Pesquisa de Mercado, por que fazer?

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza.

Nesse ponto, é necessário que haja uma pesquisa de mercado bem feita.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para aperfeiçoar os processos de tomada de decisão em um negócio.

Através dela é possível conhecer o perfil do cliente; perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos; analisar os fornecedores; dimensionar o mercado; identificar o segmento mais lucrativo; detectar novas tendências; avaliar a performance de seus produtos e serviços; identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

Outro ponto determinante é saber quem será o público-alvo da empresa. Isso é essencial porque os produtos existem, em primeiro lugar, para satisfazer às necessidades dos clientes.

Realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

São inúmeras situações em que a pesquisa de mercado pode ajudar a instituição trilhar o caminho certo. Ela se insere numa concepção de otimização de recursos humanos e financeiros ao tomar uma decisão, levando em conta quais são as respostas certas para o sucesso do negócio.

Se você ainda está na dúvida por que fazer pesquisa mercadológica seria fundamental para o seu negócio, converse com a Kameleon Comunicação, explicaremos “tintim por tintim”!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Outdoor

Pensado estrategicamente para chamar nossa atenção, o outdoor é uma mídia importante e deve ser levada em consideração.

Se alguém está passeando ou a caminho do trabalho, faculdade ou qualquer outro destino que o leve a algum lugar, provavelmente essa pessoa se deparará com um outdoor. Quem vê um outdoor está em movimento, seja de automóvel, de ônibus ou mesmo a pé. Por isso, o outdoor eficiente deve comunicar a mensagem de forma extremamente objetiva.

O outdoor é um excelente meio de comunicação de massa. Com grande cobertura, atinge todas as classes sociais. Alcança um dos melhores índices de aproveitamento e fixação de marca dentre as mídias tradicionais. Além disso, o outdoor é um meio de grande impacto e visibilidade, é um dos meios que mais exibe o produto e comunica com muita rapidez.

Sem dúvida, é um tipo de mídia que possui um resultado positivo na campanha publicitária, porque além de divulgar, reforça abundantemente a marca ou produto anunciado.

Para uma melhor utilização do outdoor, simplicidade e clareza são requisitos básicos. A mensagem será mais eficiente na medida em que ela for concisa, facilmente memorizável e, claro, contiver a dose necessária de criatividade e emoção indispensáveis a todo e qualquer tipo de peça publicitária.

É a forma mais eficiente e rápida de se massificar o tema de uma campanha.

E aí, vamos fazer uma campanha e alavancar suas vendas? Venha tomar um café conosco.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Brindes promocionais nas ações de marketing

O brinde promocional tem força, especialmente por sua capacidade de fixar a marca na mente do cliente.

E para utilizá-lo em sua estratégia de marketing, é fundamental conhecer o público-alvo e saber que cada cliente tem suas preferências e hábitos únicos. Assim sendo, é preciso imaginar como o brinde poderá fazer com que sua empresa estabeleça um elo emocional com seus stakeholders.

As ações de marketing promocional, ou seja, aquelas voltadas para a promoção de vendas, possibilitam uma maior interação entre marcas, produtos, serviços e seu público-alvo.

É aí que entra em cena o brinde promocional, que deve, além de conquistar a mente e o coração dos clientes, representar uma possibilidade de maior visibilidade para sua marca.

Um cuidado na hora de escolher o brinde para sua empresa a ser usado em sua campanha promocional é que ele possa ser associado ao cotidiano das pessoas, o que garanta sua presença e valor por um período de tempo muito maior. Assim o cliente sempre está com sua marca pro perto - reforçando a lembrança de marca.

Não deixe de valorizar seu cliente e surpreendê-lo com um brinde criativo associado a sua marca. Seja diferente e sua marca terá mais credibilidade no mercado.

Um exemplo de ação bem sucedida com brinde promocional é aquela em que seu cliente, parceiro ou fornecedor se lembra da sua marca, empresa ou produto quando a associa a seu brinde, visto com um item de qualidade e valor únicos. Quem não se lembra da campanha da Parmalat® com o bichinhos de pelúcia?

Quer grudar na mente do seu cliente? Liga pra gente ;)

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

O sucesso da sua empresa também é determinado pelo bom atendimento ao cliente

Atender bem o consumidor é sempre importante, independentemente do tipo de negócio.

Isso é o que vai determinar o sucesso da sua empresa, qualquer que seja o ramo. Basta reparar como um atendimento ao cliente de qualidade faz toda a diferença no seu processo de decisão de compra.

É preciso estar preparado para, durante a jornada do consumidor, ser capaz de proporcionar a melhor experiência possível. Esse instante mágico pode definir se ele vai ou não se tornar cliente da sua empresa.

Muitas empresas falham na hora de propiciar esse encantamento no atendimento ao cliente. Cada vez mais o público se queixa de atendimentos ruins que receberam tanto em lojas físicas quanto em espaços virtuais.

Pelo mesmo motivo, aqueles que são bem tratados e recebem um bom suporte acabam se tornando fiéis à marca. E há grandes chances de voltarem para realizar novas compras e até indicarem a empresa aos amigos.

O cliente é o mais importante, pois sem ele não há negócio, ele deve estar sempre no centro da operação. Para alcançar o sucesso, é fundamental dar à clientela a importância que ela realmente tem.

Atender bem é o primeiro e, provavelmente, o mais importante passo em direção a um resultado positivo. Busque sempre tornar essa característica do atendimento excelente, um item fundamental entre os valores da sua empresa.

Reflita sobre o bom atendimento no seu negócio.

Você certamente já voltou a um estabelecimento por lembrar-se de como foi bem atendido. Ou já comprou produtos pela simpatia e educação do vendedor.

Tenha sempre em mente que a qualidade, bem como os preços oferecidos, são importantes, mas um atendimento ruim derruba as vendas e os lucros.

Sua empresa precisa de treinamento de bom atendimento? Consulte a Kameleon e descubra como fidelizar seus clientes.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Envelopamento de Veículos, uma propaganda que chama muita atenção

A comunicação na área de propaganda não pode ser estática, afinal o consumidor está sempre a espera de algo novo e que possa surpreendê-lo.

O Envelopamento de veículos, conhecido como adesivos de carros, é uma forma de personalizar seus produtos e projetar em seu(s) veículo(s) uma propaganda que chame mais atenção.

Comumente vista por aí, a técnica de envelopamento de veículos tem se tornado comum quando o assunto é conseguir, para determinado produto ou serviço, uma visibilidade mais dinâmica, viva, inserida no trânsito congestionado das grandes cidades, ou ainda quando o veículo estiver estacionado - torna-se um painel ambulante.

Aplicada em veículos de passeio ou pequenas vans de entregas de produtos (aquele adesivo no vidro traseiro), o envelopamento de veículos permite que seu produto seja visualizado em tamanho muito maior do que o original, causando um impacto positivo a quem a visualiza e imprimindo grande curiosidade para conhecer o produto ou serviço, já que o apelo chama bastante a atenção.

Alguns estudos dizem:

• Em média um veículo circula 100 km por dia,

• A visualidade é de pelo menos 40 pessoas por quilometro rodado,

Sendo assim conclui-se que durante um único dia aproximadamente 4.000 mil pessoas estarão vendo sua marca ou seus produtos.

Vantagem: o envelopamento ou adesivo de veículo possui um valor relativamente baixo e você consegue exibir a sua empresa para quase 1 milhão de pessoas por ano! Bom né?

Mas, adesivar um veículo começa muito antes da criação do layout, cada veículo deve ser estudado com muita atenção antes de qualquer elaboração. E também, deve se atentar as normas e leis para envelopamento.

Conte conosco para criar o melhor projeto para seu veículo ou sua frota. Mande uma mensagem e nós marcamos um café ;)

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

E-mail Marketing, funciona?

Sim, desde que seja utilizado de forma coerente e correta.

E-mail Marketing é um dos melhores canais de Marketing Digital disponíveis, principalmente quando o assunto é relacionamento a audiência. Afinal, quem não possui um e-mail hoje em dia?

Após mais de uma década de uso pelas empresas, o e-mail marketing se revelou como um ótimo canal de comunicação para promoção, venda e fidelização de clientes. É claro que os resultados comerciais podem ser mais expressivos dependendo do segmento que sua empresa opera, mas a verdade é que uma campanha bem feita pode encurtar muito o caminho entre seu cliente e o sua empresa.

Vale ressaltar que o e-mail marketing não deve ser compreendido como uma ferramenta exclusiva para venda. Sua empresa pode utilizá-la para educar seus contatos sobre seus produtos e serviços motivando-os a segui-los e consequentemente aproximando-os de sua marca. Isso fortalece de forma significativa outras ações de vendas e marketing que sua empresa possa construir.

E você também pode usar como um canal de news, assim a informação passa rapidinho, os conhecidos como newsletter.

Lembre-se que muitos potenciais clientes nem sabem da sua existência, e o e-mail marketing pode fazer o papel desta apresentação, logicamente respeitando a regra da permissão (opt-in), conteúdo relevante, frequência e por fim o seu formato.

E manter o bom senso é importantíssimo! Utilize apenas suas listas de e-mails autorizados pelos usuários, e mantenha em evidência a regra de "sair desta lista de e-mails" quando o cliente optar em parar de receber seus e-mails.

Se a sua empresa ainda não descobriu o e-mail marketing como um grande aliado das suas vendas fique atento pois você está perdendo uma ótima oportunidade de acelerar seu crescimento com investimentos menores do que você imagina.

Vamos criar um news mensal da sua empresa? A Kameleon sabe como, venha tomar um café.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Ações de promoção e merchandising no PDV

Investir nas ações de promoção e merchandising no PDV cada vez mais se tornam importantes.

Dentro do marketing a ação que mais se aproxima do consumidor é a ação realizada diretamente no PDV (Ponto de Venda). Pesquisas mostram que cerca de 85% das compras são realizadas dentro das lojas, ou seja diretamente do PDV, sendo 50% por impulso. Desta maneira, o PDV se torna uma forte mídia, ocupando lugar estratégico na formação e na manutenção de uma marca.

O PDV proporciona para o cliente uma maior visibilidade do seu produto, dando a oportunidade do consumidor usar ao máximo os “sentidos”: tocar, sentir, provar, ouvir, etc…

Seja um pequeno quiosque ou uma grande loja é o principal ponto de contato da marca com o consumidor, além de colocar em prática todos os esforços e campanhas de marketing realizadas em jornal, TV, rádio, internet, outdoors, juntamente com preço competitivo, qualidade e boa distribuição, as vendas se concretizam ali, no PDV. É o local onde esses laços são estreitos, conquistando novos clientes e fidelizando os já existentes.

Cada vez mais frequentes, as ações realizadas no PDV são inovadoras. Em quase todos os supermercados podemos observar algum tipo de ação. Contudo, é importante analisar se estão bem estruturadas: com equipes de promoção treinadas, material suficiente, apresentação arqueada do PVD, escolha do local correto para ação. Tudo isso é indispensável para uma excelente ação de promoção/merchandising.

Para que tudo funcione como o esperado, conte com profissionais de marketing para desenvolver e gerenciar a ação, bem como analisar relatórios e acompanhar de perto os resultados obtidos.

Vamos trabalhar juntos?

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Campanha Publicitária

Como criar a melhor estratégia para uma Campanha Publicitária?

Na era da tecnologia, comunicar-se com seu consumidor tem se tornado cada vez mais difícil. Diante de todas as transformações pelas quais o mundo tem passado, podemos dizer que conseguir alguns segundos da atenção do consumidor pode definir o sucesso de uma estratégia de comunicação. E se o pouco tempo de atenção que conseguimos for suficiente para criarmos um vínculo emocional, podemos ter certeza que estamos indo pelo caminho certo.

Diferentes estratégias foram desenvolvidas para tentar acompanhar todo esse avanço tecnológico. Com isso, novas técnicas de pesquisa, cada vez mais precisas, têm sido utilizadas por profissionais de Marketing e Comunicação para entender os desejos e as preferências mais profundas do consumidor. E com isso, poder criar a melhor estratégia para uma Campanha Publicitária.

De forma geral, o processo de geração e execução da propaganda obedece a uma ordem sequencial, ou seja, ocorre em várias etapas até que a informação chegue ao consumidor final e este efetivamente compre o produto anunciado. Nesse caminho, há um longo e trabalhoso processo que envolve muitas ações, muito trabalho e diversos profissionais.

Nesse momento trava-se um intenso trabalho de entendimento da situação, de análise do mercado, de compilação de dados e informações que darão a dimensão das reais perspectivas da empresa e mais, das expectativas dela com relação à sua participação nesse mercado. É nesse momento que cliente e agência definirão as bases para a campanha, os objetivos da propaganda, tudo o que posteriormente subsidiará o planejamento da campanha.

Como agências (ou desenvolvedores, em nosso caso), estamos constantemente criando as melhores opções de peças e campanhas para satisfazer nossos clientes e trazer bons resultados. Contudo, é perceptível que apenas boas ideias e materiais de qualidade não são o suficiente, precisamos saber apresentá-los de uma forma convincente e capaz de encher os olhos de quem queremos impactar.

A Kameleon Comunicação está buscando sempre inovações para melhor atender seu cliente. Venha bater um papo conosco.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

O novo consumidor

Conhecer o perfil do novo consumidor e de seus clientes é uma das principais atitudes que uma empresa precisa tomar para ter sucesso.

Os consumidores dos dias atuais possuem características bem diferentes do que aqueles do final do séculos XX. A tecnologia, a velocidade, a nova classe C – denominada como a nova classe média – e a facilidade de comunicação vem transformando o mercado.

O novo consumidor não é um emaranhado de dados demográficos, mas possui alguns atributos fundamentais que formam o seu perfil. O consumidor de hoje é ultra conectado, altamente informado e tem essas informações em tempo real. Não é definido por faixa etária, renda ou gênero. Ele é qualquer usuário de internet que tenha algumas características básicas que determinam seu comportamento em relação ao consumo - hiperconectado, cheio de informação e ciente que pode escolher o melhor produto, o melhor serviço e o melhor atendimento.

Destacamos alguns pontos o quais as empresas devem estar atentas sobre o novo perfil do consumidor:

O novo consumidor está mais atento às condutas das empresas, por isso, as empresas precisam adotar cada vez mais um discurso de responsabilidade social e sustentabilidade.

Com a internet e o uso das redes sociais, a relação cliente e empresa deve ser muito mais interativa. O novo consumidor sente necessidade de estar informado sobre tudo que a empresa faz e espera que a mesma esteja aberta para sugestões, opiniões, reclamações, etc. Cada vez mais, os clientes esperam agilidade em resposta às suas questões. Os vendedores, devem estar conectados com os clientes, com todas suas informações e mantendo um relacionamento rápido com eles.

As empresas devem buscar um relacionamento agradável e acolhedor com o seus consumidores pois hoje as pessoas compram sonhos, prazeres, ideias e sentimentos.

O marketing com foco no consumidor vai contribuir na criação de estratégias capazes de ajudar as organizações desenvolver meios de como buscar clientes e, na mesma intensidade, mantê-los fieis à marca, mesmo numa fase onde a fidelidade é algo cada vez mais difícil, já que a oferta é muito grande e o cliente não se apega tão facilmente a uma empresa. Somente o conhecimento e aprofundamento em estratégias capazes de chegar mais perto do novo perfil do consumidor serão capazes de fortalecer a fidelidade desse público tão exigente do século XXI.

Conte conosco para elaborar uma estratégia de marketing adequada ao seu público alvo!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Marketing Pessoal

A construção da sua imagem importa!.

Há tempos que os conceitos de marketing vêm sendo aplicados na gestão de imagem e planejamento de carreira das pessoas. Aliás, esta é uma das tendências irreversíveis dentro da nova dinâmica vigente na sociedade moderna.

Compreender que uma marca não nasce, mas sim é construída é a grande sacada dessa vertente do Marketing. E que uma marca pessoal é conseqüência de um processo de diferenciação.

Mas então, o que é marketing pessoal?

Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Transitando este conceito para o marketing pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público. O marketing pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio como se fora um produto ou serviço.

Mario Persona, escritor, consultor e professor de comunicação e marketing, diz que:

"É mais difícil desenvolver uma estratégia de marketing pessoal do que fazer o mesmo com uma empresa, marca ou produto. Uma estratégia errada de marketing de produto pode ocasionar em prejuízo e na necessidade de substituição ou retirada do produto do mercado. Mas sempre existe a possibilidade da empresa lançar um modelo aprimorado, ou criar uma nova marca, uma nova linha, fazer um "recall" caso não atenda as expectativas ou tenha sido distribuído com defeito."

Com gente não é possível. Uma vez que você tenha queimado o filme no ambiente onde atua, fica difícil relançar o produto, já que o produto é você. Não é como sabão em pó, que você lança com nova fórmula, nova embalagem e tudo fica bem no final. Uma vez que eu tenha estabelecido uma marca pessoal de desonestidade e incompetência, como tentar explicar que estou me relançando com uma nova fórmula?”

Que tal pensar nisso?

Você precisa de direcionamento e estratégias para trilhar o caminho correto. Conte conosco!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn