, 72% das pequenas e micro empresas usam o WhatsApp para divulgar produtos e serviços e também para relacionamento. O principal uso é para disponibilizar informações ou produtos, seguido pelo atendimento online e vendas, que representam 43% do uso deste serviço.

Há muitas vantagens para quem utiliza a ferramenta como canal de contato com os seus clientes. O WhatsApp torna o atendimento bastante pessoal, eliminando informações indesejadas, diferentemente de outras Redes Sociais. Além disso, a rapidez no contato e a possibilidade de enviar fotos e vídeos para que os clientes visualizem suas mercadorias atuam como facilitadores de vendas.

Os desenvolvedores da ferramenta disponibilizam uma ferramenta exclusiva para quem usa o WhatsApp com essa finalidade. O WhatsApp Business possibilita adicionar informações como apresentação do negócio, site oficial, e-mail e até horário de funcionamento. A versão “Negócios” do WhatsApp é gratuita, disponível apenas para Android e é de fácil utilização. Para instalar e configurar, basta acessar: https://www.whatsapp.com/business/?lang=pt_br. Importante: o seu cliente não precisa ter o WhatsApp Business instalado, apenas você.

Se você pretende adotar esta prática na sua empresa, separamos para você algumas dicas valiosas. Aposte no WhatsApp Business e bons negócios!

1. Número Exclusivo

Não utilize seu número pessoal ou número de funcionários. Mantenha um número de contato empresarial exclusivo. O WhatsApp também facilita a vida do consumidor porque ele também pode economizar com ligações telefônicas. É benéfico para ambos - cliente e empresa.

2. Divulgue

Utilize todos os outros meios de comunicação (materiais impressos, Facebook, Instagram, etc) para divulgar o seu número de WhatsApp. Diferentemente de outras Redes Sociais, o seu consumidor não consegue fazer uma busca do seu número dentro do aplicativo, por isso, divulgar amplamente o seu número é fundamental.

3. Equipe

O atendimento via WhatsApp precisa ser feito em tempo real, por isso é importante disponibilizar alguém da equipe para estar disponível no horário divulgado, evitando assim, falhas de atendimento e não comprometer a imagem da sua empresa.

4. Criatividade

Busque não ser invasivo nas suas Campanhas via WhatsApp, mas é válido tentar obter engajamento. O tratamento mais pessoal permite conhecer melhor o seu consumidor e desta maneira você pode aproveitar oportunidades para ser bem mais direto nas suas vendas.

5. Fidelidade

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para construir uma relação perene com o cliente. Esteja sempre disponível para dúvidas, comunique suas novidades, enviando fotos e vídeos também. Mas novamente, a dica é não ser invasivo e praticar “spam” na Rede - agindo desta forma, você evita ser bloqueado e não corre o risco de perder o contato.

6. Contatos

Um smartphone está sujeito a quebras ou furtos, mesmo sendo da empresa. Para evitar perder seus contatos, organize os seus contatos não só na agenda do aparelho, mas também em uma planilha do Excel. Busque segmentá-la e alimentar com mais dados, como data de aniversário, preferência de compras, procedência do contato. O contrário também é válido. Se já tiver uma base de clientes, inclua-os nas suas listas de transmissão via WhatsApp também, quando houver abertura.

7. Linguagem

Ao se comunicar via WhatsApp, mantenha o mesmo tipo de linguagem que você costuma seguir com os seus consumidores. Se pessoalmente sua empresa adota um tom mais informal de comunicação, no WhatsApp você também pode ser informal. E o contrário também se aplica. Cuidado ao utilizar muitas respostas prontas.

8. Status

Assim como o Facebook e o Instagram, o WhatsApp possui a função “Status”, onde videos e fotos ficam disponíveis por 24h. Utilize o recurso para divulgar ofertas e novidades.

9. Relatórios

Uma vantagem muito importante do WhatsApp Business é que o perfil empresarial oferece estatísticas sobre as interações, número de mensagens enviadas, recebidas e lidas. Importante para medir o retorno das suas ações, avaliar atendimento e projetar ações futuras.

Investir em Comunicação é vital para a saúde dos seus negócios. Ficou em dúvida ou sente dificuldades de implantar uma área de atendimento eficaz na sua empresa? Entre em contato conosco, os profissionais da Kameleon Comunicação podem te ajudar a implantar o uso de Redes Sociais nos seus negócios. Te aguardamos para um café!

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Valorize o consumidor

Antes de oferecer Promoções mirabolantes ao Consumidor, lembre-se: é preciso dar prioridade aos Direitos dele.

Dia 15 de março comemora-se mundialmente o Dia do Consumidor. A data foi estabelecida no ano de 1962 em homenagem ao então presidente norte-americano John F. Kennedy, em virtude de uma mensagem enviada por ele ao Congresso, defendendo os direitos do consumidor, dentre eles o direito à segurança, à informação e escolha e o direito de ser ouvido. No Brasil, o Direito do Consumidor surgiu de forma consolidada em 1991, quando entrou em vigor a Lei nº 8.078/90, que é mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor. Ela protege o cidadão que faz qualquer compra ou contrata qualquer tipo de serviço.

Atualmente muitos empresários aproveitam-se da data mundialmente conhecida para criar Promoções, Sorteios e Vantagens para o seus Consumidores. Porém ressaltamos, mais uma vez que antes de cativar o seu cliente através de Campanhas Publicitárias criativas e atraentes você precisa primeiramente respeitar todos os seus direitos e valorizar cada vez mais o relacionamento individual. Você deve seguir a Lei e implantar alguns costumes básicos para evitar contratempos e mal-entendidos com o seu público, veja:

1. Disponibilize o Código de Defesa do Consumidor

É lei em todo o território nacional. Todos os estabelecimentos comerciais do país são obrigados a manter, para consulta dos clientes, pelo menos um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Você ainda deve fixar em local visível uma placa com a seguinte informação: "Este estabelecimento possui exemplar do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº8.078, de 11 de setembro de 1990, disponível para consulta." O descumprimento da norma resultará em multa. Atente-se.

2. Comunicação clara e objetiva

Forneça sempre informações claras e objetivas sobre todos os seus produtos, serviços e promoções oferecidos e ofertados. a Comunicação clara respalda tanto você como o seu cliente de futuras reclamações. Sempre que possível, além de deixar documentado através de manuais, contratos e regulamentos, tire as dúvidas dos consumidores no momento da venda. É muito comum, por exemplo, clientes reclamarem de trocas de produtos adquiridos durante períodos promocionais ou troca por uso incorreto do produto ou serviço. Deixe todas as informações, condições de uso e de troca sempre muito claro e em evidência. Lembre-se: sorteios e promoções do tipo “Compre e Ganhe” devem ser ativados apenas quando regulamentados através do órgão responsável que é a Caixa Econômica Federal.

3. Canais de Atendimento e Relacionamento

Ofereça, pelo menos 3 canais de comunicação para que o seu cliente entre em contato com você e fique atento aos prazos de retorno às demandas dos clientes. Cada vez mais este retorno precisa ser imediato. Saiba ouvir a dúvida e a reclamação do seu cliente e aproveite o momento para estreitar relacionamentos.

4. Atendimento Flexível

Nem sempre o cliente tem a razão mas nem por isso você irá tratá-lo de maneira indelicada. A equipe de atendimento precisa ser flexível e cortês, mesmo nestes casos.

Neste post, do Blog da Kameleon damos dicas sobre como lidar com clientes difíceis. Vale a pena a leitura.

5. Segurança de Dados

Os dados que o seu cliente fornece para cadastro não podem ser vendidos, emprestados ou fornecidos para terceiros. Na União Européia já está em vigor o Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protecion Regulation ou GDPR) e inspirada na GDPR já foi sancionada no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. A punição pelo descumprimento da lei geral de proteção de dados vai depender da gravidade da situação, indo desde advertências até multa equivalente a 2% do seu faturamento, limitada ao valor máximo de R$50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais). Atente-se: não forneça e não compre dados pessoais.

Valorizar o consumidor é premissa básica para a construção de uma marca sólida. Estar de acordo com as leis e regulamentações vigentes é fundamental para você alcançar solidez no seu empreendimento!

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5 tópicos que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Você deve persistir sim, no sonho de empreender. Mas algumas análises devem ser ponderadas antes de tirar seus planos do papel

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil já é considerado o país mais empreendedor do mundo. Os dados são bastante animadores para quem sonha abrir uma empresa ou start-up. Porém, é sempre conveniente lembrar que ser dono do próprio negócio exige planejamento e atenção aos detalhes, que podem ser cruciais para a solidez do seu empreendimento, veja:

1. Perfil Empreendedor

O autoconhecimento é o primeiro passo para decidir se você deve ou não lançar mão da carteira de trabalho e tornar-se empreendedor. Pondere sobre suas habilidades de liderança, negociação, tomada de decisões. Resumidamente, analise suas respostas para estas quatro perguntas:

a) Realmente identifiquei uma oportunidade de negócio?

b) Quão confortável me sinto assumindo riscos?

c) Sei tomar decisões?

d) Qual minha disponibilidade em assumir inúmeras responsabilidades?

Análises comportamentais são fundamentais para evitar frustrações futuras.

2. A escolha dos Sócios

Avalie as necessidades de capital humano, social e financeiro para identificar a necessidade de contar com um ou mais sócios no seu negócio. A seleção deve ser bem criteriosa, avaliando todos os aspectos do perfil de cada candidato.

3. Burocracia

Abrir um empreendimento exige uma série de etapas burocráticas, que se negligenciadas podem causa transtornos futuros. Desde o Registro de Pessoa Jurídica, Alvará de Funcionamento e Registro da Marca demandam conhecimento e tempo, por isso é bom considerar investir em um profissional ou empresa de Contabilidade, que também poderá te auxiliar a criar metas financeiras e entender o tipo de tributação mais adequada ao seu negócio.

4. Plano de Negócios e Reserva de Capital

Boas ideias são apenas boas ideias quando não bem direcionadas. Conheça bem o setor que está investido, faça o maior número possível de análises de mercado e certifique-se que o empreendimento é viável. Planos de negócios bem estruturados são capazes de avaliar as condições que a empresa terá, desde o valor investido até a margem de lucro do produto. Muitos especialistas recomendam incluir no plano de negócios os seus custos pessoais, assim você pode analisar se é possível custear as duas coisas. O fundo de reserva também é um importante item que deve ser considerado, evitando sobressaltos ao se deparar com situações inesperadas.

5. Ajuda

Abrir um negócio exigirá habilidades em delegar funções. Acredite, é impossível fazer tudo sozinho. A escolha correta da equipe é fundamental para construir um relacionamento de confiança, para que você possa abrir mão das funções operacionais.

No momento de definir seu plano de negócios você precisará incluir uma Agência de Publicidade, para desenvolvimento de Marca (branding) e lançamento do seu empreendimento no mercado. Os profissionais da Kameleon Comunicação poderão orientar você sobre investimentos em Marketing, para que você tenha resultados eficazes.

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10 erros comuns no atendimento ao cliente

Identificar erros no processo de atenimento é imprescindível e auxilia nos planos de ação para garantir excelência ao cliente.

Como sabemos, é natural do ser humano reclamar de algo. É muito mais fácil para nós, reclamarmos do que elogiarmos algo e todo mundo com certeza já passou por uma experiência negativa com alguma marca, principalmente no que tange a área de atendimento.

Estar atento às necessidades do consumidor e dar total suporte à área de atendimento é fundamental para a manutenção da sua marca. Uma única crítica negativa tem muito mais impacto do que dez elogios, por exemplo. A seguir, listamos os os principais erros cometidos no atendimento ao consumidor. Atente-se, corrija as falhas e busque sempre manter sua equipe atenta e motivada a oferecer o melhor atendimento aos seus clientes:

1. Canais de Comunicação

Ofereça, pelo menos 3 canais de comunicação para que o seu cliente entre em contato com você. Telefone, e-mail e chat são os mais utilizados. Recentemente, o WhatsApp destaca-se pela praticidade e proximidade com os consumidores. Considere esta opção também!

2. Pós-venda

Engana-se muito quem ignora o pós-venda. Prestar total suporte no pós-venda é fundamental para construção da sua marca. Busque sempre oferecer soluções aos problemas que os consumidores relatam após a aquisição do produto ou serviço. Conquistar um novo cliente é muito mais caro do que fidelizar um. Um cliente fiel e satisfeito pode propagar positivamente sua marca, sem custo para você. Já um cliente insatisfeito impactará negativamente um número maior de pessoas, desmoralizando a sua imagem.

3. Tecnologia e Burocracia

Sistemas defasados de atendimento prejudicam o seu relacionamento com o consumidor. Invista em um sistema de CRM qualificado, que permita acessos rápidos e análises de históricos de atendimento. Evite impasses para que o atendimento seja breve. Tente encurtar as etapas e protocolos da melhor maneira possível para o consumidor. A burocracia pode desgastar (e muito) a paciência do seu consumidor, que busca por soluções rápidas.

4. Tratamento Personalizado e Feedback

Padronizar o pós-venda não é indicado. Quanto mais souber sobre o seu consumidor e aproximar o atendimento, atento às devidas limitações, melhor. Essa proximidade pode ser bastante benéfica. Esteja atento também para ouvir o que o seu cliente tem a falar - esses dados são importantíssimos para as tomadas de decisões futuras da empresa.

5. Paciência

Oriente a sua equipe a ser paciente nas respostas. Insultar ou afrontar o seu cliente gerará uma reação negativa. Por mais que haja falta de educação do outro lado, sua equipe precisa ser paciente. Neste artigo, damos dicas de como enfrentar “Clientes difíceis”.

6. Equipe

Sua equipe precisa estar preparada para todo tipo de demanda no atendimento de pós-venda. Treinamentos e incentivos constantes são ótimas maneiras de manter a equipe engajada para o propósito da empresa. Habilite-os para oferecer soluções rápidas e em tempo real, para não acumular problemas.

7. Avaliação

Peça para o seu cliente avaliar a empresa. Implante pesquisas de satisfação. Se o seu sistema de CRM for eficiente, busque os relatórios mensalmente, para que você possa ter insights e traçar planos de ações para melhoria no atendimento e mais, como evitar que os problemas aconteçam. O sistema de dados é hoje, a ferramenta mais valiosa que uma empresa pode ter.

8. Respostas secas e prontas

Nada pior para um cliente do que ouvir a frase: "E o que mais?" Parece que o vendedor quer se ver o mais rápido possível do cliente. Converse, ouça e interaja com o cliente. Dê reforços positivos sobre a compra dele.

9. Rotatividade

A falta de valorização da equipe provoca uma rotatividade muito grande, causando enormes transtornos para a empresa, como por exemplo, novos treinamentos, falta de confiança do cliente externo.

10. Benchmarking

Avaliar como a concorrência atua e se espelhar em grandes empresas é uma estratégia bastante eficaz, pois podemos aprender bastante. Analise quais são os aspectos que levam ao sucesso para manter um cliente satisfeito e fidelizado e aplique isso, adaptada, é claro, para a realidade da sua empresa.

Estar atento aos padrões mínimos de um bom atendimento pós-venda deve fazer parte do seu planejamento de comunicação. A saúde vital da sua marca depende muito da eficácia do tipo de tratamento que você oferece ao seu cliente após a aquisição do seu produto ou serviço. O pós-venda é o principal termômetro para avaliar a sua credibilidade perante os consumidores.

Caso esteja enfrentando alguma dificuldade para estruturar o seu atendimento, conte com a equipe da Kameleon Comunicação. Nossa equipe tem expertise nesta área e poderá te auxiliar a prestar o melhor atendimento para os seus consumidores!

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As 5 melhores estratégias de marketing

A necessidade de tornar sua empresa conhecida ou fixar a marca entre os consumidores justifica a relevância dos investimentos em marketing

No topo das prioridades orçamentárias das empresas, geralmente o Marketing permeia com pouca ou nenhuma importância, sendo o primeiro departamento a sofrer cortes quando há necessidade de redução de custos. O fato é que, sem um investimento permanente em Marketing, a chances de êxito de uma marca podem ser muito menores. Na dúvida, reserve entre 5 e 10% do seu orçamento para os investimentos em Marketing. A margem varia de acordo com o seu faturamento e os seus objetivos a serem alcançados.

Se você concorda que o investimento em Marketing deve ser considerado como estratégia de crescimento e manutenção da sua marca mas não sabe por onde começar, vale se atentar aos objetivos que deseja alcançar para estruturar o seu planejamento da maneira mais eficaz possível. A seguir, dicas das 5 melhores estratégias de Marketing para você alicerçar seus investimentos:

1. Fixação da Marca x Comunicação Visual

Esteja presente na mente do seu consumidor quando ele optar em consumir. Para tal, é importante criar memória na consciência do público alvo e a Comunicação Visual é uma grande aliada quando o objetivo é fixar a marca. Invista em um material robusto e consistente com o propósito da sua empresa. A Comunicação Visual engloba desde o material básico de papelaria até as mais criativas peças de visual merchandising para o seu showroom ou ponto de venda.

2. Apoio à Venda x Mídia

O seus diferenciais e valores precisam ser comunicados ao seu cliente, para que atuem como fatores decisórios no momento de decisão de compra. Para isso, o investimento em mídia é essencial. O tipo de investimento - se offline ou online, dependerá da sua atuação e de onde o seu consumidor pode ser impactado com o melhor custo benefício. O ideal é ter um investimento em mídia perene e sempre aliar estratégias online e offline.

3. Marketing Cooperado x Exposição de Marca

Expor a sua marca em outro estabelecimento, que divide o mesmo tipo de cliente que você é uma excelente estratégia e o Marketing Cooperado tem se mostrado cada vez mais eficaz. Busque estes concorrentes indiretos, firme parcerias, ofereça vantagens e descontos. A simples divulgação da sua marca nestes locais tem um potencial de vendas bastante significativo.

4. Marketing Digital

Não há mais como fugir do Marketing Digital. Estar presente no universo online hoje em dia é mais do que necessidade, tornou-se uma premissa básica de comunicação. Ter um site com um blog atualizado, fazer disparos de e-mail marketing e atuar nas Redes Sociais onde seu público-alvo está presente, são essenciais para o sucesso da sua marca. Além disso, o seu relacionamento com o cliente pode se fortalecer através dos canais digitais. Aposte, invista!

5. Ações não convencionais

Para criar memórias positivas e até afetivas na mente do seu consumidor é preciso superar expectativas e nada melhor do que ações não convencionais para surpreender seu público. Ofereça novas experiências, aproximando o cliente da sua marca. O intuito não é a venda direta e sim a construção do relacionamento marca x consumidor, gerando advogados da sua marca. Conteúdos diversificados como vídeos virais por exemplo e ações sustentáveis, que promovam benefícios à comunidade, podem ser grandes porta-vozes da sua marca.

Agora que você já conhece as melhores estratégias de Marketing para iniciar o seu planejamento de Comunicação, opte por contar com uma Agência de Comunicação com profissionais especializados e capacitados a oferecer as melhores soluções de acordo com o seu negócio. Entre em contato, venha tomar um café conosco!

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Tendências de Marketing: Conceito de Comunidade e Relacionamento com o Cliente

Com o avanço do e-commerce, fica cada vez mais difícil apresentar diferenciais no ponto de venda. O segredo é apostar nos benefícios de relacionamento que só uma loja física pode oferecer.

Já que oferecer produtos de qualidade e bom atendimento não são mais atributos diferenciais para lojas de varejo e desde a ascensão do e-commerce, o varejo físico está cada vez mais focado na experiência do consumidor e atualmente uma tendência mundial é apostar no conceito de “Community Store”, ou seja, a loja oferece, além da venda de produtos, algo para a comunidade, desde eventos, aulas, workshops e cursos dentro de suas dependências.

Internacionalmente, muitas marcas já estão se movimentando neste sentido. Podemos citar exemplos de uma marca Canadense de roupas esportivas e ioga que transformou sua loja física em um centro fitness, reforçando assim os valores da marca, aumentando assim o engajamento dos consumidores. A própria Apple também investe fortemente neste conceito e oferece nas suas maiores lojas oficinas focadas em movimentos artísticos, como fotografia, música e design, oferecendo suporte para os projetos pessoais, difundindo assim a experiência de marca e também empreendendo localmente.

Para investir nesta tendência, não são necessários grandes esforços e parcerias locais podem ser uma ótima alternativa que ajudarão a expandir a experiência do consumidor com a sua marca, dentro da sua loja.

O que vale lembrar é que não basta aproveitar o conceito e seguir a onda de mercado, a sua proposta precisa estar alinhada à missão e propósitos de sua marca, assim como as ações precisam ser perenes e não apenas esporádicas, criando assim um vínculo maior, gerando inclusive hábitos nos consumidores.

Gostou da ideia? Precisa de ajuda para implantá-la na sua loja? Converse com os profissionais de Marketing da Kameleon Comunicação e saia na frente da concorrência!

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A força do Brinde Promocional

Canetas, calendários e canecas podem aumentar o seu conhecimento de marca perante a mente dos consumidores!

Uma das estratégias de Marketing Promocional mais utilizadas pelas marcas é a distribuição de brindes. A ação, que aparentemente pode parecer irrelevante, tem na verdade como objetivo promover a identidade da marca perante a mente do consumidor e acompanhá-lo por um determinado período, interagindo com o seu público-alvo.

Enquanto a propaganda tem como objetivo gerar no cliente uma mudança na sua atitude (intenção), o Marketing Promocional atua diretamente na mudança do comportamento (ação).

Para que este objetivo seja alcançado, o brinde precisa ser útil para o cliente, proporcionando necessidade de uso, pois desta maneira estará presente na rotina do seu público-alvo por um período maior de tempo.

Opte por brindes que conquistem a simpatia do cliente - é fundamental fixar a marca, criando laços afetivos e despertando a sensação de que aquele produto foi criado exclusivamente para ele. Quando bem aplicada, esta estratégia pode transformar seu brinde em “assunto”, viralizando e despertando desejo em todos, fortalecendo assim a sua marca.

Uma pesquisa realizada recentemente, 92% dos entrevistados apontam que os brindes são um fator importante para reconhecimento da marca. Esta pesquisa ainda apontou quais são os brindes que os consumidores mais simpatizam e mantém ao seu alcance. Em primeiro lugar estão as canetas, seguidos dos calendários, mouse pads e canecas. Lápis, blocos de notas, calculadoras e agendas também apareceram na pesquisa.

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