Tenha um blog!

Seja referência e fidelize seu púbico!

Muitas pessoas ainda se deparam com o questionamento sobre a importância de ter um blog dentro do site da sua empresa. Já mencionamos aqui mas é sempre importante reforçar que, como ferramenta digital, o Blog Corporativo se encaixa na estratégia de Inbound Marketing, ou seja: ele tem o poder de captar passivamente maior audiência para o seu site e consequentemente maior relevância para sua empresa, culminando em fortalecimento da sua marca.

Através do seu blog, você entregará valores ao seu público, já que ter apenas um site e perfil nas redes sociais não mais se caracterizam como diferenciais.

É através do seu blog que você poderá mostrar para o seus clientes e futuros clientes que você realmente entende e domina o produto ou serviço que está oferecendo (E é exatamente isso que nós da Kameleon Comunicação estamos fazendo agora - um artigo de blog para falar sobre a importância de uma ferramenta de Marketing, o nosso trabalho).

Se você escreve artigos relevantes, inseridos no mercado em que atua, logo se tornará uma autoridade sobre o assunto e isso lhe trará liderança.

Outro aspecto muito positivo (e importantíssimo) é a visibilidade gratuita que você terá na busca gratuita no Google, quando o blog e o site estão sendo trabalhados sobre estratégias de SEO bem desenhadas.

As grandes empresas desenvolvem textos para Blogs que vão além da estratégia direta da venda de produtos ou serviços. A palavra-chave é transmitir conhecimento e principalmente valores, conquistando assim fãs para vida toda e não clientes momentâneos. Parece algo muito distante, mas um blog pode fortalecer e muito, o relacionamento com o sei cliente.

Os textos precisam ser eloquentes e as publicações precisam ter uma cadência: não adianta publicar 2 artigos por ano e esperar resultados. As portagens precisam ser regulares, caso contrário, você pode perderá a audiência conquistada e recuperá-la pode ser mais trabalhoso.

Ter um blog só traz benefícios, quando a estratégia é bem elaborada e executada.

Se você precisa de um suporte para implantar esta estratégia na sua empresa, conte com os profissionais da Kameleon Comunicação.

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A mídia mudou

Os meios de comunicação mudaram muito nas últimas décadas e consequentemente a maneira como nos comunicamos também.

Não precisamos voltar muito no tempo para relembrarmos o fato de que a televisão, os jornais, revistas e rádios eram os principais veículos utilizados para impactar a massa e os planos de mídia eram mais engessados. Havia dificuldade em mensurar o retorno e também estima-se que nem sempre o público-alvo era atingido.

É inegável a força que estes meios representam e atuam até hoje como grandes propagadores às massas, sendo caminho obrigatório para grandes marcas sustentarem o seu valor perante a população.

O que destacamos hoje em dia é a forma como a mídia é pensada e como a internet facilitou a vida dos anunciantes. Os recursos permitem localizar o público alvo com mais detalhes e maior clareza, Além disso, os resultados são mais precisos e podem ser avaliados em tempo real, permitindo assim, alterações nos investimentos quando necessário.

O que vale ressaltar também é que a imensa quantidade de informações disponibilizadas pelo Big Data também podem atrapalhar e confundir caso não sejam corretamente utilizadas. Portanto, a presença de um profissional de Mídia ainda é essencial na definição de planos de comunicação.

A Publicidade não é uma ciência exata e é impossível prever o comportamento do consumidor para saber se durante o processo de decisão de compra dele, a escolha por determinada marca aconteceu enquanto ele assistia um programa de televisão, quando navegava pelo Feed de Notícias do seu Facebook ou porque viu um display na rua enquanto caminhava para o trabalho. Portanto, estar presente é muito importante.

Conquistar, cativar e criar a lembrança do público são fundamentais para marcas que desejam ser sustentáveis.

Vamos investir em mídia com mais assertividade? Contate a Kameleon Comunicação!

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UX - Experiência do Usuário

Como sempre mencionamos, muitos novos termos em Marketing sugiram nos últimos anos, por conta dos avanços tecnológicos na comunicação e seus respectivos impactos.

Então provavelmente você já se deparou com o termo - UX, ou User Experience, Experiência do Usuário, traduzido literalmente do inglês para o português.

A expressão é amplamente utilizada no meio online e tem como objetivo traçar, avaliar e otimizar parâmetros de experiência, relativos ao uso de softwares, sistemas e plataformas por exemplo, com o objetivo de fidelizar e conquistar novos clientes. Mas trazendo o termo para o mundo offline, percebemos que ele não é uma prática tão nova e é responsável por agregar valor à sua marca.

Percebemos que empresas que se destacam são aquelas que entregam além de um produto ou serviço. Proporcionar experiência é atingir emocionalmente o seu cliente e isso gera lealdade e valorização da marca. Vale a pena lembrar que cérebro humano só é surpreendido quando algo diferente do esperado acontece. Por exemplo: você espera receber o bom dia de um vendedor a entrar em uma loja, mas não espera que ele lhe ofereça um café, mesmo antes de você mostrar qualquer intenção de compra. Ou seja, o seu intuito como empreendedor é viabilizar momentos admiráveis à experiência do seu cliente.

Tudo conta, todas as experiências sensoriais podem ser decisivas na hora de agradar a mente do consumidor. Por isso, ao planejar suas ações, pense com empatia, em como você gostaria de ser tratado e sempre aprimore a experiência do usuário. O mais importante: transmita isso à sua equipe e tenha essa diretriz no DNA da sua empresa.

Empresas que pensam assim são exemplos mundiais de encantamento e literalmente dão aulas e publicam livros sobre a diferença que o efeito “Uau” pode trazer aos seus negócios. É o caso da Disney, algumas redes de Hotéis e companhias aéreas.

O diferencial da sua marca sé a experiência que ela gera no seu cliente: não é o seu produto ou serviço. Use-a a favor dos seus negócios.

Para sair na frente da concorrência, conte com a Kameleon Comunicação e planeje-se para oferecer momentos inesquecíveis aos seus clientes!

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Sazonalidade Promocional

Como se preparar e tirar vantagem das principais datas do calendário?

Não tem jeito, quando as vendas caem, geralmente o comércio varejista costuma apelar para ações sazonais com o intuito, principalmente de alavancar vendas.

Atualmente, existem inúmeras datas já tradicionais e periodicamente novas datas entram no calendário, como nos casos mais recentes da Black Friday e Cyber Monday. O mais interessante é observar como os nichos de mercado trabalham suas datas mais segmentadas ainda e ter em mente que não só o varejo precisa estar atento ao calendário, mas indústrias, empresas B2B, prestadores de serviços, enfim, todos devem contar com um bom planejamento anual.

Dizem que “se não planejar, está planejando fracassar”. Não adianta querer se aproveitar de certa data, por conta de vendas baixas ou porque o seu concorrente planeja fazer uma ação muito legal. É importante também ter em mente que as Campanhas de Comunicação precisam ser traçadas com antecedência. Uma promoção de varejo, com sorteio de prêmios, por exemplo, precisa começar a ser executada com aproximadamente 6 meses de antecedência, por conta de toda a documentação exigida pelo órgão regulamentador, a Caixa Econômica Federal.

De qualquer maneira, é imprescindível compreender, antes de tudo que a Comunicação pode oferecer aos seus negócios um composto de estratégias, levando em consideração o planejamento de Marketing, que viabilizarão a solução ou redução de determinados problemas.

Todas as técnicas de Marketing Promocional caracterizam-se por ações de estímulo à compra e o seu consumidor precisa realmente ser tocado pela ideia de que está recebendo uma oferta ou benefício adicional. Por serem estratégias de efeito rápido, as ações promocionais precisam ter rápida ou curta-duração, para que a vantagem seja devidamente percebida pelo cliente. Esta ações podem ser de inúmeros tipos: com brindes, sorteios, concursos, vale-brindes, leve 3 - pague 2, descontos, enfim, a gama de possibilidades é vasta e é preciso muita cautela na escolha da melhor promoção que se adequa ao objetivo que se pretende atingir.

Marketing e Comunicação, quando bem planejados e executados surtem resultados significativos nos indicadores tangíveis e intangíveis da marca, como conhecimento do produto, serviço e marca, fidelização e preferência, por exemplo, fortalecendo assim a sua imagem.

Se você precisa de auxílio para tirar seu planejamento do papel e conquistar novas fatias de mercado, conte com o time da Kameleon Comunicação.

O nosso know-how em Marketing nos permite traçar planos eficazes e assertivos e será um prazer mostrar os resultados para você!

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Dicas para usar o Instagram

Ter um perfil atraente no Instagram não é tarefa fácil mas seguindo algumas dicas valiosas, o caminho será menos complicado!

Uma pesquisa recente apontou que 32% de todos os usuários da internet estão no Instagram. São mais de 700 milhões de usuários ativos mensalmente, compartilhando mais de 90 milhões de publicações por dia. Com números tão estratosféricos assim não é de se estranhar que o Instagram é a rede que mais cresce mundialmente e é claro, as marcas querem e precisam fazer parte deste universo onde usuários distribuem 4 bilhões de curtidas em um único dia.

Se temos números são tão impressionantes, sabemos que a concorrência também é elevada. Então, como fazer para ser relevante na rede? Como ter um perfil atraente para o seu público? Para responder à essas perguntas, é importante ter em mente uma premissa que ditará o modo como a sua marca se apresenta: as pessoas não estão no Instagram para consumir produtos. No Instagram o que se “compra” é o “estilo de vida”. E quem tem “estilo de vida” são pessoas e não marcas ou produtos. Ou seja, para se aproximar do público, ganhar likes, seguidores, empatia (e vender), você vai precisar “humanizar” a sua marca.

Algumas recomendações básicas já podem surtir efeito no seu perfil comercial:

• Tenha e siga um planejamento para postar;

• Antes de tudo, não compre seguidores. Os perfis são fake e não tem interesse real no seu conteúdo. São números falsos que acabarão atrapalhando você na mensuração de resultados;

• Observe o comportamento do seu público e poste nos momentos em que ele mais engaja. Faça de 1 a 2 posts por dia;

• Como o Instagram é totalmente visual, invista em imagens de qualidade e evite legendas muito grandes;

• Use hashtags de acordo com o seu conteúdo;

• Interaja com o seu público e use o Stories;

• Seja um heavyuser. Curta e comente conteúdo dos seus seguidores;

• Compartilhe conteúdo dos seus clientes quando estiverem usando a sua marca. Empodere-os: dê aos seus clientes 15 minutos de fama e conquiste um fã para a vida toda!

• Varie o conteúdo entre vídeos e fotos. Humanize as postagens. Posts só com produtos tornarão seu perfil entediante e assim você perderá seguidores e deixará de ganhar novos.

Essas são algumas dicas mas o trabalho é muito mais apurado e merece atenção, afinal estamos falando da rede social mais acessada pelos brasileiros após o Facebook, porém sabemos que o alcance orgânico da primeira colocada sofreu alterações bruscas nos últimos anos.

Quer melhorar seu Instagram e conquistar de vez o seu público? Conte com a Kameleon Comunicação!

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Redação Publicitária

Quando falamos em publicidade, grande parte da população considera apenas o design, os efeitos visuais como principais impactantes em uma campanha e responsáveis por gerar resultados. Engana-se muito quem apenas enxerga apenas esta parte do processo.

Uma boa campanha publicitária é como um bom jogo de xadrez: há muita estratégia por trás dos movimentos apresentados e a redação publicitária é um dos principais alicerces em uma campanha. O ponto de partida é a definição do público-alvo, determinado através de pesquisas, para que se crie o conceito que direcione o processo criativo e fundamentalmente qual o melhor estilo linguístico a ser seguido, para que esteja adequado ao contexto da mensagem que pretende ser enviada e consiga atingir corretamente o receptor, respeitando meio em qual foi inserido.

Um bom trabalho de redação publicitária traz textos sucintos e envolventes, desperta interesse e empatia do público-alvo e, de maneira indireta, é persuasiva.

A função de um designer em publicidade também é fundamental, mas precisa estar atrelado à um bom texto. Um não sobrevive sem o outro.

Com tantas facilidades do mundo online que dispomos atualmente, desenvolver campanhas e layouts, estar presente em diversas plataformas e comprar mídia ficou muito mais acessível, porém, apenas profissionais devidamente capacitados conseguem obter resultados relevantes e assim agregar conhecimento de marca para o seu negócio.

O time da Kameleon Comunicação conta com uma equipe qualificada, apta a desenvolver campanhas de comunicação que se encaixam no seu tipo de negócio. Saia na frente da concorrência e esteja ainda mais próximo ao seu cliente!

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Cliente Oculto

É possível saber qual a mensagem que os seus negócios estão transmitindo ao mercado?

Já teve curiosidade em saber o que o seu cliente realmente pensa a respeito da sua marca, sem interferências na avaliação? E se nós constarmos para você que é possível saber, de maneira imparcial, a opinião do público sobre o seu negócio, você acreditaria? Este tipo de teste pode ser feito através de uma pesquisa, conhecida como “Cliente Oculto”.

Quem ainda não conhece o método, deveria conhecer pois as análises feitas sob uma perspectiva totalmente neutra, de ambas as partes, tanto avaliador como avaliado são as mais realistas possíveis, fiéis a realidade do dia-a-dia e esse tipo de informação é fundamental para melhorar e aperfeiçoar diversos aspectos dentro da sua empresa.

O cliente oculto, como o próprio nome já diz, é uma pesquisa realizada através de uma pessoa contratada, que irá simular uma visita/ compra ao seu estabelecimento e irá avaliar determinados aspectos que podem ser definidos por você: como atendimento, postura do atendente/ ambiente/ qualidade do produto/ qualidade do serviço, enfim, as questões levantadas podem ser inúmeras, de acordo com o seu segmento e o que você deseja que seja avaliado.

A visita é feita de maneira que se simule um atendimento real, mas sem que os envolvidos no processo saibam que estejam sendo avaliados. Este cliente oculto irá anotar posteriormente suas observações e entregará um relatório bem detalhado sobre a sua experiência como usuário.

A análise final é sempre surpreendente e você pode traçar metas para você e sua equipe após os levantamentos feitos nessa pesquisa. O ideal é repetir periodicamente o processo e sempre manter em sigilo absoluto que a empresa está sendo avaliada. A eficácia da avaliação depende crucialmente da discrição da visita. Quem está sendo avaliado, não pode saber quem é o cliente oculto (avaliador).

A Kameleon Comunicação tem expertise neste método de avaliação e pode ajudar a você a analisar pontos focais do seu negócio. Agende uma conversa conosco, será um prazer ajudar a alavancar os seus negócios!

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Personas: o que são?

Para ter resultados efetivamente positivos com as campanhas de Marketing, as empresas precisam atuar de maneira estratégica e é impossível obter retorno significativo caso não se conheça o público que se pretende atingir. Com o advento das Redes Sociais, a alta demanda de ofertas e a necessidade de se diferenciar da concorrência, é necessário colocar o consumidor no centro e criar uma identidade para a sua marca que seja realista e próxima do tipo de personalidade do seu público.

Para estreitar o caminho entre o que o seu público “consome” e o que você “vende” todo bom profissional de marketing ou empreendedor, deve criar uma persona. Mas afinal de contas, o que é uma persona?

A persona nada mais é do que um personagem fictício que simboliza o seu cliente ideal. É diferente do conceito de público-alvo, que abrange todo o segmento de mercado que consome a sua marca.

Para pensar em uma estratégia de conteúdo é fundamental criar uma persona e não só pensar em direcionar a comunicação ao público alvo em geral. A persona auxiliará você compreender melhor o que o seu cliente precisa, onde ele está e desta forma você poderá oferecer corretamente o seu produto/ serviço.

Exemplificando: Uma loja masculina de roupas que vende marcas relacionadas a esportes radicais como skate e bike. Seu público-alvo: homens, de 16 a 35 anos, classe média com renda média mensal de R$3.000,00, solteiros. A persona: Bruno, 22 anos, último ano da faculdade de Rádio e TV. Pretende fazer um intercâmbio ao término da faculdade. Mora em um centro urbano, anda de skate todos os finais de semana, é solteiro e adora viajar para as praias X, Y, Z e frequenta a lanchonete XPTO.

Munidos com as preferências desta persona, o marketing da loja de roupas pode pensar em ações que vão além de um anúncio nas universidades, ou nos centros onde se pratica o esporte, mas pode realizar campanhas casadas com os pontos onde persona costuma frequentar (clubes/ lanchonetes/ bares mais badalados da praia), utilizar influenciadores digitais e formadores de opinião que já atinjam esse público, nas redes que eles mais utilizam e desenhar tantas outras ações oportunas que irão surgir. O conteúdo dessa marca deve gerar empatia no Bruno: posts do Instagram feitos diretamente na Praia, ou em Campeonatos de esportes reconhecidos pelo público, enfim, há grandes possibilidades.

É comum que as empresas tenham mais de uma persona para os seus negócios, para não afunilar tanto o perfil consumidor mas é crucial que a sua comunicação esteja inserida no ambiente que a sua persona interage, que fale a mesma linguagem e que desperte necessidades de acordo com o seu universo.A sua marca precisa respirar o mesmo ar da sua persona e isso precisa ser feito de forma constante, perene e verdadeira. Não adianta tentar ser algo que você não é, pois na rede, tudo é facilmente desmascarado e suas vendas sofrerão as consequências.

Para que o trabalho de persona seja realmente eficaz, é preciso contar com uma agência de comunicação competente, que saiba desenhar corretamente a persona da sua marca.

A Kameleon Comunicação pode te orientar, traçar personas e estratégias de comunicação que atingem muito mais do que o seu público alvo. Vamos conversar?

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Pesquisa de Marketing

“Administrar bem um negócio é administrar seu futuro; e administrar seu futuro é administrar informações”.

A frase acima, dita há muitos anos atrás pelo então inovador publicitário Marion Harper Jr., não poderia ser mais atual.

O marketing moderno, depende mais do que nunca de informações para a tomada de decisões dentro das companhias. As tecnologias trabalham a nosso favor e hoje em dia é inaceitável limitar-se a previsões rotineiras, levantamentos de dados e análises ocasionais. Um bom planejamento estratégico, independente do tamanho do seu negócio, é traçado a partir de uma pesquisa coerente de marketing, com o intuito de mapear o cenário atual, mostrar onde se pode chegar e o mais importante: como chegar. Pense que o futuro não é para onde estamos nos direcionando e sim o lugar que estamos criando hoje.

De acordo com Kotler e Keller (2006), a pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa. Desta maneira, o primeiro passo importante para saber qual tipo de pesquisa de Marketing deve ser aplicada é definir claramente qual é o problema para que os resultados da pesquisa não sejam inúteis ou irrelevantes. Feito isso, os próximos passos são o projeto de pesquisa, o trabalho de campo, a análise de dados e a preparação de relatórios. Hoje em dia, em um mundo interligado pela tecnologia, existe um universo de informações, um imenso conjunto de dados armazenados sobre e tudo e sobre todos. A falta de informações que antes dificultavam trabalhos de pesquisa hoje temos sobrando, o que também dificulta o trabalho. Como usar tanta informação à favor dos negócios? É neste ponto que entram os departamentos de Inteligência de Mercado (Business Inteligence), instaurados diretamente nas companhias e empresas especializadas em pesquisas, que prestam consultoria, colhem, analisam dados e apresentam propostas de melhorias aos seus clientes.

Mas é claro que, localmente, em um negócio pequeno é possível aplicar técnicas de pesquisa em seus negócios, para checar dados como queda de vendas, comportamento do consumidor, eficácia da propaganda. Existem muitas ferramentas gratuitas para pesquisas e a internet oferece inúmeras informações sobre a economia local, global, tendências de consumo que você pode usar a seu favor. Com algum esforço também é possível aplicar uma pesquisa de Cliente Oculto e também solicitar que o seu cliente preencha uma breve pesquisa, tanto presencialmente como no ambiente online. Uma boa pesquisa de marketing poderá conectar melhor você ao seu cliente e a prática do plano de ação fará dos seus problemas uma oportunidade de crescimento.

O time de Marketing da Kameleon Comunicação tem profissionais capacitados que poderão analisar os seus negócios, orientando sobre quais caminhos devem ser seguidos. Venha tomar um café com a gente e surpreenda-se com novas possibilidades!

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Outbound Marketing

O Inbound Marketing mostrou que veio para ficar. Mas e o Outbound Marketing?

Agora que já estamos mais familiarizados com o termo “Inboud Marketing”, precisamos entender o que é afinal, o Outbound Marketing.

Enquanto o Inbound age “passivamente”, esperando ser buscado pelo cliente, o Outbound Marketing se comporta de maneira “ativa", prospectando diretamente os clientes. Trocando em miúdos, o Outbound Marketing é o Marketing tradicional, aliados às táticas disponibilizadas pela tecnologias de comunicação digital.

As principais ações de comunicação que se enquadram na estratégia de Outbound Marketing são: flyers, outdoors, malas direta, telemarketing, propagandas de TV e Rádio, SEO, Adwords, Facebook Ads,e-mail marketing, entre outras. Atingir uma grande massa de consumidores tem um custo mais alto do que atrair clientes específicos para o seu negócio, como no caso do Inbound Marketing mas a escolha de qual estratégia deve ser seguida - Inbound ou Outbound - depende de inúmeros fatores e deve ser pensada em conjunto: departamentos comercial, de marketing e agência de comunicação. É preciso levar em consideração os principais objetivos da companhia, ter em mãos pesquisas de mercado e saber exatamente quem são as “personas” que precisam ser impactadas. Nenhuma das duas táticas terá um bom retorno sobre o investimento (ROI) caso as estratégias não estejam de acordo com os objetivos estipulados e a campanha de comunicação seja falha ou pouco atraente para o público-alvo.

É possível ainda aliar as duas vertentes em campanhas específicas, quando a empresa tem perfil para aplicá-las ao mesmo tempo.

De qualquer maneira, a comunicação da sua empresa merece uma atenção especial, que deve ser feita por profissionais competentes e capacitados a analisar cenários e diagnosticar as estratégias mais eficazes para os seus negócios.

A Kameleon Comunicação tem um time completo e estamos dispostos a ajudar você a crescer. Vamos conversar?

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